[Duvida] Top speed de 4a e 5a marcha. [A3 asp 1.8]

croido

Novato
Ola para todos,
possuo um A3 asp 2001, e uma duvida me vem sempre que viajo com o carro.

to achando a 5a marcha muito "curta"
Analisem comigo, e por favor vejam se está tudo certo
[ todas as informações são do carro com A/C desligado ]

4a marcha
3.500rpm = 110km/h +/-

5a marcha
3.000rpm = 110km/h +/-

isso está certo? a 5a marcha nao deveria dar mais velocidade nessa rotaçao ??
to achando muito pouca diferença entra as duas marchas.

outra coisa

5a marcha
top speed = 230km/h [ dando tudo do carro ]

isso está certo ? pelo que sei meu carro está apenas convertido à alcool.
 

paulobeto

Membro
em 5.marcha o meu a 3.000rpm está a exatos 120km/h porem as relações de marcha de cambio aspirado são diferentes dos carros turbo, isso é fato, porem o quanto mais pra cima ou pra baixo eu não sei.
 

MorpheuZ

Membro
no meu antigo golf gti 1.8 turbo 150 eu dava 180km de terceira, no meu audi 1.8t 150 de terceira em 140,150 ja ta em 7000giros, coisas da vw/audi
 
Srs,

Acho muito difícil um A3 com câmbio mecânico ( 150 ou 180 cv originais ou apenas chip ) dar 180km/h em 3ª marcha.Tem algo errado aí...

Já tive os dois ( ambos reprogramados para cerca de 210cv com K&N e podium ) e nenhum deles dava mais do que 150 Km/h em 3ª marcha, por volta das 6.700 rpm, bem perto do corte.

Se o Golf turbo for mecânico, não deve ser muito diferente disso.

Quanto aos modelos automáticos, não tive experiência prática para isso.

Abs,

Patrick Mello
 

paulobeto

Membro
Olá Patrick,

no meu caso eu tive 01 Audi A3 Aspirado e tô no terceiro A3 Turbo 150CV mecanico.

Todos os turbo 150CV puxam 170-180km/h tranquilo de terceira ....inclusive o meu atual.
 
Não puxam mesmo Paulo.Estou falando de carros originais ou no máximo, chipados como falei acima.

O seu carro hoje deve puxar isso, mas está todo modificado.

Os a3 turbo originais cortam com cerca de 6.800 rpm.Faça as contas com a relação câmbio/diferencial e verá que não é possível.

Nos meus dois carros ( muito parecidos por sinal ) os limites a 6.800rpm eram: 60 na 1ª, 90 na 2ª, 145 na 3ª, 210 na 4ª e cerca de 245 na 5ª.Nessa marcha, ele parava em 6.000rpm.

O meu 150cv era 2001 e o 180cv era 2003.Ambos mecânicos.Tiveram modificações significativas de câmbio nos modelos 2004 a 2006??Acho que não.

O meu S3 com os 370 cv de hoje não faz isso.Embora com 6 marchas ( mais curto ), os valores que tenho hoje são muito parecidos com os A3 acima até a 3ª marcha.A 2ª nele puxa 100km/h a 7.000rpm.Ele corta com 7.300rpm.Da 4ª em diante tem diferença.A 4ª não passa de 200, a 5ª encosta nos 240 e a 6ª leva um pouco acima dos 280km/h a cerca de 7.000rpm.

Vc alongou o diferencial dessa A3 que vc está hoje?

Abs,

Patrick Mello
 

RafaPR

Consultor Técnico
O meu ex-180cv 2001 batia 180km/h de 3a no painel sim, no corte do motor exatamente em 7 mil giros.

O motor era um APP!

Acho difícil afimar essas coisas com tanta certeza, afinal não é anormal as fábricas fazerem ajustes nas relações de marcha/diferencial conforme passam os anos.
 

paulobeto

Membro
PatrickMello1969 disse:
Não puxam mesmo Paulo.Estou falando de carros originais ou no máximo, chipados como falei acima.

O seu carro hoje deve puxar isso, mas está todo modificado.

Os a3 turbo originais cortam com cerca de 6.800 rpm.Faça as contas com a relação câmbio/diferencial e verá que não é possível.

