Líquido de arrefecimento (Dúvida sobre qual usar)

Tojara

Membro
Boa noite!

Sou proprietário de um A3 Sport 2011. Há dois dias me deparei com um aviso para checar o nível do líquido de arrefecimento logo que ligava o carro. Desliguei o motor e conferi na hora o nível, que estava muito próximo a marca do mínimo, mas não abaixo. De qualquer forma, resolvi investigar pois o aviso não parou de aparecer.

Sou o segundo dono e estou presumindo que o líquido nunca foi trocado ou feita limpeza do mesmo. Não sei se é normal o nível baixar, não notei nenhum vazamento mas o carro já tem 4 anos. Pretendo levar em um mecânico para realizar logo a troca preventivamente, visto que é um procedimento relativamente barato.

A dúvida que me surgiu foi a seguinte: li no manual do veículo que deve ser usado o líquido G12, G12+ ou G12++. Porém, pesquisando na internet, descobri que esta versão não é mais fabricada. Os novos modelos Audi utilizam o G13, porém, não sei se ele é compatível com o modelo do meu carro ou se devo procurar por outro líquido de arrefecimento. Alguém já passou pelo mesmo e saberia dizer se posso colocar o G13 sem medo?

Outra dúvida é se pode ser utilizada água comum na solução com o líquido ou deve-se usar apenas água destilada por não conter os minérios que podem ser prejudiciais ao motor. Vou ligar na concessionária na segunda-feira pela manhã para me informar mas temo que eles também não saibam direito e acabem me passando a informação errada, por isso resolvi perguntar aqui antes.

Agradeço desde já pela atenção e fico no aguardo!

Bom final de semana a todos.
 

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Bom dia! Pode utilizar o g13 sem nenhum problema.

Agora eu acho que a sua bomba de água está com pequeno vazamento.

Tente preencher o tanque e monitorar o nível durante 2 a 3 semanas. Se não abaixar faz a troca do líquido e pronto. Porém, de baixar o líquido já pode se preparar para trocar a bomba. E bem comum ela vazar. Aproveitando a troca de bomba de água poderá fazer a limpeza das válvulas.
 

Tojara

Membro
Certo @[member="mfractal"], vou fazer esse teste então, não sabia do problema "crônico" da bomba de água.

Complemento o reservatório com o G13 apenas, com água ou com ambos (solução de 40% G13 + 60% água)?

A água no caso pode ser água normal ou precisa ser destilada? Li isso na internet e fiquei com a pulga atrás da orelha.

Desculpe se as perguntas são meio óbvias mas como sou leigo nesta parte, tenho medo de fazer alguma besteira e acabar caindo numa manutenção mais cara por descuido.

Obrigado mais uma vez pela atenção!
 

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Pode completar com água destilada mesmo. Tem mecânicos que completam com água normal, mas eu não suporto isso.
 

Tojara

Membro
Maravilha, vou fazer o procedimento amanhã cedo e posto aqui os resultados depois de 2-3 semanas.

Abraço!
 
Isso ai que o amigo indico, agua somente destilada, nunca agua normal, e faça o teste. Caso voltar aparecer os problemas, troque bomba da agua e faça a limpeza, o g13 substitiu o g12, pode usar sem problemas.
 

FabimLHP

Membro
Leve a um mecânico para por pressão no bujão do liquido de arrefecimento,a maioria deles deve ter a ferramenta,assim vc ja verifica se esta vazando com o carro parado, e por onde esta vazando,e não corre riscos se for uma mangueira estourando,um radiador trincado ou algo do tipo..
 

JulioRJ

Membro
eu nao queria colocar lenha na fogueira, mas hoje temos alguns aditivos à base de polímeros muito bons, como os da radiex...

é claro que eles não se enquadram na norma do inmetro, não tem anticongelante. mas se vc nao vive no extremo sul é uma boa. segundo ensaios eles são mais eficientes que o etilenoglicol em questão de corrosão (em todos os metais) e ponto de ebulição.

sobre o vazamento, a bombinha é infalível. é chato, nenhum mecanico gosta de fazer isso, td mundo quer trocar logo um monte de peça, ninguém quer o carro parado metade do dia na oficina procurando um vazamento, ocupando elevador, vaga, etc

se essa limpeza q foi feita foi no padrão de mercado, minha opinião é que vc acostume seu mecânico a procurar vazamento com a bombinha pq vai aparecer mesmo...

é um saco... falta de aditivo é a fonte de um monte de gastos desnecessários e irritantes

melhoras :)
 

djleob

Membro
Cara...... Texaco Havoline XLC!
compatível com g12, óimo preço, e tem o XLC 50, que já vem pronto para uso, na proporção metade água destilada desmineralizada e metade aditivo.
Dá uma pesquisadinha
 

Orzfull

Novato
JANEIRO DE 2020.
Camaradas sou mais um premiado com a bomba dágua dando pau. EA888 2.0 TFSI. Audi 2.0 Ambition 16/16 (mecânica do GTI).
Já providenciei a troca e o carro está no mecânico (experiente nesse reparo), aguardando a chegada da bomba.
Nessa dúvida toda com relação ao G13, resolvi ligar direto pra PARAFLU. Meu nr foi anotado e na sequência me ligou um técnico que me deu uma verdadeira Aula sobre aditivos (12 min de papo). Minha dúvida era se eu poderia usar um produto deles em substituição ao G13. Seguem os principais tópicos da conversa:
1. Ele me disse que o mais próximo, quimicamente falando é o Paraflu 3010. Segue a especificação européia e é mais resistente ao frio. Suporta até -30/-40ºC. Pode diluir 50/50 sem problema algum.
2. No entanto, na falta deste pode-se utilizar sem nenhuma restrição, os outros dois produtos orgânicos (sempre na cor rosa). O 3001 (concentrado) ou o 3004 (pronto pra uso). Esses foram desenvolvidos para o clima brasileiro. Suportam menos frio (-14ºC) mas são mais resistentes ao calor, que é o caso do clima aqui.
3. Por fim ele me recomendou utilizar o 3010 por ser o mais próximo do G13 e me tranquilizou dizendo que não terei qualquer tipo de problema em trocar o G13 pelo Paraflu. O ponto forte do G13 é a grande resistência ao congelamento (esse é o maior problema na Europa).
4. Outro detalhe bem interessante. Numa emergência, é melhor completar com água (de torneira mesmo) que misturar aditivos.
https://paraflu.ind.br/produtos/
Diante desse longo papo, aqui resumido, e por utilizar os produtos PARAFLU desde 1995, vou completar o sistema coo ele. Espero ter ajudado.
Forte Abraço a todos.
 

Caarlos7x

Novato
Fala pessoal, tudo bem?

Estou com problema também de vazamento em A3 1.8T 2014. Recentemente foi efetuado a troca da bomba d'água. O mecânico comentou comigo que era possível baixar o nível por conta do ar visto que foi feito a substituição da bomba e, realmente baixou. Daí completei até o nível indicado mas hoje pela manhã após 3 dias, o nível baixou novamente. Olhei e não notei nenhum vazamento.

Alguém sugere o que poderia ser?
 
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