Ricardo Santos
Membro
Olá Ricardo, eu moro aqui na Ilha, próximo ao Shopping Iguatemi
vou citar alguns motivos porque eu não colocaria gás.
1) Baixa autonomia: meu Polo rodava cerca de 120 km com 1 cilindro aqui dentro de Floripa, era muito chato ficar o tempo todo parando o carro para abastecer, pegando fila. Quando ia pra Curitiba tinha que parar 3 vezes pra abastecer, era uma piada. No GNV não tem escapatória, ou tem uma autonomia baixa ou enche o carro de cilindro, perdendo o porta malas e carregando mais de 200kg.
2) Perda absurda de potência: O kit comum (3ª geração) retira cerca de 30% de potência ao funcionar no GNV e coisa de 15% na gasolina, testado em dinamômetro! Meu Polo AP 1.8 (99cv) gerou 66cv no GNV no rolo! Passamos um Omega 4.1 a gás do clube lá na Cartest, com o kit GNV instalado gerou 30cv a menos, isso na gasolina! Aquele mesclador mata o carro completamente, restringe em quase 50% a passagem de ar do carro. Desconsidere isso se for o kit 5ª Geração, este não gera perda na gasolina (só o peso a mais), mas continua com uma perda de cerca de 20% no GNV.
3) Retira a originalidade do carro: Se você assistisse a instalação do kit GNV você ficaria chocado, é praticamente a criação de um frankstein, cortam fios pra todo lado, instalam relês, mexem na elétrica toda do carro, danificam dezenas de conectores e cabos. É padrão carro com GNV dar muito pau na elétrica depois de um tempo, é um Deus nos acuda pra arrumar depois, pois ninguém sabe as gambiarras que estão espalhadas pelo carro.
4) Desgaste excessivo de peças: O GNV acaba com peças de injeção, experiência própria, atuador de marcha lenta mesmo era o tempo todo, isso que eu botava sempre o original, ainda bem que era motor AP, não custava mais que R$ 60,00. Por isso digo que é loucura colocar GNV em carros com peças de injeção caras. Já vi muito Omega 4.1 lá no clube dar "back fire" e perder o MAF, que novo e original custa quase R$ 1.000,00, toda economia vai por água baixo com um único "back fire". Velas então nem se fala, é 15, 20 mil km, bobina? Se prepare pra trocar muitas, no Polo foram duas, tem que ver como a bichinha trabalha forçada, esquenta horrores, com as velas de Iridium isso foi resolvido. Suspensão traseira sofre mais com o peso excessivo também. Embreagem se desgasta muito mais rápido, já que o carro tem perda considerável de torque. Se for automático então, esquece, é pau na caixa certamente.
5) Reduz o conforto do carro: Com o peso a mais o carro baixa a traseira, o dono tem duas alternativas, ou rebaixa a frente do carro ou coloca mola para carro a gás na traseira. Meu Polo nunca mais prestou depois que trocou as molas, ficou super duro e horrível de passar lombadas, pulava feito um cabrito, levantava as rodas do chão hehe. Transformou um carro super confortável em algo pior que um Uno.
6) Vistoria anual: Acho que isso é o pior, todo ano tem que perder um dia pra ir lá fazer a bendita vistoria. Se você usa xenon, escape, entre outros, tem que tirar tudo isso do carro antes de passar na vistoria, no meu Polo eu tinha que tirar 4 kits xenon toda vez que ia para a vistoria, perdia 1 dia pra desmontar os kits e 1 dia pra passar na vistoria, haja tempo. Além disso a cada 5 anos tem que retirar o cilindro para o reteste.
7) Perda absurda de espaço na mala: Não é só aquele espaço que você perde, simplesmente você perde os bancos traseiros rebatíveis, eu não conseguia levar nada um pouco maior no carro.
8) Alteração no comportamento do carro: O carro fica pior de curva, cada carro reage de forma diferente, se o carro já tem tendência em sair de frente, fica pior ainda, aquele peso ali altera consideravelmente o comportamento em curvas. Só fica bom em Opala, pelo menos segura um pouco aquela traseira de boneco de posto doido, hahaha.
