Limpeza da tampa de comando de válvulas

Felipe_C.

Membro
Galeros, queria tirar uma dúvida já que eu estou com a mão na massa.
Retirei a tampa de válvulas pra checar um vazamento em um dos compartimentos de vela e ela está com muita borra, quero dar um talento nela no jato de areia, aí vem a dúvida, danifica? se sim o que eu posso usar pra limpar ela na mão agora que não danifique o material? Agradeço.
Segue o estado da criatura.

u4QK53x.jpg

ALBERTOLIMA

Membro
Voce tem aquele spray descarbonizante??
Ele limpa bastante viu sem fazer esforço!!

Amigo seria bom um tutorial pra gente, ja que voce ta trocando a junta da tampa de valvulas!!
O meu é aspirado tambem, tem q desmontar o coletor de admissão ne?
Só ter um torquimetro e jogo de chaves e da pra fazer de boa?

Felipe_C.

Membro
Rapaz, que vacilo, fui olhar o tópico depois de ter montado, se não eu tinha tirado fotos durante o procedimento, mas vou tentar explicar detalhado o procedimento que fiz.

-Retire a tampa do coletor (4 parafusos allen 10" de plástico, retire a vareta também, pra evitar quebra da borracha em caso de ressecamento)
-Retire os 7 parafusos do coletor (7 parafusos allen 5", tá bem visível depois da retirada da tampa)
-Retire os cabos de vela (somente da vela, não tem necessidade de retirar da bobina, é só pra não atrapalhar mesmo, porém, marque todos antes de tirar pra não sofrer depois pra acertar a combinação)
-Retire todas as conexões e tomadas visíveis do coletor.
-Retire a mangueira do filtro de ar, por completa (eu particularmente não gosto de retirar o coletor inteiro, pois tenho medo de mexer no corpo da borboleta e de retirar o cabo do acelerador, então retirar a mangueira do filtro de ar vai possibilitar você deslocar o coletor um pouco pro lado sem atrapalhar a retirada da tampa)
-Retire a mangueira do suspiro de óleo, identifica fácil pois ela tá no local que se coloca óleo, logo abaixo da tampa.
-Retire os 2 parafusos que fixam o coletor no motor (Allen 5", são chatos pra caralh* de tirar, principalmente o do meio, tome bastante cuidado pra um deles cair no protetor do cárter, que aí é dois serviços)
-Retire todas as mangueiras ligadas ao coletor.
-Depois de todos os passos acima serem realizados, abra uma lata de cerveja de sua preferência, pois é um serviço chato.
-Desloque o coletor pro lado pra ter acesso a tampa, com um pouco de jeito e carinho você consegue um acesso adequado.
-Retire a capa protetora da correia dentada, fica do lado da tampa de válvulas, são duas travas de pressão, tome bastante cuidado com a trava frontal, pois ela é solta.
-Retire os 9 parafusos da tampa de válvula (chave de boca/chanhão 10")
-Retire a tampa com bastante cuidado pra não deixar cair nada no compartimento de válvulas, pois se cair e misturar no óleo tu só acha quando der uma zica no motor xD
-Retire a junta, limpe os resíduos com um pano umidecido em gasolina (úmido, não molhado)
-Pegue sua junta nova, coloque silicone nos pontos de vazamento (vi em um tópico as imagens indicando os tais pontos e segui a risca)
-Siga a ordem reversa, tome outra cerva e seja feliz. :D

Sobre o torque da tampa é o seguinte, é 2kg ou 10n, começando pelos de dentro para fora em X (Segundo o amigo @[member="JulioRJ"] em outro tópico), porém eu não tenho torquímetro, então eu usei o bom senso de apertar de leve pra não danificar a tampa, porém eu ainda aconselho o torquímetro, pois é bastante arriscado tu trincar a tampa. xD

Ps: Segue a imagem do resultado de um talento com querosene, detergente, água, escova de dentes e ar comprimido, junto com muito amor. :D
wkeR65i.jpg

Felipe_C.

Membro
É um serviço tranquilo, eu fiz em 3 horas (fiquei 1 hora dando o talento na tampa e outra 1 hora tentando encaixar a tampa de proteção da correia dentada com tudo montado pois só lembrei dela na hora que sentei pra tomar um ar depois de terminado o serviço :///)

ALBERTOLIMA

Membro
Parabéns cara muito obrigado pelo auxilio, eu entendo bem, mas não sei se me arrisco rsrs, não no momento, mas foi muito util, ja me ajudou tenho uma boa ideia agora!
E sobre a junta, voce trocou a junta do tensor tambem? pelo que me falaram é altamente recomendavel trocar junto com a junta da tampa de valvulas!!
E sobre o torque se nao me engano se nao for aplicado o correto, a junta vai queimar logo logo e comecar a vazar, foi o que comentaram tanto aqui como um mecanico meu falou!
Se eu fosse voce pedia emprestado um e corrigia os apertos rs

Obrigado :)

Felipe_C.

Membro
O problema é realmente encontrar um pra pegar emprestado, rs, na minha cidade só tem mexânicos que medem o torque na veia do braço que estufa, mas eu estou providenciando um pra semana que vem. Na real eu estava precisando trocar era o meu tensor de corrente, pois ele vem fazendo um barulho estranho (já mencionado com videos em outro tópico por outro usuário) quando dá partida à frio, mas me falta verba atualmente, rs.

roxo

Moderador
Meus caro,

Parabéns pela iniciativa de desmontar e dar um trato no argolas ... uma pena que vi o post agora .. uma dica: para a limpeza de peças de aluminio vc pode usar um desengraxante (eu recomendo o simplegree) ou vc pode fazer uma pasta com com 1 xícara (chá) de Bicarbonato de Sódio + 1 xícara (chá) de Água Oxigenada e espalhe sobre a peça deixe agir por alguns minutos e depois vc retira com uma lavadora de pressão ou na torneira com uma bucha (lado macio)

Felipe_C.

Membro
Rapaz, essa receitinha caseira de bicarbonato e água oxigenada ia ser uma mão na roda no dia, mas gostei do resultado que fiz, apesar se trabalhoso. Essa semana vou desmontar o cárter e se tiver borra eu faço esse procedimento.

Colega, fiz uma retifica tradicional numa loja aqui de Salvador, e eles me disseram que realmente o jato de areia não está sendo mais recomendável para cabeçotes, justamente pela "agressao" no.meu foi água e vapor quente. Que derrete todo o ácido graco sem ser abrasivo

Furia

Membro
Um produto que limpa muito bem é o solopan, ele é um ativado que usam muito em lava jato tem aquela cor roxa, usam muito também nesses lugares que consertam radiadores. Compra ele puro e aplica aonde quer limpar, aí deixa por uns 10 min e lava, vai ficar zero! Quando fizer em alguma coisa aqui posto o antes e depois pra galera ver como que fica!