Lavar ou não o compartimento do Motor

Boa noite pessoal. Depois de algumas pesquisas no forum, não achei nenhum tópico que abordava somente este assunto.
Então decidir cria-lo visto estar precisando de alguns detalhes sobre como lavar o motor de meu A3.

1º ponto que queria observar é que só estou querendo fazer este procedimento visto estar meio sujo mesmo.. não é de frescura não..

2º ponto é que o carro esta um brinco, tá muito lindo mesmo, e a hora que vou abrir o capô para mostrar o motorzão pra galera, dá uma mal impresão..

3º ponto é que caso apareça algum vazamento com o tempo, acho que ficaria mais fácil de identificar..

4º ponto é que só pego estrada mesmo, então esta lavagem duraria muito tempo, ainda mais se passado uns paninhos de vez em quando..

Um lavador amigo meu disse que não existe lavagem a seco, pois todos os procedimentos vão algum tipo de liquido..

Então to nessa dúvida de qual procedimento utilizar?? carro frio?? ligado ?? desligado??

quando tinha meu outro a3 , eu mandei lavar o motor e nada aconteceu!!!

Me ajudem aí galera, toda opinião é benvinda..
 
Cara, primeira coisa. Nunca, jamais, em hipótese alguma lave o motor enquanto quente. Tem que ser frio, é tirar da garagem só e lavar. Se tiver que fazer percurso, espera esfriar pois caso contrário você poderá causar sérios danos aos componentes eletrônicos. Isso já responde a outra pergunta (motor ligado ou desligado).
Eu lavei o motor no sábado passado mas ainda não completei o serviço. Depois que tiver zerado, se você permitir eu posto aqui umas fotos...
Eu fiz o seguinte;
-retirei a carenagem sobre o motor
-utilizei um pulverizador para borrifar água evitando componentes eletrônicos (se cair um pouco, não se desespere porque não vai acontecer nada)
-depois, pulverizei óleo diesel nos lugares a serem limpos.
-aguardei uns dois minutos e depois, com um pincel, esfreguei tudo.
-limpei com um pano úmido
-mandei água pulverizada de novo
-limpei com um pano úmido de novo
-as parte de difícil acesso, não tem jeito, manda óleo diesel, deixe agir por uns dois minutos e depois lasca água com baixa pressão
-repiti os precedimentos até obter o resultado desejado (ainda não, tá quase lá!).

É bom fazer isso num dia quente e evitar funcionar o motor na primeira hora, para permitir que boa parte da água escorra e/ou evapore.

Espero ter ajudado.
 

Rodinei

Moderador
Newcarlinhos,

não querendo discordar do Rogério, mas já discordando, eu mandaria num especialista em lavagem especial, já que o carro está um brinco, compensa gastar uns trocados pra deixar zerado e não correr riscos de danificar componentes.

E tem sim um tópico no "Encontros..." chamado Lavagem especial, dá uma olhada lá.

Vlw.
 
Ah, Rod, mas tem lugares que perguntei se lavava o motor e se ficariam responsável caso causassem algum dano ao motor, ninguém quis se arriscar...
pero que sim, pero que nom kkk eu prefiro eu mesmo fazer...
Não se preocupe em concordar ou discordar, estamos aqui para trocar idéias mesmo...
 

MDCRUZ

Membro
Passa um wd 40 nos eletrônicos antes e depois de lavar... ele cria uma camada fina na peça protegendo a mesma
 

Scatman

Membro
Ae cara, estou na mesma situação que a sua!

Quanto mais você pesquisar na internet, mais terá dúvidas! Te garanto!
Tu não acha nada descente.
Ninguém é objetivo, apenas um monte de gente dando opiniões e até alguns que nunca fizeram nada querendo dar seus pitecos...

Tem muita gente que diz que nunca se deve lavar motor. Outros defendem a lavagem... E por aí vai.

Bom, depois de tudo que pesquisei, decidí partir pra limpeza do meu.
Já comprei os produtos, só está me faltando TEMPO.

Vou tentar aproveitar o feriado do dia 12 agora pra fazer o procedimento.
Depois eu posto as fotos do resultado aqui no fórum.

Vou tentar dar umas dicas do que eu acho certo:

- Realize os trabalhos com o motor frio
- Isole todos os contatos e partes elétricas com papel filme
- NÃO use produtos como diesel e/ou derivados de petróleo. Isso detona as borrachas e plásticos!
- Eu comprei um produto da AutoShine específico para isso (custou uns 15 pila e já vem com borrifador)
- Evite água pressurizada. Eu vou utilizar apenas a mangueira com o dedo na ponta fazendo uma leve pressão, evitando jogar diretamente em partes elétricas
- Utilize um pincel nas partes mais difícies
- Para secar, use um pano limpo. Acho que o ideal mesmo seria ar comprimido
- Após o serviço, deixe o motor aberto "fritando" no sol por umas 2 a 3 horas

Acho que se for bem feito e seguindo estes passos que passei, não tem erro, e o resultado será muito bom.

Tem produtos da Meguiars muito bons específicos para isso (Engine Cleaner e Engine Dressing).

A idéia do WD40 nos contatos é uma boa também.

Aqui tem um tutorial bem legal: http://www.detalhe.net/forum/threads/10601-How-to-limpeza-condicionamento-de-motores

Assim que eu fizer a limpeza do meu, eu posto as fotos!

Abraço.
 

