Instalando um aparelho de som convencional no Audi A3 97

Olá pessoal do A3 Clube, sou novo no fórum e novo em tudo o que se trata de Audi, comprei o meu a 1 semana.
Quando comprei o Audi, já tinha um outro aparelho de som do meu carro anterior e quero instalar nele.
Pois o Audi veio com o aparelho Audi Delta(toca fita AM/FM e a disqueteira), que não me agrada pois não tenho CDs nem Fitas.
Usei o cabo original que veio com o aparelho da Pioneer e um adaptador para antena AM/FM, mas não funcionou corretamente.
O som sai somente pelas caixas das portas dianteiras, e quando retiro a chave ele desliga por completo e não liga mais, quando viro a chave novamente ele liga, mas ele perde as configurações, data e hora também são perdidas.
Procurei no Mercado Livre mas não encontrei um adaptador especifico para o Audi, não que tipo de adaptação deve ser feita.
Não encontrei outro tópico semelhante mas acredito que deve ser um problema comum, espero que possam me ajudar!

djleob

Membro
Olha... foi na instalação ali msm. tem um 12V permanente ali no painel, que deverá ser ligado no 12v IN do teu aparelho de som. e o pós chave no pós chave.
Volta pro instalador e procura com um multimetro que vcs já vão solucionar o problema.

Muito obrigado djleob!
Pessoal, levei no instalador e expliquei detalhadamente a situação, inclusive imprimi uma postagem do djleob (http://www.a3clube.com/topic/4612-ajuda-troca-symphony-por-dvd/) com a imagem indicando os fios para a instalação.
Pois o instalador me disse que não poderia ser usado a fiação original pois esse tipo de adaptação não iria funcionar e poderia estragar o sistema de som e bla-bla-bla.
Acredito que muitos já tenham feito essa instalação será que alguém pode me ajudar e detalhar as conexões? entre o chicote do carro e o chicote original do rádio(Pioneer)?
Onde encontro o fio 12v permanente? é no chicote que é plugado no rádio original?

gabrielm

Novato
cuida pra não tocar fogo no painel...como ja aconteceu aqui com um colega!

tambem tenho um amigo que comprou aquela porcaria de duster...o road tech....colocou um som diferente e pegou fogo.
ferrou a garantia do carro....

Acredito que o profissional que deve ser contratado não é um instalador de som desses que tem nas oficinas, você deve contratar um eletrotécnico profissional desses que conserta televisão e eletrodomésticos.

Felipe_A3

Novato
Diogo Rafael disse:
Acredito que o profissional que deve ser contratado não é um instalador de som desses que tem nas oficinas, você deve contratar um eletrotécnico profissional desses que conserta televisão e eletrodomésticos.
Diogo, creio que ninguem vai saber/lembrar qual é o 12V permanente, vc precisara de um multimetro, posso te adiantar que com toda certeza ele esse fio é na cor vermelha e ligeiramente mais grosso que os demais.

Sobre o instalador dizer que nao fica bom, peça a ele para aprender a trabalhar, a nao ser que vc tenha enchido o carro de modulos de potencia, vc PODE sim apenas usar o 12 V permanente para manter o radio ligado qdo sem a chave no contato.

Caso queira fazer vc mesmo (DIY) e nao tiver multimetro, consiga qq lampada 12V amarre duas pontas de fio no soquete e sem a chave no contato, aterre o preto e comece a testar os vermelhos, tenho certeza que vc conseguira, so precisa de um pouco de paciencia.

Abraço,

Felipe

Bem amigos, decidi que vou fazer eu mesmo e vou postar fotos aqui no decorrer do processo (mesmo que eu coloque fogo no painel)!
Tenho um amigo que é formado em Eletrotécnica, acho que a ajuda dele vai ser suficiente para esta empreitada.
Se tudo correr bem postarei um vídeo tutorial bem didático para quem quiser fazer esta instalação sem ajuda de ninguém.

Obs: Meu Audi é modelo A3 97 1.8

Inicialmente removi o rádio original usando a chave especifica para a remoção.
No rádio encontramos 4 cabos conectados:
DSC00071.jpg

O cabo preto e o cabo marrom são iguais a maioria plugs de rádios convencionais, apesar de encaixarem perfeitamente existe algumas diferenças na quantidade de cabos ligados a ele por isso ele só envia sinal para as caixas das portas dianteiras (e não para as demais caixas e modulo.).
Esse cabo também só funciona com a chave ligada, ao retirar a chave o rádio desliga totalmente.

O segredo está no cabo colorido, ele tem varias funções (veja na ultima imagem).

DSC00069__1_.jpg

Esse é o cabo do meu rádio novo da Pioneer que vou instalar no carro, já da pra ver que ele tem 4 pinos a menos que o rádio original (mas ainda não sei que diferença isso vai me trazer).

