Engate problemático de algumas marchas

Nemesis

Novato
Olá pessoal!

Comprei meu A3 T150 a pouco menos de 1 mês, porém não uso com frequência (tenho outro pro dia-a-dia).
Tenho notado que algumas marchas às vezes são chatas pra entrar, basicamente a 1a, a 3a (mais problemática) e a 5a. Dá tipo uma enroscada e às vezes raspa (principalmente a 3a).
As outras (2a e 4a) sempre entram de boa.

E agora, qual será o problema?

obs: o carro tem 61888 KM originais, de acordo com as revisões carimbadas, porém a revisão de 60000 KM não foi feita ainda.

Bom pode ter acomulado residos dentro da caixa que constumam a entopir a solenoide causando demora nas mudancas e ate mesmo o famoso tranco de uma marcha pra outra, Lembrado que "pode ser" isso pois tem inumero fatores para seu problema!

As vezes com uma simples troca de oleo da caixa e o filtro da caixa que é recomendado aos 70 mil km resolve o problema!!

Nemesis

Novato
Olá!

Só complementando os sintomas e informações:
-Coloquei o carro num elevador pra trocar filtros e óleo do motor. Pedi pra olhar o óleo do câmbio e completar, se necessário.. Porém ví que a aparência está boa (cor clara, parece novo) e o nível tbm está correto. (o câmbio tem o "VW" gravado em baixo, mas não ví as "argolas", será que não é original?)
-A embreagem está macia (com o carro frio) e não patina, mas tem um detalhe: quando o carro está quente ela faz um ruído baixo durante todo o curso, e deixa de ser "lisa" (é difícil explicar)
-Com o carro desligado continua sendo difícil engatar as marchas citadas (1a, 3a, e 5a).

Bom, de qualquer jeito levarei o carro amanhã à oficina pra arrumar um rangido da suspensão. Pedirei pra olhar esse problema com o engate das marchas...

Falow!

Não levou alguma pancada essa caixa? Pode ser original sim, mesmo estranho, ou pode ser algum louco que trocou o cambio auto por um de Golf manual (acho difícil).

chedid

Administrador
Nemesis disse:
Olá!

Só complementando os sintomas e informações:
-Coloquei o carro num elevador pra trocar filtros e óleo do motor. Pedi pra olhar o óleo do câmbio e completar, se necessário.. Porém ví que a aparência está boa (cor clara, parece novo) e o nível tbm está correto. (o câmbio tem o "VW" gravado em baixo, mas não ví as "argolas", será que não é original?)
-A embreagem está macia (com o carro frio) e não patina, mas tem um detalhe: quando o carro está quente ela faz um ruído baixo durante todo o curso, e deixa de ser "lisa" (é difícil explicar)
-Com o carro desligado continua sendo difícil engatar as marchas citadas (1a, 3a, e 5a).

Bom, de qualquer jeito levarei o carro amanhã à oficina pra arrumar um rangido da suspensão. Pedirei pra olhar esse problema com o engate das marchas...

Falow!

já experimentou regular o treambulador?

Nemesis

Novato
Opa pessoal,

Levei hj o carro no mecânico. Ele deu uma volta e disse que está tudo OK, tanto embreagem como câmbio. Disse que se eu quiser, pode lubrificar/regular o trambulador (como vc disse, chedid!), só isso...
Bom, fiquei mais tranquilo, pelo menos é algo simples!

A propósito, troquei as buchas da barra estabilizadora por conta de um rangido alto quando dou freada brusca. Parece que melhorou, mas não resolveu.. E agora, onde será o problema?? (o peito de aço foi apertado e tal, mas não melhorou)

Vlw pessoal!

Nemesis

Novato
Oi pessoal!

Hoje levei o carro na Ciavena Audi (autorizada aqui da região) pra dar uma olhada na questão do câmbio, e perguntar sobre regulagem do trambulador.

O atendente deu uma olhada, testou os engates e disse que provavelmente é problema na caixa, nos sincronizadores. De qualquer forma, se eu quiser revisar/regular trambulador por desencargo de consciência, sai por volta de R$130 (~1 hr de serviço).

E agora, o que será que compensa fazer?

*incrível é que após sair de lá eu dei umas esticadas e passou a 3a. lisinho, depois parei numa subida e a 3a. não entrava, com o carro parado mesmo, aí quando fui sair de 1a., o carro desceu pq não tinha entrado a marcha. *Parece que é "de lua" esse negócio, hora passa marcha liso, hora não entra/entra raspando.

Flw!

JulioRJ

Membro
às vezes pode ser uma buchinha do trambulador/varão q caiu ou tá rachada e vc nao percebe pede prum mecanixo experiente dar um "toque magico" pra confirmar se é bucha