Dyno Day - 01/12 @Dino's Race em SBC-SP

madmax

Membro
O que é VHT mesmo?

VHT - O composto foi originado como um revestimento resistente a alta temperatura feito para a NASA pela Corporação Sperex; VHT é uma marca de propriedade da Sperex. A substânciafoi descoberta por pilotos de drag race, e a empresa começou a produzir formulações feitas especialmente para o esporte. ASperex foi comprada em 1989 por PJ Harvey, e agora faz parte da PJH Brands. VHT é usado em drag racing para aumentar a tração dos pneus ou como um selador para pistas novas ou limpas. Tem sido usado nas corridas profissionais desde 1972 .
É uma resina preta líquida e pegajosa que permanece por semanas. Tem propriedades retardantes de fogo e é hidrofugante .É geralmente pulverizado sobre a pista.
O VHT que é utilizado na NHRA e em outras ligas e provas é chamado comercialmente de VHT Trackbite Concentrate é de cor amarelada e algumas (talvez todas) dragstrips diluem com metanol para melhorar o resultado. VHT Trackbite não contém destilados de petróleo e é biodegradável quando seco.

madmax

Membro
Manoooo vcs sao teimosos, quando eu falei do dynos race jogaram umas 30 pedras em cima de mim até o marcelo falou ''só o carro de nao sei quem q nao mediu direito'' eu falei avisei msm assim.

Vou falar de novo pois eu quero ver a felicidade de todos aki...vaoo na porraaaa do Dynojet!!!!!!! eu ja falei, eu nao entendo mto de performance de audi mas eu tenho mais de 10 anos de caminhada com os nipons! Nao querendo desmerecer o max mas de novo nem se quer jogaram VHT no rolo (pelo menos ele nao escreveu, se colocaram retiro o q eu disse).

Enfim, eu nao passo o meu no sapinho pq eu sei q nao é 100%...

Piro,

Não jogam VHT no rolo pois não passou nenhum carro forte o suficiente para destracionar de quarta marcha, mas usam a quarta marcha por ter a relação mais próxima de 1:1, todos os dynos medem a potência nas rodas, pois potência realmente aferida pelo rolo/sensores, e tem dyno que trabalham com a potência nas rodas, já os dynos que trabalham com a potência no motor nunca vão ser 100%, pois software do dyno que calcula a potência sobre um formula estipulada e não o que foi realmente medido.

madmax

Membro
Pessoal,

Depois que pesquisar bastante, conversar bastante e medição novamente o meu carro tenho "resumo" porque dos 9 carros medidos 7 deram a potência abaixo do esperado e 2 ficaram dentro.
Os Audi A3 turbo trabalham com overbooster controlado pelo injeção eletrônica e ele é variável conforme a carga que é exigido do motor, por exemplo se você acelerar o seu A3 sozinho ele vai dar o pico de pressão da turbina e depois vai caindo rápido e depois se você acelerar o seu A3 turbo com 4 pessoas no carro ele vai dar o mesmo pico de pressão mais vai demorar um pouco a mais para derrubar a pressão, onde nos dois casos o motor vai ter o mesmo torque só que no segundo caso o pote^ncia vai ser maior pois a pressão da turbina vai estar maior.
Levando isso em consideração agora precisamos saber como funciona o dinamômetro da dynos race, como são dois rolos pequenos e leves possuem freios internos que aumentam a sua carga(peso), e eles estavam calibrados no sábado para trabalhar com apenas 50% de sua efeciência, onde em carros aspirados como o A3 1.8 20v não faz diferença na medição, e também em carros que trabalham com pressão fixa ou que não sejam controladas pela injeção, caso do A3 do Rafael e por isso os dois deram o potência esperado, já os outros carros turbo que utilizando a injeção original e o overbooster controlado pela injeção deram menos cavalos que esperado, pois como os rolos estavam "leves" para medição de um turbo original que a injeção controla pressão, a injeção "entendeu" da seguinte forma, ela deu pressão máxima(por isso que todos deram o torque esperado) e estava girando as rodas bem fácil a injeção derruba rapidamente a pressão, pois pude constar isso hoje, pois no sábado o meu carro deu pico de 1,5kg e a pressão caiu rapidamente para 0,9kg e depois estabilizava em 0,7kg depois dos 6000rpm até o corte e hoje com o dyno bem mais pesado ele deu os mesmo 1,5kg de pico mas a pressão caiu bem mais devagar até 1.0kg e se manteve em 0,9kg até depois dos 6000rpm até o corte. Levando em consideração este fatores os A3 turbos chipados perderam muitos cavalos, os 19% que o meu perdeu, já os A3 turbo originais também perderam mas não a mesmo porcentagem dos chipados, pois trabalham com pressão menores, onde para saber a porcentagem exata somente passando no dyno que passei.
Mas de todo esta história o que importa é passar sempre no mesmo dyno que estava regulado corretamente para saber os reais ganhos independentemente se a potência medida é 100% confiável, por exemplo o meu carro deu 200whp no dyno da Setti Racing e se eu fizer o upgrade para k04-001 e medir novamente neste dyno e der por exemplo 225whp com certeza obtive um ganho real de 25whp, independentemente da potência final atingida.

