Instalação da K16

rodrigopu

Novato
Amigos.
Minha K04 foi para o espaço, e agora chegou a hora de colocar outra turbina.
Tenho certa urgência em tirar o carro da oficina, então qualquer opção de importar peças está previamente descartada.
Tenho algumas idéias de projeto em mente, mas a que mais me agrada é a de colocar uma K16 da HZL, que é compatível com o coletor vendido pela SPA Turbo.

Minha principal dúvida é: além do coletor, o que é REALMENTE necessário adaptar para a instalação da turbina, e como é feita essa adaptação?
Gostaria de manter o cofre o mais original possível.
Com a K16 consigo manter a pressurização/IC e o inlet pipe originais? Vi que um usuário aqui do fórum mudou somente as linhas de água/óleo. Será que mais especificações podem ser dadas sobre a adaptação? :)

Outra: colocar uma APL525 ou uma GT25 requer quais mudanças?

Desculpem tantas perguntas em um tópico só, mas preciso definir amanhã qual caminho irei tomar.
Se possível, gostaria de peças que consiga comprar em SP, já que tenho pessoas para comprarem e trazerem pro Rio no fim de semana. :)
 

Carlinho

Consultor Técnico
A SPA vende o kit de upgrade de turbina, e você pode escolher em comprar com a turbina deles ou sem. Um amigo meu comprou esse kit sem turbina e usou uma K16 de Porsche 997 (p/ gasolina) comprada no ebay, num GTi 180. O carro ficou muito bom, com a pegada da turbina um pouco mais tarde que a original.

Você terá que refazer o downpipe, pois a flange da K04 não é a mesma da K16 ou de qualquer outra que você colocar...
IC até dá pra usar o original, mas ele vai abrir o bico muito rápido, e o ideal é colocar um que aguente o tranco.
Pressurização já vem no kit da SPA, e lembre-se de usar um encapsulamento de 3" para a MAF, pois a MAF com o diâmetro do encapsulamento original gargala também...
 

Rafael

Novato
rodrigopu disse:
Amigos.
Minha K04 foi para o espaço, e agora chegou a hora de colocar outra turbina.
Tenho certa urgência em tirar o carro da oficina, então qualquer opção de importar peças está previamente descartada.
Tenho algumas idéias de projeto em mente, mas a que mais me agrada é a de colocar uma K16 da HZL, que é compatível com o coletor vendido pela SPA Turbo.

Minha principal dúvida é: além do coletor, o que é REALMENTE necessário adaptar para a instalação da turbina, e como é feita essa adaptação?
Gostaria de manter o cofre o mais original possível.
Com a K16 consigo manter a pressurização/IC e o inlet pipe originais? Vi que um usuário aqui do fórum mudou somente as linhas de água/óleo. Será que mais especificações podem ser dadas sobre a adaptação? :)

Outra: colocar uma APL525 ou uma GT25 requer quais mudanças?

Desculpem tantas perguntas em um tópico só, mas preciso definir amanhã qual caminho irei tomar.
Se possível, gostaria de peças que consiga comprar em SP, já que tenho pessoas para comprarem e trazerem pro Rio no fim de semana. :)

E ai Rodrigopu!!
Cara a sua história é a mesma que aconteceu comigo a um tempo a traz. A minha turbina original estourou e partir para um UPgrade. Mano é o seguinte eu postei o que fiz no meu carro no tópico mas de antemão vc vai precisar do coletor SPA TMA-03, (estou usando uma APL 240, a 525 tem mais lag demora mais pra enxer); válvula wastgate de dois parafusos; pressurisação; entrada de ar (intake), válvula de prioridade turbo original (espirro), mangueira aeroquip óleo da turbina, mangotes, escapamento saida da turbina, escap 2,5 até o abafador. fora a mão de obra e o acerto do carro (chip nova config). Ah aconselho a não usar filtro esportivo pois diminui muuito a vida do MAF eu estou usando a caixa de filtro original, o motor olhando parece original tirando a válvula de alivio que fica exposta. ABS!
 

chedid

Administrador
rodrigopu disse:
Amigos.
Minha K04 foi para o espaço, e agora chegou a hora de colocar outra turbina.
Tenho certa urgência em tirar o carro da oficina, então qualquer opção de importar peças está previamente descartada.
Tenho algumas idéias de projeto em mente, mas a que mais me agrada é a de colocar uma K16 da HZL, que é compatível com o coletor vendido pela SPA Turbo.

Minha principal dúvida é: além do coletor, o que é REALMENTE necessário adaptar para a instalação da turbina, e como é feita essa adaptação?
Gostaria de manter o cofre o mais original possível.
Com a K16 consigo manter a pressurização/IC e o inlet pipe originais? Vi que um usuário aqui do fórum mudou somente as linhas de água/óleo. Será que mais especificações podem ser dadas sobre a adaptação? :)

Outra: colocar uma APL525 ou uma GT25 requer quais mudanças?

Desculpem tantas perguntas em um tópico só, mas preciso definir amanhã qual caminho irei tomar.
Se possível, gostaria de peças que consiga comprar em SP, já que tenho pessoas para comprarem e trazerem pro Rio no fim de semana. :)
isso, ai agora vc vai passar para turba de verdade.... me liga que tigo tudo que vc precisa mudar (48) 9104 2705 .
 