Nos meus dois carros ( muito parecidos por sinal ) os limites a 6.800rpm eram: 60 na 1ª, 90 na 2ª, 145 na 3ª, 210 na 4ª e cerca de 245 na 5ª.Nessa marcha, ele parava em 6.000rpm.

O meu 150cv era 2001 e o 180cv era 2003.Ambos mecânicos.Tiveram modificações significativas de câmbio nos modelos 2004 a 2006??Acho que não.

O meu S3 com os 370 cv de hoje não faz isso.Embora com 6 marchas ( mais curto ), os valores que tenho hoje são muito parecidos com os A3 acima até a 3ª marcha.A 2ª nele puxa 100km/h a 7.000rpm.Ele corta com 7.300rpm.Da 4ª em diante tem diferença.A 4ª não passa de 200, a 5ª encosta nos 240 e a 6ª leva um pouco acima dos 280km/h a cerca de 7.000rpm.

Vc alongou o diferencial dessa A3 que vc está hoje?

Abs,

Patrick Mello

Olá Patrick, o meu cambio tem o diferencial original assim como as relações de marcha.

O meu puxa até o corte entre 7300 e 7400 rpm.

1: 70 km/h
2: 110k m/h
3: 170-180 km/h
4: 210 km/h
5: 272-275 km/h (260km/h reais medidos no GPS)

gpsm.jpg



abs,
PB
 
Paulo,

Seu carro está cortando bem mais tarde que os modelos originais.Esses cortam com 6.800 rpm.Não chegam nem no 7.000...

Se seu motor está forjado, ele pode girar mais, né??A reprogramação empurra o corte para onde quisermos...São cerca de 700 rpm a mais no final de cada marcha.Isso faz diferença, embora sua relação final esteja original!!

Fiquei com a sensção de que seu carro esguela a 5ª marcha, pedindo uma 6ª, hein??É possível uma caixa de S3 lá??Ao menos as relações, se livrando do problema da Quattro e agregados.

Estou falando de carros originais e com câmbio mecânico.Aqueles chips básicos não alteram o regime de corte do motor.A final que esses ganham é por conta do maior fôlego, permitindo o conta giros andar um pouco mais no final da 5ª marcha ( dos 5.400 ou 500 para uns 6.000rpm ).

Rafa,

O seu carro era mecânico??Os câmbios automáticos, inclusive o do 180 tiptronic são bem mais longos que o mecânico.dessa forma tem mais chance de chegar próximo a esses valores.Mas, como nunca acelerei forte um desses, não posso falar.

Abs,

Patrick Mello
 

paulobeto

Membro
PatrickMello1969 disse:
Paulo,

Seu carro está cortando bem mais tarde que os modelos originais.Esses cortam com 6.800 rpm.Não chegam nem no 7.000...

Se seu motor está forjado, ele pode girar mais, né??A reprogramação empurra o corte para onde quisermos...São cerca de 700 rpm a mais no final de cada marcha.Isso faz diferença, embora sua relação final esteja original!!

Fiquei com a sensção de que seu carro esguela a 5ª marcha, pedindo uma 6ª, hein??É possível uma caixa de S3 lá??Ao menos as relações, se livrando do problema da Quattro e agregados.

Estou falando de carros originais e com câmbio mecânico.Aqueles chips básicos não alteram o regime de corte do motor.A final que esses ganham é por conta do maior fôlego, permitindo o conta giros andar um pouco mais no final da 5ª marcha ( dos 5.400 ou 500 para uns 6.000rpm ).

Rafa,

O seu carro era mecânico??Os câmbios automáticos, inclusive o do 180 tiptronic são bem mais longos que o mecânico.dessa forma tem mais chance de chegar próximo a esses valores.Mas, como nunca acelerei forte um desses, não posso falar.

Abs,

Patrick Mello


uma solução simples seria trocar a 4 e 5 engrenagem por forjadas e com relação pouca coisa maior. Uma sexta marcha não traria beneficio muito claro no meu setup alem de ser bem mais complexo e caro trocar a caixa por outra. quarta e quinta forjada custa pouco. O dificil é aceitar o barulho horroroso de cambio reto, pra mim é retrocesso.
 
