Escapamento e intercooler. ( Duvidas )

soria

Novato
Boa tarde pessoal, sou novo no forum, pesquisei algo sobre e acabei nao achando nada.

Sobre intercooler: possuo um A3 T 180, ele esta com uns cv a mais.. algo na casa dos 195 cv.
estou pensando trocar o intercooler original dele por um maior, toma praticamente a frente toda do carro. a minha duvida seria em relação ao ganho de potencia, alguem teria ideia sobre o ganho, se vale a pena ou nao o investimento?

Sobre escapamento: Mudei algumas coisas na saida do meu carro, ele estava sem catalizador ( ja comprei assim ) e coloquei um abafador no lugar, na parte final, retirei o original e coloquei um ZELO de inox de 8 polegadas ( corpo ) Saida 2.5'' e boca de 5''. Eu queria coisa fina.. e realmente, o pessoal da escapepar sempre muito atencioso fizeram como prometido, o carro ficou simplesmente com um ronco maravilhoso. Pra ter uma ideia as vezes da umas explosoes que chega a sair fogo pelo escape, voltei na escapepar e isso realmente é normal.. Só faço ele explodir as vezes, tem que ter umas manhas hehehe.. andando normal ele nao estoura...
alguem aqui mudou o escapamento? o que fez?


É um prazer estar participando do forum de discuçoes e compartilhando ideias novas com vocês.

Um forte abraço a todos.
 

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
Intercooler maior eu acho que só se voce for trocar a turbina por uma tambem maior!
O IC original aguenta até uns 300 cv's .
Pensa só, se voce aumentar a quantidade de espaço por onde o ar que a turbina ta pressurizando percorre, a turbina tbm vai ter dificuldade de empurrar o ar pressurizado por esse espaço maior criado por voce com esse intercooler grande. Nao vale a pena pras turbinas originais. Agora se vc ja for partir pra uma K04 com uns up's ai a historia muda e o ic maior passa a ser bem vindo.

Quanto ao escape realmente quando se refaz toda tubulaçao ele começa a dar uns tirinhos em certas ocasioes qdo o pé sai do acelerador ou qdo se pisa de forma rapida e vigorosa.
So que o meu ta todo (desde a turbina) até la atras em 2,5 polegadas com 2 abafadores.
 

RafaPR

Consultor Técnico
O Júnior falou tudo, como o intercooler original já dá conta do recado, você trocar por um maior não vai trazer ganho algum e pelo contrário: vai aumentar MUITO o lag na entrada do turbo.
 

Carlinho

Consultor Técnico
Um intercooler maior vai gelar mais o ar, então ele será mais eficiente que o original. Pode te dar aí uns 5cv devido à maior eficiência...
 

Carlinho

Consultor Técnico
beirao disse:
Carlinho disse:
Um intercooler maior vai gelar mais o ar, então ele será mais eficiente que o original. Pode te dar aí uns 5cv devido à maior eficiência...
mas o custo nao compensa ne?
Depende,intercooler SPA novo é 500 mangos, o resto é só pressurização a se adaptar...
 

rodrigopu

Novato
Vai aumentar muito o lag se fizer isso.

Meu escape é todo em 3" com 2 abafadores imensos Raceway. Ronca muito baixo, mas quando eu piso ele abre a boca!
 

overspeed

Comerciante
O maior problema destes intercoolers originais é que saturam muito... se vc medir no dina e der mais 10 passadas, a partir da terceira começa a perder muito porque ele satura e num consegue trocar calor suficiente... ainda mais num motor com mais pressão...

entaum se vc é do tipo que "assa" um intercooler maior ajuda sim (mais potencia e mais segurança) mas vai te aumentar o lag muito provavelmente (mas não vou dizer com certeza, porque o original é bem restritivo tbm)...se vc eventualmente acelera e num vai usar na pista ou sob uso intenso o original aguenta bem até um upgrade de turbina (mas é recomendado reforçar as abas com metal)
 

RafaPR

Consultor Técnico
beirão, se ganha potência não sei, mas essa mangueira é a que vai da turbina até o intecooler, passa dentro da caixa de roda direita (do passageiro).

até num sei se tem jeito e fazer ela de cano direitinho, pq ali é bem espremido de espaço...não deve ser a toa que fizeram ela achatada de fábrica.

