Freio nao segurou - duvidas

DrekTo

Novato
Bom galera.. hoje me aconteceu um fato que me deixou chateado, como a maioria sabe fiz APR stage k04 e de fato o carro esta muito forte...
Hoje voltando, estava usando o que o dito rende, acionei o freio por diversas vezes todos em regime muito elevado e ao acionar para sair da rodovia, quase nao consegui sair, pisei fundo e o infeliz nao parou... pergunto... o que geralmente causa isso?
Uso discos dianteiros e traseiros perfurados, pastilhas EBC Red, mangueiras de freio de alta performance e fluido dot 5.1...
Logo apos o freio imediatamente voltou a atuar e quando parei no posto o disco estava MUUUUITO roxo e azulado de caloria...

Pra quem puder ajudar agradeco....



Enviado de meu XT626 usando o Tapatalk 2
 

Cfacioli

Membros VIP
Entao... Superaqueceu né, por isso o freio sumiu. Aconteceu cmg tb esses dias, mesmo c freio maior, pastilha e fluido 5.1.

Copiando o bob sharp:

"O calor produz dois efeitos. Na parte hidráulica, eleva a temperatura do fluido; no material de atrito, diminui-lhe o coeficiente de atrito. A redução de atrito é que vai ocasionar o fading.

A maneira mais comum de retardar o aparecimento do fading é ventilar a superfície de atrito, seja disco ou tambor. Devem estar expostos à corrente de ar ou mesmo ser-lhes conduzido ar por algum tipo de tubulação. As aberturas das rodas contribuem também para a dissipação do calor."

Acredito q oTAMANHO do disco ou a ventilação dele q tá insuficiente.


Sent from my iPhone using Tapatalk 2
 

DrekTo

Novato
flootter disse:
Dependendo da sua roda pode estar atrapalhando.
Você vinha exigindo do freio antes ou só nessa hora?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Ja... vim por aproximadamente 6 km usando eles bem... estou com quase 400 cv..

Enviado de meu XT626 usando o Tapatalk 2
 

MarceloA3T

Membro
@[member="DrekTo"] isso é comum. Discos perfurados não ajudam em nada... apenas limpam os discos da fuligem.

O que muda completamente é se vc trocar a pinça por uma maior com mais pistoes. A com 4 é boa, 6 é otima ! Depois que andar em um carro com um freio assim vc desanima completamente de um carro com freio OEM. rs

E as EBC Red não são para uso Constante. As que suportariam melhor o calor e talvez freiariam após esses 6 km em uso constante são as EBC Yellow.
 

alexsp91

Membro
nao sei se oq vou falar esta 100% correto, mas ao meu ver se o problema eh aquecimento, acreitod q aumento disco e pastilha nao melhore taaanto assim, ainda acho q deveria ver como melhorar o resfriamento do sistema de freio ou vc acha q 430, r8 e o capeta a 4 nao tem desenhos aerodinamicos para melhorar o resfriamento dos freios, eh soh reapara q nenhum carro superesportivo vem com roda mto fechada, oq prejudica o resfriamento
 

DrekTo

Novato
Marcelo H. disse:
@[member="DrekTo"] isso é comum. Discos perfurados não ajudam em nada... apenas limpam os discos da fuligem.

O que muda completamente é se vc trocar a pinça por uma maior com mais pistoes. A com 4 é boa, 6 é otima ! Depois que andar em um carro com um freio assim vc desanima completamente de um carro com freio OEM. rs

E as EBC Red não são para uso Constante. As que suportariam melhor o calor e talvez freiariam após esses 6 km em uso constante são as EBC Yellow.
Concordo, os furos sao para auxiliar no resfriamento dos discos... sera que o fluido nao esta prejudicando??

Enviado de meu XT626 usando o Tapatalk 2
 

Cfacioli

Membros VIP
@[member="DrekTo"] isso é comum. Discos perfurados não ajudam em nada... apenas limpam os discos da fuligem.

O que muda completamente é se vc trocar a pinça por uma maior com mais pistoes. A com 4 é boa, 6 é otima ! Depois que andar em um carro com um freio assim vc desanima completamente de um carro com freio OEM. rs

E as EBC Red não são para uso Constante. As que suportariam melhor o calor e talvez freiariam após esses 6 km em uso constante são as EBC Yellow.

Marcelo, porque uma pinça com mais pistões ia resolver um problema que aconteceu por superaquecimento?

Acho que nao ia resolver nada.

O problema aí eh resfriamento do disco, e não pressão no mesmo.

Eh igual o up de freios do a3 8 L, de 288 para 312. Nao muda nada na pinça, mas muda bastante a capacidade de frenagem q o disco esfria melhor.


