Economia ou besteira

victorhhd

Novato
Olha eu aqui dinovo. :grin:

bom, a uma semana eu adquiri um a3 2002 automatico 180cv, e desde entao, eu fico pensando!
quando eu estou numa descida, eu posso colocar no "N"
e se eu colocar no "N" eu estou economisando gasolina ou nao?

Obrigado t+

RafaPR

Consultor Técnico
Não, vc não deve colocar no "n", pois isso irá desgastar mais seu câmbio.

Segundo, em ponto morto vc está gastando mais gasolina, pois com a marcha engatada a injeção percebe que está numa descida e faz cut-off, onde ela corta totalmente a gasolina do motor (pode reparar que o computadort de bordo para de marcar o consumo instantâneo).

Ou seja, se vc colocar no N e deixar o motor na lenta, ele vai estar consumindo gasolina, enquanto que com a marcha engatada ele não estará consumindo nada...

victorhhd

Novato
ahh essa do cambio eu nao sabia, mais jah o da injeçao eu jah ouvi falar, so que quando vc decha ele engatado ele perde o imbalo, ou seja, vc tem que acelerar mais para subir.
e talves isso nao gera mais gasto com a gasolina doque colocar ele em ponto morto?

ItsoJ

Novato
descida com marcha engatada é freio motor!! jamais se deve descer em banguela! Além de ser certo q não há economia de combustível, há maior desgaste do câmbio, como o outro colega falou. Então mesmo q houvesse economia, seria mínima, e não pagaria o desgaste de câmbio, e principalmente, a segurança!

RafaPR

Consultor Técnico
Vale lembrar que esse desgaste é muito mais acentuado em câmbios automáticos.

Câmbio AT jamais deve ser colocado em neutro com o carro em movimento! Isso destrói a caixa rapidinho...

e pô amigão, se vc comprou um carro turbo de 180cv e ainda por cima automático, pq vc tá procurando tanto economia?

JulioLock

Novato
aproveitando o topico para tirar uma duvida minha; e quando para o carro no farol?? tem gente q fala q fica forçando o cambio se deixar no ´´D´´ e ficar segurando o carro no freio
abraços

victorhhd

Novato
rafapr disse:
Vale lembrar que esse desgaste é muito mais acentuado em câmbios automáticos.

Câmbio AT jamais deve ser colocado em neutro com o carro em movimento! Isso destrói a caixa rapidinho...

e pô amigão, se vc comprou um carro turbo de 180cv e ainda por cima automático, pq vc tá procurando tanto economia?

nao eh que eu estou procurando tanta economia, mais estou tirando uma duvida minha, pois eu que sou leigo no assunto, achei que fosse mais economico, e nao sabia dessa da caixa de cambio.

RafaPR

Consultor Técnico
JulioLock disse:
aproveitando o topico para tirar uma duvida minha; e quando para o carro no farol?? tem gente q fala q fica forçando o cambio se deixar no ´´D´´ e ficar segurando o carro no freio
abraços

Não fica forçando não, falácias do povo, hehe.

Existem alguns câmbios que já colocam em neutro automaticamente quando o carro está parado em D e o motorista com o pé no freio. Eu sei que a caixa dos GM's faz isso (Vectra, Astra etc), a do A3 eu não conheço...

Elas fazem isso pra vc ganhar alguma economia de combustível, visto que no drive com o carro parado ainda assim a caixa "pesa" um pouco para o motor.