Acho que deve ter variooooos modelos de câmbios para as a3 mesmo sendo 150hp...

segue a relação de marchas do meu carro (a3 150 manual)

1ª 79~80 km/h
2ª 135 km/h
3ª 195 km/h
4ª ???
5ª ???

Obs. o meu está cortando com 7800 rpm.

e respondendo o primeiro post.. Acho que ta normal sim, como não é turbo nao seria necessario mais velocidade.

Abços
 
Rafael,

Esse teu carro é bem "brabo" né??Original com câmbio mecânico cortando em 7.800rpm??Nem sonhando ele faz isso_O S3 corta em 7.300 rpm..

Paulo,

No meu ponto de vista, acho que apenas alongar ainda te deixaria "na mão" no final da final.Iria esguelar do mesmo jeito, tamanho a força que vc tem aí.Acho que duas "meias-marchas" não supririam uma "inteira".Tá certo que vc vai ganhar alguma coisa, mas...

Abs,

Patrick Mello
 

chedid

Administrador
paulobeto disse:
PatrickMello1969 disse:
Paulo,

Seu carro está cortando bem mais tarde que os modelos originais.Esses cortam com 6.800 rpm.Não chegam nem no 7.000...

Se seu motor está forjado, ele pode girar mais, né??A reprogramação empurra o corte para onde quisermos...São cerca de 700 rpm a mais no final de cada marcha.Isso faz diferença, embora sua relação final esteja original!!

Fiquei com a sensção de que seu carro esguela a 5ª marcha, pedindo uma 6ª, hein??É possível uma caixa de S3 lá??Ao menos as relações, se livrando do problema da Quattro e agregados.

Estou falando de carros originais e com câmbio mecânico.Aqueles chips básicos não alteram o regime de corte do motor.A final que esses ganham é por conta do maior fôlego, permitindo o conta giros andar um pouco mais no final da 5ª marcha ( dos 5.400 ou 500 para uns 6.000rpm ).

Rafa,

O seu carro era mecânico??Os câmbios automáticos, inclusive o do 180 tiptronic são bem mais longos que o mecânico.dessa forma tem mais chance de chegar próximo a esses valores.Mas, como nunca acelerei forte um desses, não posso falar.

Abs,

Patrick Mello


uma solução simples seria trocar a 4 e 5 engrenagem por forjadas e com relação pouca coisa maior. Uma sexta marcha não traria beneficio muito claro no meu setup alem de ser bem mais complexo e caro trocar a caixa por outra. quarta e quinta forjada custa pouco. O dificil é aceitar o barulho horroroso de cambio reto, pra mim é retrocesso.

PAULO., SÓ nós no Brasil usamos estas porcarias... Lá fora, ao menos para rua, tem um monte de câmbio resistente a um preço (lá) convidativo... aqui, tem uns que vendem uns câmbios barulhentos (que não duram nada em relação a km) a preço de coisa bem feita lá fora e isso na maiora só para APs, porque pulou disso eles metem 4 vezes mais a faca... brasil (vom b minusculo mesmo) é fogo, dá até nojo as vezes.
 

paulobeto

Membro
concordo com vc Chedid.

Todos os cambios retos que vi são toscos e CARISSIMOS. Com só tem 03 "desenvolvedores" conhecidos no Brasil fora os "pé de chinelo" (nem dou nomes) a gente fica refem desses caras e o preço é absurdo.

Melhor mesmo é usar o cambio do A3 turbo e se zoar compra e instala outro igual.
 
PatrickMello1969 disse:
Rafael,

Esse teu carro é bem "brabo" né??Original com câmbio mecânico cortando em 7.800rpm??Nem sonhando ele faz isso_O S3 corta em 7.300 rpm..

Paulo,

No meu ponto de vista, acho que apenas alongar ainda te deixaria "na mão" no final da final.Iria esguelar do mesmo jeito, tamanho a força que vc tem aí.Acho que duas "meias-marchas" não supririam uma "inteira".Tá certo que vc vai ganhar alguma coisa, mas...

Abs,

Patrick Mello


Fiz uns ups nele de turbina, bomba, etc...
ele vem nos 7.800 facil facil!.

se deixar com 7.500 ficaria bom ja. mas o cara pois 7.800, entao resolvi deixar assim
 
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