Bem vindos!

Ola! Cadastre-se ou faça o seu login para obter acesso a todos os nossos recursos. Uma vez cadastrado e logado, você será capaz de criar tópicos, postar respostas a tópicos já existentes, dar reputação ao seus companheiros, ter seu próprio messenger privado, atualizar o seu status, gerenciar seu perfil e muito mais. Esta mensagem será removida depois de ter se-cadastrado/logado.

Register Entrar

Falha no start stop função indisponível

Iniciador do tópico #1
Bom dia pessoal,

Sou novo aqui no forum, e aqui é minha ultima esperança de resolver esse problema do meu A3.

Tenho um A3 1.4T Flex 150cv, ja estou com ele a uns 2 anos e meio, nos últimos 6 meses o carro começou a aparecer uma falha no Start Stop - “Falha no start stop Função indisponível”.

Quando a mesma apareceu até então não me importei, pra mim esta funcionalidade não serve pra nada, porem notei que quando a mesma acontece ele entra em emergencia o sistema de arrefecimento do carro (Ventoinha ja liga quando da a partida, mesmo a primeira partida do dia, a baixo de 20 graus de temperatura por exemplo).

Levei o carro na CSS de Uberlandia, de cara sem nem olhar o carro pediram pra trocar a bateria, devido ao alto preço da mesma, não o fiz de cara. Fui em mais algumas lojas especializadas em carros importados, em Campinas, Uberlandia, Ribeirão Preto, e como devem imaginar tive uma salada de diagnósticos, bateria, célula de temperatura do liquido de arrefecimento, pressostato do ar condicionado. Evidentemente, devido a imprecisão nos diagnósticos, não executei todos os reparos.

O que pude observar com os diagnósticos, é que sempre que limpava o log de erros todas as falhas saiam, ventoinha voltava ao normal, e ele rodava, em media 2 semanas e voltava a apresentar a falha. Fiz isso por pelo me os umas 5 a 6 vezes, e o comportamento cíclico se repetia.

Decidi optar pela troca da bateria, pelo fato do carro estar ficando um pouco parado ultimamente. Realizei a compra de uma Heliar AGM de 70ah, instalei no mesmo. Bateria com o valor na casa dos 1000 reais, valor esse que com certeza não compensa as desligadas do start stop. Fato que após a troca da bateria o ciclo para a falha se repetir foi maior de cerca de 1 mês. Porem a mesma ja voltou a se repetir a intervalos agora até menores que quinzenal.

Por ultimo, comprei o cabo VAG e utilizando o VCDS fiz o procedimento de desabilitar o start stop, porem novamente a falha volta a aparecer e agora a intervalos menores ainda desde o dia que desabilitei foram apenas 4 dias e ja estou com a falha ativa novamente.

Se apenas ele desabilitasse o sistema start stop sem nenhum outro impacto seria lindo, porem o que me incomoda é o sistema se arrefecimento em emergencia, isso que na minha analise de engenheiro é grave.

Alguém passou por algo parecido? Gosto muito do carro mais ja estou ficando desanimado com ele.

Desde ja muito obrigado pela atenção de todos.

Em anexo estou colocando as fotos da ultima leitura do VCDS que fiz com ele da falha.
 

Anexos

#2
Boa noite! Estou tendo exatamente o mesmo problema! A ventoinha do motor aciona o tempo todo precocemente, e o start stop entra em modo indisponível. Você conseguiu solucionar o problema?