O Inlet Pipe é outra coisa, é a mangueira que vai do filtro até a turbina...
 

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
beirao disse:
me falaram que tem uma mangueira do intercoler que é achatada que si eu fizer de cano aumenta uns 10 hp e pelo que entendi nao é o Inlet Pipe procede? To confuso :(
acho que o que vc ta querendo saber é o seguinte:
"uma mangueira do intercooler achatada" = Lower Pipe, pancake (q nao é mangueira, mas sim uma tubulaçao em aço achatada de proposito para passar ali no espaço do para-barro) q aguenta uns 300 hp tbm na boa sem restringir.
Eles fizeram achatada para nao pegar no pneu qdo fizer o jogo todo da direçao à esquerda principalmente p quem usa pneus largos.
 

House

Fundador do A3Clube
eu diria q depende...se vc é o cara que acelera forte e para e acelera denovo quase como um circuito, note que to falando de judiar de carro mesmo....ai eu acho q vale...eu jogo dados de motor no meu ipod e digo q 100s de acelerada ja joga temperatura do ar em 70 graus e isso faz com que a motronic tire avanço fazendo assim com que o carro começe a perder potencia.... um IC grande realmente ajudaria mas resultaria e um maior LAG!

Mas se vc é um cara sussa que só acelera de vez em quando que é dificil ficar com o pé no subsolo o tempo todo nao gaste dinheiro com isso, só vai dar margem pra alguem q nao sabe o q estar fazendo estragar seu carro.

Escape de 5´? pra que vc quer isso? existe mais chance do seu carro estar em diagnose (mesmo se acender a luz) e estar perdendo potencia do que estar ganhando....se por algum milagre ele nao estiver em diagnose e nao estiver rodando muito pobre (o que justifica os estouros) ai talvez vc esteja ganhando potencia. Do contario vc esta igual um CGzeiro....só fazendo barulho no ouvido dos outros...
 

JonathanS

Novato
Alguém sabe qts polegadas tem o escape original do a3 150cv turbo? Tenho uma preparação leve de 255cv mas meu escape esta original, inclusive com catalisador. Não gosto de ronco de escape, e sei q o correto é utilizar 2,5 pol. para turbo, mas será q se eu retirar o catalizador dá uma "desamarrada"?
 

overspeed

Comerciante
manda fazer em 2,5" até o meio do carro, e no final usa o silecioso traseiro original... o barulho fica quase igual ao original e não mata o carro... já vi 3 carros assim (um é um S3) e ficou show de bola...
 

JonathanS

Novato
Se não me engano (nao vi nesse carro) tem dois silenciosos fora o catalisador. Se tiver dois silenciosos, eu deixo 2,5 normal e soldo no silenciador final, ou no primeiro silencioso? É assim? Valeu Over.
 

overspeed

Comerciante
tira o catalisador (se num for de sampa..se for vai ser reprovado na inspeção veicular) e o abafador (o primeiro chama-se abafador) e deixa o silencioso (que é o que fica na traseira do carro)... normalmente o barulho fica mais agudo do escape, porque o que mais atrapalha é o ronco grave que fica ressonando e atrapalha numa estrada por exemplo
 

overspeed

Comerciante
Existem catalisadores de 2 1/4" a um custo "pagável" no mercado... usa tubo de 2 1/2" e apenas o catalisador de 2 1/4" e o silencioso traseiro...
 

overspeed

Comerciante
JonathanS disse:
Será menos barulhento o tubo de 2,5 direto com silencioso original no final, ou tubo 2,5 com 2 abafadores...

silencioso (traseiro) diminui/elimina as frequencias mais graves, que é o que mais incomoda na estrada

abafador (na intermediária) diminui/elimina as frequencias mais agudas, que num incomodam tanto... sem ele o som fica mais "gritado" qdo vc esta em giro e carga mais alta...

usam abafador na traseira é besteira... ele longe do motor abafa pouco o som aguda e nada o grave (que é o que a gente reclama na estrada)...e usar silencioso no meio tbm...ate abafa o som agudo um pouco...mas deixa o grave la enchendo o saco...
 
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