isenção de ipva.

/\III

/\III
Amigos, nunca me imaginei comprando um carro zero e nunca liguei para o ano do carro e sim pelo prazer que o carro me oferece. Sou do rj e aqui os carros com 15 anos ou mais não pagam ipva e em alguns lugares do Brasil com 10 anos ja ficma isento do ipva. O problema que eu vejo em comprar uma rs2 1995, rs4 2001, rs6 2004, m5/m3 2001, slk 55 amg 2005 são as despesa, mais se não tivessse que pagar ipva, ja seria menos uma despesa. Gostaria de saber de relatos de alguem que tenha ou sonham ter algum desses carros e se tem algum jeito de não ter que pagar o ipva com 10 anos no rj?

guiguigui

Membro
Não moro no RJ, logo não conheço a legislação.

Mas Segundo a Lei 2.877/97 (confirmar se é essa a vigente no RJ), a isenção de IPVA é para veículo com mais de 15 anos de fabricação.

CAPÍTULO III
DA ISENÇÃO
Art. 5º - Estão isentos do pagamento do imposto:

(...)

VII - veículos automotores terrestres com mais de 15 (quinze) anos de fabricação;

Fonte: http://gov-rj.jusbrasil.com.br/legislacao/90668/lei-2877-97

Bolaturbo

Membro
Aqui em SP são 20 anos da data de fabricação (ano) não sendo considerado ano-modelo.

Tenho uma suzuki 1994, agora em 2015 o IPVA virá isento.

RGDA3

Membro
Aqui no Rs também são 20 anos pagando IPVA.
Tem carro que com essa idade já caiu os pedaço e ainda tá pagando imposto.

padre

Membro
Bom, esse ano ainda pago do meu Golf 95. Eu posso estar confundindo então com o caso do seguro obrigatório...

padre

Membro
Uma curiosidade: meu A3 tinha placa de SP até ontem! Fui ver a tabela de 2015 do IPVA. O % de MG é maior que SP. Mas o valor venal de MG está menor! Resultado: valor mais baixo, 110 a mais no bolso e transferi de uma vez pra BH antes de virar o ano e vir IPVA de SP. :)

guiguigui

Membro
Peredo69 disse:
Como tem lugares que com 10 anos para de pagar não teris como emplacar o carro lá?
Ter, até tem... Mas a primeira coisa tem que levar o carro lá para vistoriar para transferir, então dependendo do lugar já fica inviável. Outra coisa é andar com placa de fora... Como moro em cidade pequena aqui no RS coisa de 5-10 anos atrás quem andava com placa de fora a polícia parava direto. Agora como já é normal carros com placa de fora, principalmente por SP ser mais barato os carros, e também os carros de diretoria das concessionárias que vendem bem para mercados do interior, hoje já é normal.

Alan74

Membro
Mas tem uma coisa que ninguém entrou em detalhe é não só o tempo, mas também o valor, por que aqui no estado de São Paulo, além de pagar por 20 anos, pagamos 4% do valor venal do veículo. (sendo gasolina, ou flex ) Tem estados por aí ( por exemplo o Paraná) que é 2,5%, o seja, quase metade do que pagamos aqui. Por exemplo, o que pago referente ao valor do meu carro, cerca de R$ 500,00, no paraná, se paga por um veículo referente ao valor na casa dos R$ 30 mil.

Andr3T

Membro
Peredo69 disse:
Como tem lugares que com 10 anos para de pagar não teris como emplacar o carro lá?
Aqui em Goiás você teria que arrumar um comprovante de endereço daqui no seu nome e trazer o carro para fazer vistoria, como já foi dito. E todo ano, quando for pegar o CRV novo, teria que vir aqui.

Morcegao

Membro
Aqui no Paraná é 20 anos, em novembro foi aprovado um projeto para quitação das dívidas de IPVA, onde quem tinha IPVA atrasado pagaria ele com desconto de 95% do juro e os próximos teriam 10% de descontos, ae 15 dias depois o nosso Governador FDP, corno (Beto Bicha), sancionou e tirou o desconto de 10% mantendo o antigo de 5% e subiu o valor do IPVA de 2 ,5% para 3,5%, pior pra gente, bom pra ele mais dinheiro para engordar sua conta particular, as coisas só vão melhorar quando tiverem politicos honestos e o Brasil, fazer igual os Estados Unidos

funciona assim lá, Moro no centro, ao pagar o IPVA o dinheiro que vai para o governo é usado para manter as ruas do meu bairro aqui no Brasil eles pegam o dinheiro do meu IPVA e vão fazer uma lombada lá no nordeste dizem que custou R$ 10.000 e o valor real foi R$1.000 os outros 9 vai pra manter o filhinho do papai em alguma faculdade no exterior ou torrar com as putas gringas

bom desvirtuei o assunto um pouco mas aqui é 20 anos