Sent from my iPhone using Tapatalk 2
 

MarceloA3T

Membro
Cfacioli muda pois uma pinça maior vc exige muito menos dela nas frenagens... freia-se por menos tempo e com muito mais eficiencia.

Falo isso pois acompanho Track Days e se vc notar todo carro de ponta tem freios com pinças maiores e com mais pistoes, combinando com discos maiores e pastilhas de ceramica respectivas e não perde o freio !!

Porque todo carro esportivo usa freio com pinças maiores e com mais pistões ? Ferrari, Porsche, Evo, Mercedes, Audi RS4, Rs6, R8.

@[member="DrekTo"] vc comentou que os discos estavam azuis. Os carros em TD todo final de reta acendem os discos (vermelho) devido a alta temperatura e mesmo assim continuam freiando da mesma forma. Pastilha apropriada para isso... quanto mais quente, mais freia.
 

gabrielm

Novato
o a3 não tem valvula equalizadora do freio?

pergunto isso pois na minha 80 tem essa valvula equalizadora do freio no eixo traseiro, e ela freia muito mais que o a3 180 com roda e disco tudo original.....

será só por ter mais peso que eles colocam essa válvula, ou todos carros tem isso?!
 

Cfacioli

Membros VIP
Marcelo H. disse:
Cfacioli muda pois uma pinça maior vc exige muito menos dela nas frenagens... freia-se por menos tempo e com muito mais eficiencia.

Falo isso pois acompanho Track Days e se vc notar todo carro de ponta tem freios com pinças maiores e com mais pistoes, combinando com discos maiores e pastilhas de ceramica respectivas e não perde o freio !!

Porque todo carro esportivo usa freio com pinças maiores e com mais pistões ? Ferrari, Porsche, Evo, Mercedes, Audi RS4, Rs6, R8.

@[member="DrekTo"] vc comentou que os discos estavam azuis. Os carros em TD todo final de reta acendem os discos (vermelho) devido a alta temperatura e mesmo assim continuam freiando da mesma forma. Pastilha apropriada para isso... quanto mais quente, mais freia.
Blz, entendi o que vc disse. Freia por menos tempo e com mais eficiência. Mas gera calor do mesmo jeito.

Não concordo de jeito nenhum que no caso do nosso colega uma pinça com mais pistões resolveria.... Carro esportivo tem mais pistões por outros motivos, por exemplo, pelo formato da pinça ser BEM maior e ter necessidade de pressionar a pastilha de maneira mais uniforme. Imagina uma pinça daquele tamanho sendo pressionada por somente um pistão... com ctza a força seria aplicada somente em um ponto.

Pessoal gosta de reinventar a roda sem ter fundamento técnico (Não estou me referindo a vc, Marcelo).... Num passado não muito distante a stock car usava freio de F4000 e freiava BEM. Mesmo com uma pinça de 01 pistão. O que ajudava era o enorme tamanho do disco e a ventilação direcionada para ele e não o número de pistões que a pinça tinha.

De novo, o que faz perder eficiência é CALOR, e não pressão no disco.
 

Cfacioli

Membros VIP
gabrielm disse:
o a3 não tem valvula equalizadora do freio?

pergunto isso pois na minha 80 tem essa valvula equalizadora do freio no eixo traseiro, e ela freia muito mais que o a3 180 com roda e disco tudo original.....

será só por ter mais peso que eles colocam essa válvula, ou todos carros tem isso?!
Praticamente TODOS carros com sistema de freio em sistema cruzado tem essa válvula. Inclusive nos A3.
 

DrekTo

Novato
E ai!? troco fluido antes ou vou direto para as pastilhas!? Só nao sei qual escolher, pois achei que as minhas ebc red seriam as melhores para esse uso..

Enviado de meu XT626 usando o Tapatalk 2
 

alexsp91

Membro
vale lembrar q todo superesportivo e carros de trackdays procuram ter um sitemas para resfriar os freios atraves da captacao de ar
 

DrekTo

Novato
alexsp91 disse:
vale lembrar q todo superesportivo e carros de trackdays procuram ter um sitemas para resfriar os freios atraves da captacao de ar
Vo adaptar 2 brucutus de limpador de parabrisa no parachoque, ligado num motorzinho com um 12v dentro do carro pra jogar agua na roda... resolvido :D

Enviado de meu XT626 usando o Tapatalk 2
 

alexsp91

Membro
DrekTo disse:
Vo adaptar 2 brucutus de limpador de parabrisa no parachoque, ligado num motorzinho com um 12v dentro do carro pra jogar agua na roda... resolvido :D

Enviado de meu XT626 usando o Tapatalk 2
Se vc estiver afim de empenar seus discos eu aconselho hahaha se nao acho q fzr um duto de ar de forma q nao atrapalhe em manobras como estacionar jah estaria mto bom hahaha
 
Topo