@Max vlw pela definição de VHT.

@users
Coerente o que o Max descreveu. Faz sentido e vai de encontro com o que o over disse também... e o mano Claudião tinha razão, é melhor medir sempre no mesmo dina que, apesar de eventualmente não dizer a potência real, teremos parâmetro para mensurar ganhos (ou perdas) de potência.
Que novela, hein! MAs ficou um grande aprendizado hehe

marioaoliva

Moderador
@Max vlw pela definição de VHT.

@users
Coerente o que o Max descreveu. Faz sentido e vai de encontro com o que o over disse também... e o mano Claudião tinha razão, é melhor medir sempre no mesmo dina que, apesar de eventualmente não ter a potência real, teremos parâmetro para mensurar ganhos (ou perdas) de potência.
Que novela, hein! MAs ficou um grande aprendizado hehe

Ninguem tinha potencia para usar vht, nem a a3 do Rafael...

To louco pra ver o video do meu painel (eu acho que vc filmou neh?)
videos videos videos hahaha.
Quem tiver videos do meu filho me passem por favor.
Abraçoos
To subindo pro Youtube, mas a conexão de onde estou é "muy rapida" ai provavelmente só vai acabar amanhã de manhã... Assim q estiver disponível eu posto aqui =]

Piro

Novato
Pessoal,

Depois que pesquisar bastante, conversar bastante e medição novamente o meu carro tenho "resumo" porque dos 9 carros medidos 7 deram a potência abaixo do esperado e 2 ficaram dentro.
Os Audi A3 turbo trabalham com overbooster controlado pelo injeção eletrônica e ele é variável conforme a carga que é exigido do motor, por exemplo se você acelerar o seu A3 sozinho ele vai dar o pico de pressão da turbina e depois vai caindo rápido e depois se você acelerar o seu A3 turbo com 4 pessoas no carro ele vai dar o mesmo pico de pressão mais vai demorar um pouco a mais para derrubar a pressão, onde nos dois casos o motor vai ter o mesmo torque só que no segundo caso o pote^ncia vai ser maior pois a pressão da turbina vai estar maior.
Levando isso em consideração agora precisamos saber como funciona o dinamômetro da dynos race, como são dois rolos pequenos e leves possuem freios internos que aumentam a sua carga(peso), e eles estavam calibrados no sábado para trabalhar com apenas 50% de sua efeciência, onde em carros aspirados como o A3 1.8 20v não faz diferença na medição, e também em carros que trabalham com pressão fixa ou que não sejam controladas pela injeção, caso do A3 do Rafael e por isso os dois deram o potência esperado, já os outros carros turbo que utilizando a injeção original e o overbooster controlado pela injeção deram menos cavalos que esperado, pois como os rolos estavam "leves" para medição de um turbo original que a injeção controla pressão, a injeção "entendeu" da seguinte forma, ela deu pressão máxima(por isso que todos deram o torque esperado) e estava girando as rodas bem fácil a injeção derruba rapidamente a pressão, pois pude constar isso hoje, pois no sábado o meu carro deu pico de 1,5kg e a pressão caiu rapidamente para 0,9kg e depois estabilizava em 0,7kg depois dos 6000rpm até o corte e hoje com o dyno bem mais pesado ele deu os mesmo 1,5kg de pico mas a pressão caiu bem mais devagar até 1.0kg e se manteve em 0,9kg até depois dos 6000rpm até o corte. Levando em consideração este fatores os A3 turbos chipados perderam muitos cavalos, os 19% que o meu perdeu, já os A3 turbo originais também perderam mas não a mesmo porcentagem dos chipados, pois trabalham com pressão menores, onde para saber a porcentagem exata somente passando no dyno que passei.
Mas de todo esta história o que importa é passar sempre no mesmo dyno que estava regulado corretamente para saber os reais ganhos independentemente se a potência medida é 100% confiável, por exemplo o meu carro deu 200whp no dyno da Setti Racing e se eu fizer o upgrade para k04-001 e medir novamente neste dyno e der por exemplo 225whp com certeza obtive um ganho real de 25whp, independentemente da potência final atingida.

