Guia de compra A3 1.8T 180cv

Eu sei que estou correndo o risco de receber a velha resposta: "Utilize a busca"... Mas deixa eu tentar explicar meu raciocínio. Toda informação necessária existe, sim, no forum, mas está muito pulverizada. Muitas respostas são defasadas, pois não refletem mais a realidade de agora. Hoje, coletivamente, existem muito mais 2º e 3º donos com experiência na compra o A3T 180cv (8L) e acho que poderia ser até um tópico para se tornar "stick". Eu fico monitorando as respostas e atualizando esta mensagem de abertura com os dados relevantes. Obviamente esta mensagem não tem objetivos altruísticos, já que estou à procura de um A3 Turbo 180cv para comprar aqui no RJ e embora seja experiente comprando carros usados, nunca tive experiência com turbo e tiptronic com mais de 4 anos de uso. Eu iria de A3 novo, mas quando vi que ups e manutenção do 8L são tão mais baratos, calculei o custo-benefício e não encontrei melhor no mercado! Vamos as dúvidas que acho primordiais serem respondidas.

O caso específico que me motivou foi o seguinte: Um A3 1.8T 180cv Tiptronic 4 portas 2005/2005, único dono, com 85.000KM. Contudo o dono nunca trocou a correia dentada, nem realizou manutenção no câmbio. Ele tem todos os carimbos das manutenções na AUDI até os 30.000KM enquanto estava na garantia. E disse que troca filtro/óleo à cada 10.000KM, ou seja, não dá este tipo de mole. Será que é furada? O cara não é cuidadoso/precavido como eu, mas pode ser mesmo que o carro não tenha exigido nenhum cuidado especial e esteja ótimo (verei o carro amanhã). E é isto que me leva às perguntas que acho fundamentais para uma compra:

1) Quais são os problemas graves mais comuns nos A3 180cv? Problemas simples não precisam ser mencionados (qualquer coisa até R$ 500 é simples) (vou colocar o que já achei, me corrijam se estiver errado)
  • Quebra/falha do câmbio tiptronic (o quão comum é, se é?)
  • Problemas na turbina (o quão comum é, se é?

2) Quais são as manutenções comuns/sugeridas par os 60.000KM, 80.000KM, 100.000KM e 120.000KM (acho que estas são as KMs mais comuns de se encontrar nos 180cv!) (vou colocar o que já descobri e o que suspeito ser necessário, me corrijam se estiver errado) Os preços devem incluir mão de obra na média

60.000 KM
  • Kit correia dentada (?)(na dúvida pq no meu Volvo C30 2.5T de 230cv era pra trocar com 150.000KM! Como é no Audi?): R$ 1500 (c/ bomba d´água)
80.000 KM
  • Trocar óleo e filtro do câmbio tiptronic: R$ 1.000 (?)
  • Pastilhas e discos de freio: R$ (?)
  • Fluido de freio: R$ 90
  • Amortecedores(?): R$ 800
100.000 KM
  • Limpeza corpo de borboletas(?): R$ (?)
120.000 - ???

3) Como identificar problemas com o turbo ao andar com o carro?

4) Como identificar problemas com o câmbio tiptronic ao andar com o carro?

5) Como identificar problemas com o motor ao andar com o carro?

6) Como identificar se o carro já foi mexido? (fotos poderiam ajudar)

7) Exemplos de preço de seguro atualmente pagos pelos donos

ano carro, Idade, casado/solteiro, cidade, bairro: R$ (?)

Vou continuar garimpando o forum e atualizando esta mensagem, mas a resposta direta dos membros mais experientes, dos "segundos donos", dos preparadores e mecânicos com certeza vai ser de mais valia do que minha garimpagem novata!

Amigo,

Só posso te parabenizar pelo extremo bom gosto com seu boxer... Tenho 2! Uma macho e uma fêmea!!! E agradecer muito pelas respostas...

