loudenvier
Novato
Eu sei que estou correndo o risco de receber a velha resposta: "Utilize a busca"... Mas deixa eu tentar explicar meu raciocínio. Toda informação necessária existe, sim, no forum, mas está muito pulverizada. Muitas respostas são defasadas, pois não refletem mais a realidade de agora. Hoje, coletivamente, existem muito mais 2º e 3º donos com experiência na compra o A3T 180cv (8L) e acho que poderia ser até um tópico para se tornar "stick". Eu fico monitorando as respostas e atualizando esta mensagem de abertura com os dados relevantes. Obviamente esta mensagem não tem objetivos altruísticos, já que estou à procura de um A3 Turbo 180cv para comprar aqui no RJ e embora seja experiente comprando carros usados, nunca tive experiência com turbo e tiptronic com mais de 4 anos de uso. Eu iria de A3 novo, mas quando vi que ups e manutenção do 8L são tão mais baratos, calculei o custo-benefício e não encontrei melhor no mercado! Vamos as dúvidas que acho primordiais serem respondidas.
O caso específico que me motivou foi o seguinte: Um A3 1.8T 180cv Tiptronic 4 portas 2005/2005, único dono, com 85.000KM. Contudo o dono nunca trocou a correia dentada, nem realizou manutenção no câmbio. Ele tem todos os carimbos das manutenções na AUDI até os 30.000KM enquanto estava na garantia. E disse que troca filtro/óleo à cada 10.000KM, ou seja, não dá este tipo de mole. Será que é furada? O cara não é cuidadoso/precavido como eu, mas pode ser mesmo que o carro não tenha exigido nenhum cuidado especial e esteja ótimo (verei o carro amanhã). E é isto que me leva às perguntas que acho fundamentais para uma compra:
1) Quais são os problemas graves mais comuns nos A3 180cv? Problemas simples não precisam ser mencionados (qualquer coisa até R$ 500 é simples) (vou colocar o que já achei, me corrijam se estiver errado)
2) Quais são as manutenções comuns/sugeridas par os 60.000KM, 80.000KM, 100.000KM e 120.000KM (acho que estas são as KMs mais comuns de se encontrar nos 180cv!) (vou colocar o que já descobri e o que suspeito ser necessário, me corrijam se estiver errado) Os preços devem incluir mão de obra na média
60.000 KM
3) Como identificar problemas com o turbo ao andar com o carro?
4) Como identificar problemas com o câmbio tiptronic ao andar com o carro?
5) Como identificar problemas com o motor ao andar com o carro?
6) Como identificar se o carro já foi mexido? (fotos poderiam ajudar)
7) Exemplos de preço de seguro atualmente pagos pelos donos
ano carro, Idade, casado/solteiro, cidade, bairro: R$ (?)
Vou continuar garimpando o forum e atualizando esta mensagem, mas a resposta direta dos membros mais experientes, dos "segundos donos", dos preparadores e mecânicos com certeza vai ser de mais valia do que minha garimpagem novata!
O caso específico que me motivou foi o seguinte: Um A3 1.8T 180cv Tiptronic 4 portas 2005/2005, único dono, com 85.000KM. Contudo o dono nunca trocou a correia dentada, nem realizou manutenção no câmbio. Ele tem todos os carimbos das manutenções na AUDI até os 30.000KM enquanto estava na garantia. E disse que troca filtro/óleo à cada 10.000KM, ou seja, não dá este tipo de mole. Será que é furada? O cara não é cuidadoso/precavido como eu, mas pode ser mesmo que o carro não tenha exigido nenhum cuidado especial e esteja ótimo (verei o carro amanhã). E é isto que me leva às perguntas que acho fundamentais para uma compra:
1) Quais são os problemas graves mais comuns nos A3 180cv? Problemas simples não precisam ser mencionados (qualquer coisa até R$ 500 é simples) (vou colocar o que já achei, me corrijam se estiver errado)
- Quebra/falha do câmbio tiptronic (o quão comum é, se é?)
- Problemas na turbina (o quão comum é, se é?
2) Quais são as manutenções comuns/sugeridas par os 60.000KM, 80.000KM, 100.000KM e 120.000KM (acho que estas são as KMs mais comuns de se encontrar nos 180cv!) (vou colocar o que já descobri e o que suspeito ser necessário, me corrijam se estiver errado) Os preços devem incluir mão de obra na média
60.000 KM
- Kit correia dentada (?)(na dúvida pq no meu Volvo C30 2.5T de 230cv era pra trocar com 150.000KM! Como é no Audi?): R$ 1500 (c/ bomba d´água)
- Trocar óleo e filtro do câmbio tiptronic: R$ 1.000 (?)
- Pastilhas e discos de freio: R$ (?)
- Fluido de freio: R$ 90
- Amortecedores(?): R$ 800
- Limpeza corpo de borboletas(?): R$ (?)
3) Como identificar problemas com o turbo ao andar com o carro?
4) Como identificar problemas com o câmbio tiptronic ao andar com o carro?
5) Como identificar problemas com o motor ao andar com o carro?
6) Como identificar se o carro já foi mexido? (fotos poderiam ajudar)
7) Exemplos de preço de seguro atualmente pagos pelos donos
ano carro, Idade, casado/solteiro, cidade, bairro: R$ (?)
Vou continuar garimpando o forum e atualizando esta mensagem, mas a resposta direta dos membros mais experientes, dos "segundos donos", dos preparadores e mecânicos com certeza vai ser de mais valia do que minha garimpagem novata!