O que vc falou do dino essa é a verdade, o problema é que eles NUNCA acertam a calibraçao la, o dynojet por exemplo se vc colocar o seu a3 vc vai ver que tem que ir até queimando embreagem pra colocar o rolo em inercia, com a adiçao do vht isso te da 100% de exigencia do motor, q é aonde entra o fato de aparecer os overbooster nos graficos e principalmente o grafico do torque fica mto fiel a verdade...
Eu nunca soube de injeçao oem que da diferentes picos de potencia, se vc me falasse q trabalhando com 1kg por ex ela da 1,5 de pico e etc etc, eu até entenderia, agora me dizer q a injeçao trabalha conforme a carga de potencia é exigida pelas rodas e ocilar os picos, eu nao consegui entender, pq em um circuito como ela vai saber distinguir quando despejar a potencia exata se a dosagem do pé a variavel a todo segundo?
Ou vc quis dizer por ex q o fato de nao sofrerem cargas as turbinas só encheram na hora de colocar o rolo em inercia depois como nao ouve dificuldades pois o rolo estava leve e em inercia as turbinas nao encheram totalmente, é isso?

De verdade eu realmente nao consegui entender se vc puder me explicar de outra forma eu agradeço

Me corrija se estiver errado!

Exemplo simples pra você testar na prática.
1ª marcha não da 100% de carga no motor, pois a marcha curta deixa o carro "leve". É mais ou menos andar no dyno sem carga..
seria isso neh madmax?

abraços

marioaoliva

Moderador
O que vc falou do dino essa é a verdade, o problema é que eles NUNCA acertam a calibraçao la, o dynojet por exemplo se vc colocar o seu a3 vc vai ver que tem que ir até queimando embreagem pra colocar o rolo em inercia, com a adiçao do vht isso te da 100% de exigencia do motor, q é aonde entra o fato de aparecer os overbooster nos graficos e principalmente o grafico do torque fica mto fiel a verdade...
Eu nunca soube de injeçao oem que da diferentes picos de potencia, se vc me falasse q trabalhando com 1kg por ex ela da 1,5 de pico e etc etc, eu até entenderia, agora me dizer q a injeçao trabalha conforme a carga de potencia é exigida pelas rodas e ocilar os picos, eu nao consegui entender, pq em um circuito como ela vai saber distinguir quando despejar a potencia exata se a dosagem do pé a variavel a todo segundo?
Ou vc quis dizer por ex q o fato de nao sofrerem cargas as turbinas só encheram na hora de colocar o rolo em inercia depois como nao ouve dificuldades pois o rolo estava leve e em inercia as turbinas nao encheram totalmente, é isso?

De verdade eu realmente nao consegui entender se vc puder me explicar de outra forma eu agradeço

Realmente foi muito facil colocar o rolo pra rodar... No dinojet tive que queimar como se estivesse em uma ladeira carregado...

MarceloA3T

Membro
Eh isso ae Piro ... ele trabalha com Target Torque... atingiu o torque máximo deu pico de pressão do turbo, e como o Rolo estava leve a central tira pressão do turbo. E como a cavalaria só vem em alta e é a multiplicação do Torque x RPM os cv estavam dando sempre abaixo no normal.

Como o Max explicou temos o vídeo do carro dele no Dina. Filmando o Manômetro o carro batia logo no inicio do RPM (3500 a 3800) 1,5 Kg de pressão e ai o rolo ja estava girando rapidamente e a pressão caia rapidamente para 1,0 e ao final do RPM estava em 0,7.

Se o rolo estive com a carga certa (mais pesado), a pressão do turbo iria se manter entre 1,2 e 1,1 até uns 5500 RPM que é onde daria os 235cv como é o esperado do carro dele.

Você viu o video do Painel do meu carro no Dina ? O dina estava leve e só de soltar a embreagem sem acelerar já dava pra colocar o rolo em movimento.

O carro invergava até os 220 no rolo como se fosse um carro de 500 cv de tão leve que estava...

madmax

Membro

Piro,

A injeção original sempre vai dar picos de pressão máxima igual, em cada marcha vai ter a sua, o que muda é o tempo de injeção manter este overbooster, um exemplo prático acelere o seu carro em uma descida e depois acelere em um subida, você vai senti uma "colocada" de banco maior na subida do que na descida, pois a central manter a pressão máxima por mais tempo e a queda de pressão será menor, mas em ambos os casos o pressão máxima e o torque máximo serão os mesmos, mas a potência no segundo exemplo será maior.