Fumaça no escapamento quando aumentam as RPM

Olá pessoal,

Estou querendo comprar um Audi A3 2001 1.8T 180cv Alemão, com 130.000 KM rodados. Eu gostei do carro de modo geral, afinal, é um super carro, entretanto, fiquei com alguns receios para efetivar a compra: passa diariamente por uma estrada de terra, por conta de o dono atual morar em uma chácara, e quando pisa um pouco mais e aumentam as rotações, sae um pouco de fumaça pelo escapamento. Não é uma fumaça densa, nem muito branca, ela é bem rala e suave e não chama atenção de quem não estiver procurando defeitos. Andei pesquisando, e parece que além do motor estar próximo de fundir, podem ser problemas com o catalizador e (ou) a turbina.

Gostaria de saber qual a experiência de vocês com esse tipo de situação, quais tipos de cautelas e verificações devo fazer para saber exatamente qual o problema, e se o problema for realmente o caso de uma retífica, ou motor novo, quanto é o custo de fazê-lo. Abraços.

Valor: R$ 17.000,00

Iuri

Membro
Alemão?heim?já começo errado

E já ta errado em comprar o carro fumando..

Além de o motor estar próximo de fundir? WTF??e você querendo comprar?

Pode ser simples sobre ele fumar..um retentor..uma junta..óleo errado..trocas fora do tempo..turbina..e motor inteiro

Só te digo uma coisa..corre!!!
Pode gastar 500reais ate 20mil.
Abs

Olá Iuri. Não tenho certeza sobre o motor estar próximo de fundir. É apenas uma suspeita, hipótese remota. Vi algumas postagens no fórum onde o problema foi resolvido com a troca da turbina, catalizador, etc. A fumaça é branca, e em alguns casos vi postagens que não associam a fumaça branca com a fundição do motor, ou problemas maiores.

Os adesivos embaixo do capot estão todos escritos em alemão. Não sei se posso estar cometendo um erro, por se iniciante, mas isso de fato indica que o carro é importado?

Além do mais o dono foi um pouco relaxado quanto a bancos, interior, limpeza, etc. Não trocou o display do painel desde que comprou o carro.

Infelizmente, fiquei muito afim de comprar o carro, afinal, 1.8T - 180cv, e assim que fui ver o carro acabei tomando um banho de água fria. Criei esse tópico para saber se o problema era realmente grande, ou se valeria a pena ainda pelo preço de dezessete mil.

Valeu!

JulioRJ

Membro
olha a coluna A do lado do passageiro, perto da dobradiça da porta. ali vem dizendo o país de origem, provavelmente esse 180 é nacional mesmo.

pode ser turbina sim. porém não dá pra saber, tem q testar. tirar o respiro, ver a turbina, etc pra saber de onde vem esse oleo.

como o iuri falou, pode gastar merreca ou quase o preço do carro pra acertar rsrsr

só vale a pena correr esse risco se o carro estiver muito bom de interior e pintura.

Amigo, eu acho pelos seus comentários que vc esta prestes a comprar uma bomba, pois o cara não cuida nem do interior que é coisa basica. Eu não arriscaria. Pra ti gastar 10 mil emcima desse carro é facil facil.

Esse é o proprio, o que acham?

Os únicos problemas que identifiquei são os desgastes no banco do motorista, e o display central do painel que está com defeito. Os bancos do passageiro traseiro estão perfeitos, o do passageiro lateral, com um pequeno desgaste do lado. A única coisa que me preocupou foi uma fumaça, bem leve mesmo. Mas vou fazer o seguinte, vou levar num mecânico amigo meu, e ver quais são os problemas que ele encontra. Qualquer novidade sobre diagnósticos eu vou postar aqui para ajudar. Sugestões continuam bem-vindas, valeu mesmo pessoal pela prestatividade em ajudar.

074528081286349.jpg

@[member="JulioRJ"], vou tomar as medidas pra assegurar. Não quero entrar numa fria, mas também não quero deixar passar se for algo pequeno.

@[member="Robson Corrêa"], estou um pouco receoso também, pra mim, até uns R$ 8.000 encima de arrumar qualquer coisa pra deixar ele filé é viável, mais que isso acho que não compensa, mesmo sendo um apaixonado pelos esportivos alemães. Como disse, vou buscar verificar também, pra saber certinho.

Verifica o liquido de arrefecimento, se é rosa, se não tem mt sujeira. Verifica borra no motor , da umas aceleradas fortes, e passa o dedo no escape pra ver se não mela de óleo, tem que ta bem seco. E cara, histórico de manutenção, turbo tem que ter histórico de tudo que foi trocado. Caso contrário sera um tiro no escuro, e te garanto se comprar um que ta maquiado tu vai se arrepender e muito pois tu vai se incomodar mt, vai estragar uma coisa atrais da outra. Agora se for integro e super cuidado, te garanto. É prazer de dirigir a cada acelerada.

Eae pessoal, tirei o diagnóstico...

Segundo o mecânico a turbina está OK, ela não está jogando óleo, o escapamento sequinho, tudo certo. Ele falou que a parte de baixo do motor também está certinha, o problema é a parte de cima, que pode ser os anéis e válvulas, etc. O caro também é importado. No histórico de revisões só tem as revisões do primeiro dono no manual, junto com as notas fiscais da Audi de Curitiba, depois disso, neca.

Queria saber o que vocês acham. Qual o preço de arrumar isso, e se compensa oferecer um preço mais baixo, resolver o problema ou é melhor esperar a próxima oportunidade. Mas vou ser sincero, fiquei apaixonado pelo carro, mas estou tentando ser um pouco frio e consciente para fazer o negócio, desde pequeno eu adoro esse carro, e aqui no interior não aparece muita coisa...

Até mais pessoal.

Iuri

Membro
Pense pelo lado que o carro está zero de mecânica e turbina certo?

Entao você vai pegar o carro e revisar o básico

Velas
Filtros
Arrefecimento
Correias
Óleo
Freios
Suspensão

Vamos supor que nisso você vai gastas de 2 mil a 3mil..(se não precisar trocar uma peça cara por exemplo)

Agora soma isso com um trabalho no cabeçote.. Começando por algo barato.. Uns 500..até uns 3k..

Não sei como você em questão de manutenção dos seus carros nem sua condição financeira.. Mas eu compro o carro..primeira coisa que faço é uma revisão geral..prefiro gasta 3k agora do que a 6 meses ter que fazer um motor ou um cabeçote..

Agora..gostou do carro.. O seu mecânico gostou?o que diz?

Manda fotos dele aí..

JulioRJ

Membro
sou mais o cinza!!! além de mais bonito parece mais conservado!

1 entre 50 carros vai estar com o sistema de arrefecimento limpo e com aditivo.

porém existe uma grande diferença entre o cara que NUNCA TROCOU o liquido e o cara que tinha vazamento e foi completando com água.

se está com um pouco de ferrugem no reservatorio, uma "casca", mas a agua ainda está rosada ou clara, OK

mas se a agua contem oxidação, CORRE

procura o topico de defeitos comuns e ve se o carro nao esta com algum deles.

Iuri

Membro
VC tava olhando um carro de 17 mil e já pulou pra um de 26 mil..

Tem certeza que vai comprar um a3 mesmo?