Eu já estou planejando mesmo trocar o kit da correia dentada de qualquer A3 Turbo que compre, e o óleo e filtro da transmissão, independente do que o dono diga, à menos que tenha nota fiscal de concessionário mostrando a troca há pouco tempo.

Eu acho que a troca de 5.000 em 5.000 é um exagero, se olhar lá fora qualquer plano de manutenção, com óleo sintético, é mesmo nos 15.000. O motor do meu Volvo C30 2.5T de 230 cv e 5 cilindros, no manual, tinha troca com 15.000KM e eu fazia com 10.000km. Não vejo motivo para o A3 exigir mais que isto, à menos que seja mexido.

Meu medo é justamente algum problema no câmbio, por isso estou esperando algum conhecedor da mecânica da máquina pra aprender a identificar possíveis problemas ao dirigir, como fazer o teste na pista... pisa devagar até mudar todas as marchas? Testa o kick-down em cada marcha? Sei lá...

Ah! Eu morei no Ingá por mais de 20 anos antes de me casar e vir pra Barra! Se você achar um A3 bom em Nikiti, pode me indicar! Mas este aqui eu consegui um ótimo desconto negociando e amanhã vou tentar baixar pros R$ 24.000!!! Com esta diferença da FIPE dá pra fazer o câmbio inteiro! Se eu conseguir isto mesmo, acho que vou nele! Este carro é meu sonho desde moleque (literalmente)... E agora que tive problemas financeiros e tive que vender o Volvo (meu sonho desde adulto :), estou me recuperando e vi que o A3 seria ideal... Se eu cabrerar vou acabar pegando com um Citroen C4 VTR 2009... lá pelos R$ 29.000... Não anda nem perto do A3, mas é um carro de impacto também!

Abração conterrâneo!

Amigo, fuja desse carro dele.
Vamos aos pontos:
- Troca de Oleo com 10.000 km de intervalo, nem se ele usasse o melhor oleo disponivel no mercado seria legal. Esse carro o maximo a rodar com oleo são 5.000 km sendo que eu troco o do meu com 3.000 km sempre junto com filtro.
...

Flooter, vi o carro hoje. Está um brinco (meio homo, mas resume o estado do carro). Todas as marchas trocam com perfeição. Achei o kick-down meio hesitante: no Volvo eu fazia o kick-down e em segundos ele já percebia o que eu queria e reduzia 2 marchas, no Audi ele pensa por mais tempo, mas quando entra é uma coisa linda de se ver (pode ter sido também turbo lag que eu nem parei pra verificar).

Existe também uma trepidaçãozinha em ponto morto, não chega a ser uma rateada, mas isto normalmente é coisa boba de resolver.

Mas, cara, olha que coisa ruim: está saindo fumaça do lado direito do motor, olhando de frente (acho que é da turbina). Não sei se é vazamento de óleo ou outro problema (vou postar no forum correto para perguntar). Mas fiquei muito triste com isto, senão já estava com o carro aqui agora.

Agora, com certeza o carro NUNCA foi mexido, é totalmente original. O dono não entende NADA de carro. Tem bom gosto, pois pegou agora um Mini Cooper S, mas comprou 0KM ao invés de usado, porque, justamente, não saca de carro (eu fui desvendando isto com minha perguntas de psicologia inversa :)

Ele sugeriu colocarmos em um mecânico meu de confiança. Verei se faço isto na terça-feira, levo como se o carro fosse meu e peço uma revisão completa, com troca do kit da correia dentada, óleo e filtro da transmissão, pastilhas e discos de freioo e o que mais encontrarem para fazer... Vou ver se divido a conta com ele do que tiver que ser feito, abatendo metade do custo do valor que ele está pedindo... assim eu posso dividir sem juros esta metade no cartão :)

Torça por mim, que o problema da fumaça seja bobeira! (ou me indica um A3 de um amigo que esteja inteiraço!)