Carlinho

Consultor Técnico
Acho que o interessante é postar aqui galera, pq essa é a intenção do fórum. Ter tudo aqui registrado para consulta, discussão e troca de experiências... ;)
 

chedid

Administrador
olha, eu uso o IC original, e já rodei 55 mil km e nada de quebra um amigo meu rodou mais de 30 mil km com 1k8 de pressão e nada de dar zebra....

mas modicaçõe são simples:

eu mantive praticamente tudo original só fiz alterações para encaixar a turbina nos tubos originais... a parte da lubrificação mantive a mesma, exceto o retorno do óleo que fiz no ponto mais alto do carter e tampei o original.

quanto a manguei da entrada e turbina e no maf, só precisa mudar se mexer no diametro do maf (por causa do chip) no meu carro embora eu mudei esta mangueira foi desnecessário pois o corpo do maf é original... e não marca erro na central

cara, são mudanças simples, ahh num esquece de isolar a refrigeração a água, e usar bastante termo tep para isolar a temp..

acho que foi agora com uma turbina descente.... a k16....
 

rodrigopu

Novato
chedid disse:
olha, eu uso o IC original, e já rodei 55 mil km e nada de quebra um amigo meu rodou mais de 30 mil km com 1k8 de pressão e nada de dar zebra....

mas modicaçõe são simples:

eu mantive praticamente tudo original só fiz alterações para encaixar a turbina nos tubos originais... a parte da lubrificação mantive a mesma, exceto o retorno do óleo que fiz no ponto mais alto do carter e tampei o original.

quanto a manguei da entrada e turbina e no maf, só precisa mudar se mexer no diametro do maf (por causa do chip) no meu carro embora eu mudei esta mangueira foi desnecessário pois o corpo do maf é original... e não marca erro na central

cara, são mudanças simples, ahh num esquece de isolar a refrigeração a água, e usar bastante termo tep para isolar a temp..

acho que foi agora com uma turbina descente.... a k16....
O Chedid ja tinha me passado essas informações por MSN, mas agora postou aqui. Muito obrigado cara, sua ajuda vai ser essencial pra tocar o projeto com mais calma e sem imprevistos! :)
 

morphelpp

Novato
chedid disse:
olha, eu uso o IC original, e já rodei 55 mil km e nada de quebra um amigo meu rodou mais de 30 mil km com 1k8 de pressão e nada de dar zebra....

mas modicaçõe são simples:

eu mantive praticamente tudo original só fiz alterações para encaixar a turbina nos tubos originais... a parte da lubrificação mantive a mesma, exceto o retorno do óleo que fiz no ponto mais alto do carter e tampei o original.

quanto a manguei da entrada e turbina e no maf, só precisa mudar se mexer no diametro do maf (por causa do chip) no meu carro embora eu mudei esta mangueira foi desnecessário pois o corpo do maf é original... e não marca erro na central

cara, são mudanças simples, ahh num esquece de isolar a refrigeração a água, e usar bastante termo tep para isolar a temp..

acho que foi agora com uma turbina descente.... a k16....

Sem querer desvirtuar .. como é esse lance da maf ?
 

rodrigopu

Novato
morphelpp disse:
Sem querer desvirtuar .. como é esse lance da maf ?
Adaptar o MAF numa housing maior, de 3", em vez do original de 2.5".
Melhora o intake da turbina, desde que seja do filtro até ela, porque fazer só a parte do MAF não altera em nada.
Mas acho que pra funcionar direito, deve-se mexer no chip já que o fluxo de ar muda completamente.
 

overspeed

Comerciante
Exato, se mudar o diâmetro do MAF precisa mudar algumas curvas relacionadas a escalonamento, ainda mais se for um carro com ME7 que precisa saber exatamente qual a massa de ar que entra pra calcular o torque.
 

Terres

Novato
Tá e como ficou o desempenhoou seja qtos potros rende em média ao A3T 150 ou 180cvs apenas com a mudança da turbina(K16) e cano reto 2,5" ?
 

chedid

Administrador
rodrigopu disse:
Carlinho disse:
rodrigopu disse:
No VWGC tem um cara com 368hp no motor SNME!
Quem é Rodrigo? O Zunido?
Se for o Zunido, tá com 300cv na roda, mas com K16 de Porsche e rotor frio de K24... :twisted:
É o Guika!

lembrando galera, existem váriros tipos de k16, mesmos as nacionais, parece que tem 3 a 4 tipos de tamanho.... além disso nem sempre as importadas são maiores, já vi relatos de k24 importada do tamanho das k16 nacionais
 

overspeed

Comerciante
Ja reacertei um Golf (que o Chedid conhece) que tinha 400 e tralalá cv medidos pelo Prado com 1,8Bar de pressão... usava K16, mas era das grandes...

e tem K16 com pé T2 que enche muito rapido... mas num rende tanto porque gera back pressure tremenda... como ele disse...tem uns 3 ou 4 modelos de K16 nacional...

e as importadas são outra turbina praticamente...
 
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