Combustível de maior octanagem só tem resultado caso o acerto da injeção tire proveito disso. Nos 20v 150cv, o motor não tira proveito nenhum. Vocês podem colocar uma gasolina de 109 octanas da VP Fuel que não vão notar nenhuma diferença.
Nos 20v 180cv (e posteriores TFSI - TSI), a injeção já é acertada para uma gasolina de maior octanagem, aí quando você abastece com a comum brasileira, o adaptativo do carro vai aprendendo que com essa gasolina de menor octanagem, através principalmente dos sensores knock, e ai ela vai tirando ponto e o carro perde um pouco de rendimento.
Quando você coloca podium, o adaptativo vai "voltando ao normal", pq a gasolina tem maior resistência a pré detonação, e aquela potência perdida vai voltando ao poucos. Note que o carro NÃO ganha potência ao abastecer com uma podium, por ex. Ele só está recuperando de volta o perdido quando se usa a comum. Para ter ganho de potência mesmo, só fazendo um acerto dedicado para aquele combustível específico.
Acho uma pena o alcool ser tão volatil, e principalmente ser tão caro, no caso de acertar nossos carros para alcool principalmente no frio deve ser doido pro bolso, quando tinha o peugeot e ficava frio era sem condiçoes andar no alcool.
Não senti diferenca nenhuma utilizando a octa pro.. carro o rendimento é o mesmo, só é mais barata. Mas eu nao completei o tranque esse mes vou completar e ver o consumo total depois, o que eu senti é que essa gasolina fede d+ kkkkkkk