André Brugnerotto

Hellspeed69
No meu antigo Astra 2.0 CD 60k Km a nao baixava visualmente nada pela vareta de óleo a cada 5mil km. No A3 que tenho a alguns meses, esta baixando cerca de 200ml a cada 1000km, por se tratar de carro turbo, tudo normal. As trocas feitas com 5mil km estão dentro do prazo, 7500, aceitável, 10mil km é prolongar ao meu ver um pouco d+, 10mil km é o deslocamento mas n representa as situações que o carro foi utilizado, se for muita estrada, 10mil km não é tanto.

um parâmetro para saber do desgaste é saber quanto baixa o óleo a cada 1000km rodados, da pra saber se o carro baixa 200ml ou 1L pro mais que o percurso e a forma de usar faça isso variar, não causará tanto consumo extra do óleo e você conseguirá saber por base da vida útil que seu motor ainda tem.

Diagnóstico básico de turbina:
- Fumaça de óleo queimado pelo escape com motor quente
- óleo nos tubos de admissão, bem pouco na parte de baixo (até o intercooler) é aceitável.
- turbina gritando muito quando exigida, assovio muito alto indica vibração no miolo, só da para distinguir isso com filtro original
- vazamento de óleo nela
- demora para subir pressão (lag), pode indicar carcaça trincada
isso usando o carro e olhando consegue diagnosticar e ja diz bastante sobre em qual estado esta a turbina.

gabrielm

Novato
quando vi o tamanho do post nem li tudo! rssss

cara, ideal é ver varios pra ter um parametro. km alta nao significa que o carro é ou esta ruim. importante sao as manutenções em dia. ainda mais tiptronic. meu tenho como comprovar revisao da caixa aos 70kkm e agora aos 120kkm. proxima revisao é daqui a 50kkm mais ou menos.

eu turbina pra dar problema só se o dono anterior fica pressurizando o carro toda hora feito louco. eu mal aperto o acelerador por ex. ando suave. só arranco forte na saida do pedagio. rsss

só uma coisa que digo, a3 180 tip é uma baita viatura. carro muito bom de dirigir. é otimo andar durante a semana com um polo e chegar no final de semana e pegar o a3 pra andar...dae o cara ve que o carro é perfeito.

Pessoal, estou tentando colocar no post inicial as informações para compra segura, ao mesmo tempo que realizo a minha...

O dono do A3 que vi hoje parece ser bastante honesto. Concordamos em levar o carro no meu mecânico, como se já fosse meu, e pedir um orçamento para ver tudo: kit correia dentada c/ bomba d'água, óleo e filtro do tiptronic, pastilhas e discos de freio, e revisar tudo, pois de manhã o carro não liga fácil (acho que é bateria, ou bomba de combustível), sai fumaça ao lado direito do motor (parece alguma mangueira ou respiro de óleo vazando), e uma revisão geral. De posse do orçamento iremos tentar chegar em um acordo para fechar o negócio. Se for bom para ambas as partes, fecho antes mesmo de tirar o carro da oficina, e ele sai de lá já meu, meuzinho e ninguém tasca!

Torçam por mim...

Mas vamos tentar responder as perguntas que fiz em tópicos, pois depois vou limpar este tópico e deixar tudo prontinho para quem vier depois não fazer estas mesmas perguntas idiotas que estou fazendo!!! Nem sei com quantos KM se troca a correia dentada ainda... :)

gabrielm

Novato
te aconselho a pesquisar mais. procura os manuais de manutenção que tem aqui no clube. se eu fosse tu só pegaria o carro depois de tudo resolvido. só em litros de oleo pro tip é uma grana já....tem que ser o oleo certo. kit de correia e bomba dagua tambem nao é muito barato, ainda mais se o cara vai deixar a mecanica comprar, se for ele mesmo quem vai comprar as peças vai sair mais barato.

mas se tu pegar o carro depois disso tudo feito vai ser bom.