9) Injeção fica louca: O kit GNV em sua essência é uma gambiarra automotiva para gerar economia, ele usa diversos emuladores e "enganadores" para dizer à injeção que está tudo bem. O carro nunca mais presta, quando se passa pra gasolina ele leva um tempo pra acertar os parâmetros novamente, ou seja, o carro fica manco e beberrão na gasolina, pois não há tempo pra injeção acertar os parâmetros novamente.
10) Danos graves ao motor: Não sei como é no Audi A3, mas no caso do Omega 4.1, que tem cabeçote de ferro fundido, é bem comum trincarem devido ao calor excessivo (GNV pra gerar economia trabalha com mistura pobre) gerado na câmara de combustão. O cofre fica consideravelmente mais quente, acelerando o desgaste de todas peças do motor. Em um carro que o cabeçote custa mais de R$ 2.000,00 não compensa nem um pouco esse risco.
Os únicos pontos positivos que eu considero são a economia gerada e a menor carbonização da câmara de combustão.
É um pouco da experiência de quem rodou 5 anos com carro a gás, eu não teria novamente, só se eu trabalhasse com o carro e rodasse muito, mas só colocaria em carros como Astra (nacional), Vectra (nacional), e carros com motor AP em geral. GNV é pra AP e GM família 2, esses motores são muito robustos e manutenção baratíssima.
Por outro lado tenho um amigo "picador" que tem um New Civic LXS 1.8 no GNV, já rodou mais de 150 mil km no gás, é super relaxado com o carro, só mete pau e não faz nenhuma manutenção, o carro só incomodou uma vez, quando o GNV deu uma loucura lá na injeção e o carro não ligava por nada, teve que ir de guincho para a honda para reprogramar o módulo de injeção. Roda ilegal, ta gasolina no documento, fez um som falso por cima do cilindro pra esconde-lo. Esse ai mesmo que o motor venha a bater já lucrou muito, hehe.
Abraço
Cara, realmente, palavras de quem não esta falando sem ter o conhecimento!!!
Fico agradecido de verdade em relatar seu conhecimento e seu ponto de vista.
Com estas informações realmente temos que parar para analisar certas decisões.
**** A verdade amigo, é que é diferente quando é falado algo em cima do que você posta de forma de "tiração" vamos dizer assim, e quando é falado no intuito de mostrar o que é uma coisa e outro na intensão de ajudar que esta sendo da forma que você descreve entende!!!
Então vamos lá...
Não sou mecânico, eletricista.. etc... não tenho conhecimentos técnicos para isso, muito menos tive experiência com GNV. A verdade é que eu rodo com o carro por mês no mínimo 2500 km... ou seja, mes de julho rodei 4100 km.... para vc ter ideia quando peguei esse carro em 09/2012 ele ja estava com 198.000 km e hoje com 231.000 km... para vc ter noção o que é rodar com o carro.
Hoje o carro é para mim uma ferramenta de trabalho, lógico que muitos vão falar "pq vc não pega um gol, celta, uno, palio, etc para o dia-a-dia"... ai eu respondo... "o carro que tenho é um A3 e é com ele que trabalho!".
Então assim, tenho um conhecido que colocou no dele o 5ª geração e para ele esta sendo surpreendente entende e eu pensei já que rodo muito acredito que para mim também será uma bela economia, uma vez que gasto em média R$ 800,00 de combustível.
No dele por exemplo que fazia média 8 km na gasolina... ele com um cilindro de 15m3, faz em média 210 km... ou seja, R$ 28,00 para 210 quando antes esses mesmos 210 km antes na gasolina era media de R$ 68,00, sendo assim, se me baseasse nele eu no mês gastaria apenas R$ 350,00 entende!
Desta forma, o mecanico coincidentemente disse que tinha um conhecido que estava com kit 5ª para venda num preço bom R$ 1.500,00, liguei em diversos lugares que instalam é o preço médio desse kit instalado é de R$ 3.800,00, assim estaria com uma boa aquisição por um preço bom.
Mas é isso, o kit na verdade já comprei... mas se for para me trazer complicação realmente não vira, vou analisar isso melhor e vamos ver como isso desenrola.
Valew