Scatman

Membro
Cara, primeira coisa. Nunca, jamais, em hipótese alguma lave o motor enquanto quente. Tem que ser frio, é tirar da garagem só e lavar. Se tiver que fazer percurso, espera esfriar pois caso contrário você poderá causar sérios danos aos componentes eletrônicos. Isso já responde a outra pergunta (motor ligado ou desligado).
Eu lavei o motor no sábado passado mas ainda não completei o serviço. Depois que tiver zerado, se você permitir eu posto aqui umas fotos...
Eu fiz o seguinte;
-retirei a carenagem sobre o motor
-utilizei um pulverizador para borrifar água evitando componentes eletrônicos (se cair um pouco, não se desespere porque não vai acontecer nada)
-depois, pulverizei óleo diesel nos lugares a serem limpos.
-aguardei uns dois minutos e depois, com um pincel, esfreguei tudo.
-limpei com um pano úmido
-mandei água pulverizada de novo
-limpei com um pano úmido de novo
-as parte de difícil acesso, não tem jeito, manda óleo diesel, deixe agir por uns dois minutos e depois lasca água com baixa pressão
-repiti os precedimentos até obter o resultado desejado (ainda não, tá quase lá!).

É bom fazer isso num dia quente e evitar funcionar o motor na primeira hora, para permitir que boa parte da água escorra e/ou evapore.

Espero ter ajudado.


Amigo,

Evite derivados de petróleo. São ótimos pra remover a sujeira, mas detona os plásticos e esgaça borrachas e buchas.


Abraço.
 

Rodinei

Moderador
Senhores,

deem uma visitada nesta loja indicada e aprovada por User`s aqui do A3clube.com

http://www.notouch.com.br/

Vlw.
 

monte

Membro
Bom dia galera,

Bom eu fiz a lavagem do motor do meu quando comprei ele, pois estava muito feio mesmo, como o NEWCARLINHOS falou, ficava até feio abrir o motor...hahaha...
Fiz com medo, mas fiz...hahaha...
Bom eu fiz assim no meu, nao sei se foi o mais correto, mas o meu fiz sem nenhum problema.

Tirei a capa de cima do motor;
Passei uma agua bem rapida com a wap pra umidecer a sujeira;
Com um compressor de baixa pressao passei querosene aonde tinha mais sujeira, procurando evitar os sensores e partes eletronicas;
Com o compressor, passei sabao daquele amarelo, que é pra lavagem de carros mesmo;
e em seguida passei a wap novamente para enxaguar, mas passando meio rapido e cuidando pra nao meter agua forte nos sensores;

Aproveitei com a pistola e sabao; a passei no forro do capo tambem...e enxaguei...ficou tudo zerado e nao tive problemas nenhum.

Deixei secando no sol por quase uma hora, e foi muito tranquilo. Sem problemas nenhum, sem nenhum erro, sem nenhuma falha. Faz desde janeiro que fiz isso, e agora tenho mantido só passando uns paninhos umidos. Ta sempre limpinho.

Espero ter ajudado um pouco...

Abraço
 

Firehs

Membro
O meu também mandei lavar, ficou muito massa!

Já vi casos não exatamente em A3 que deu problema, falhas ou o carro não ligar... Isso é muita questão da experiência de quem faz e sorte hehe...

Abç
 

freple

Membro
aí é q está....esses nomes são "vulgos" do meio automotivo...precisaria ver se algum químico sabe identificá-los dentre esses:

-Composição:

Hidróxido de sódio, ácido sulfônico, sais inorgânicos, espessante, 1,2Benzotiazolin-3-ona e água.
 

Scatman

Membro
alguém ja tentou usar esse produto???
http://www.jocar.com...F=127&CP=703446
Opa.

Eu utilizei e aprovei. Veja meu relato acima.
Só tem um porém: Lave logo depois de ter passado. Eu acabei deixando um pouco mais de tempo em cima da tampa plástica do motor e notei que começou a manchar de leve em algumas partes.

Não esqueça de isolar alternardor, bobinas e sensores.
Evite de jogar água diretamente em cima de retentores e buchas.

Pra completar o serviço, pulverize silicone spray, que dá uma revitalizada nas borrachas e plásticos e também os protege.

Abraço.
 

diqA3

Novato
poow... mais uma vez aprendi com o grupo executei!!! dei uma limpada no motor e deu uma grande melhorada... muitos lugares não consegui acesso... mas jah me agradou muito!!! mais uma vez... Obrigado rapaziada!!!
 
Sempre lavo o motor do meu e de todos os ex carros que tive e nunca tive problemas, eu mesmo lavo na oficina do meu pai, acho o que mais prejudica é o jato e a regulagem dele, pois se por na mais fina onde a água sai com muita pressão vai quebrar mto plastico que deva estar ressecado, hj mesmo acabei de dar uma lavada nele de manhã.

Igual meu pai fala se motor não pudesse molhar na chuva entao teriamos que parar. O segredo ta em como se lavar e não em molhar.
 
Sempre limpei o motor com desengripante, no caso, usei WD40 em tudo.
Alem de limpar mesmo, ainda cria uma pelicula que nao deixa acumular tanta sujeira.

Nunca joguei agua ou afins, somente o WD40 mesmo.

Abracos!
 

Jordaum

Aro 99
Sempre limpei o motor com desengripante, no caso, usei WD40 em tudo.
Alem de limpar mesmo, ainda cria uma pelicula que nao deixa acumular tanta sujeira.

Nunca joguei agua ou afins, somente o WD40 mesmo.

Abracos!

PC, posta aquela foto do seu motor! Ficou inacreditável o serviço só com o WD.. ehhhe

[]s,
 
Mas lava-se só com WD sem água? não entendi ate que curti a idéia como o Jordao falou poste a foto e explique como é o procedimento fiquei interessado.
 
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