DSC00067__1_.jpg

O cabo colorido é dividido em 3 partes a parte azul controla as funções da disqueteira, a parte verde eu não sei, e a parte amarela envia o som para o resto do sistema.

Amanhã vamos cortar tudo isso fora e fazer uma "adaptação", se alguém tiver algo contra fale agora.
Estava com pena de cortar o cabo mas a minha disqueteira realmente não está mais funcionando os cds trancam toda hora e praticamente não escuto nenhuma musica inteira.

Felipe_A3

Novato
Diogo, a postagem esta linda e didatica, parabens. Mas acho que o moderador vai pedir para vc postar no topico (DIY) do it yourself. Antecipe-se.

Abraço,

Felipe

ATENÇÃO: Comprei uma moldura/contra frente para instalar o rádio no painel original mas para minha surpresa a moldura que estava anunciada como "moldura do rádio do Audi A3 1997 até 2006", na verdade NÃO SERVE NO PAINEL DO 1997 :parede:
A moldura tem 23cm de largura mas o meu painel é 22cm.
A ironia da situação é que agora vou ter que adaptar um adaptador(acho que isso não vai ficar bonito). :parede2:
Alguém aí sabe onde tem pra vender a moldura para colocar no rádio? Acho que encontrei uma em um site de Portugal só tenho que descobrir como inportar de lá pra cá.

Rodinei

Moderador
@[member="Diogo Rafael"], parabéns pelo esforço e retorno das informações.

Fiquei curioso em saber sobre a moldura que comprou, pois achava que eram todas iguais.

Poderia postar foto dela e dar detalhes de preço e onde comprou?

Boa sorte no projeto e ao meu ver está na decisão correta, pois está sendo bem feito e não tem porque dar errado.

Vlw.

Rodinei

Moderador
Felipe_A3 disse:
Diogo, a postagem esta linda e didatica, parabens. Mas acho que o moderador vai pedir para vc postar no topico (DIY) do it yourself. Antecipe-se.

Abraço,

Felipe
Ao termino do projeto poderemos sim mover o tópico para o local sugerido.

Vlw.

Rodinei, pelo que descobri a Audi fez tamanhos diferentes no painel entre 1997 e 2006, um mecânico me falou que existem 3 tamanhos diferentes.
As molduras que estão a venda no Mercado Livre e na Jocar são de 23cm de largura, e mesmo que o vendedor diga que serve, na verdade não serve!
moldura-1-din-audi-a3-para-cdm.jpg

Essa é a moldura de 23cm, ela tem cantos quadrados, e a do Audi 97 tem 22cm e cantos levemente arredondados.
Só encontrei a moldura de 22cm em sites de Portugal e Alemanha, por isso acho que terei que adaptar a moldura de 23cm para caber, postarei fotos quando estiver pronta.

Sobre a instalação do rádio.
Ao contrário do que o instalador fajuto tinha me falado, a instalação é bem simples, nem se quer precisei cortar os fios originais, precisei da ajuda de um eletrotécnico, mas ele resolveu o problema com uma mão amarrada nas costas.
Basicamente você usa os cabos que vem junto no seu rádio para conectar aos cabos do painel.
Tenho todo o processo registrado em vídeo, assim que eu passar o vídeo para o You Tube posto ele aqui, e coloco fotos com as cores e posições dos fios que devem ser conectados entre si.
Vai ficar barbada de instalar.

Ola amigos susse? Sou da cidade de Contenda prox a Araucaria ... e tenho um a3 04 e ele esta com o radio original.... estou pensando em trocar.... mas tenho duvidas.... o original é confiavel para aguentar um sub, um par de 69 e um modulo de 1000?? e o radio tem entrada de rca? gratos se puderem me ajudar abrax

alex.tora

Membro
Olá amigo. As saídas para os falantes traseiros, vc pode puxar pelo "line-out". Na minha 80 está assim também.

PS: o que vai fazer com o radio original?

O rádio original está guardado, mas disqueteira ainda está instalada só q desligada. Pretendo vender tudo!
alex.tora disse:
Olá amigo. As saídas para os falantes traseiros, vc pode puxar pelo "line-out". Na minha 80 está assim também.

PS: o que vai fazer com o radio original?

Tenho um A3 1998 alemão, que deve ter o painel identico ao teu, Diogo.

Quando comprei o carro, o antigo dono jah tinha alterado toda a fiação original para instalar som diferente.

Comprei um Autorradio com Bluetooth e assim q chegar, tiro umas fotos da instalação também.

boa noite Diogo vou instalar um piooner no meu A3 e gostaria q vc se possivel me enviar o video da instalação para saber qual fio e o 12v direto para nao ter problemas igual o seu caso desde ja agradeço