Bom gente estou decidindo fazer um up no meu carro agora a dúvida é:
k4 ou k16, gostaria de saber o ganho em cada uma levando em consideração que os bicos do meu carro estão com uma vazão de + ou - 37 lbs e o q seria necessário trocar mais além da turbina.
Partindo do princípio que seu carro seja um A3 turbo 8L ( 150 ou 180, mecânico ), pensei na GT2860RS da Garrett.É chamada de "Disk Potato".É bem melhor que a K16 e custa só um pouco mais.Quanto à K04, ela é a original do S3 e é bem menor que essas outras duas que falei.Vai precisar trocar o coletor de escape ( para montar a turbina ), reprogramar a central e colocar um K&N de caixa.Para ficar completo o serviço, redimensione o intercooler, troque o downpipe por um de 3", coloque ( ou não ) catalisador esportivo e faça uma descarga completa com no mínimo 2,75" de diâmetro ( desejável 3" ).Usando Podium vai rodar uns 370cv na Garrett e uns 340cv na K16 sem risco de quebra.Se usar álcool, dá para melhorar uns 8 a 10% disso.
Pessoal, a k04 do S3 é a "k04-23", não serve no A3 sem trocar muita coisa, a que o pessoal usa como upgrade é a "k04-01", que não rende igual a do S3 não..
Tem que trocar o coletor sim.Além da K04 tem que fazer o que eu falei ( downpipe, Intercooler, descarga completa, remap, K&N de caixa e álcool ).Com Podium acho que faz um pouco menos ( uns 260/270cv ).Fazendo tudo isso, vai rodar uns 280 a 290 cv no álcool.Se for trocar só a turbina, esquece.O ganho é pequeno pois o carro vai ficar "estrangulado" para alimentar muito mais pressão.
Acho que dá para tirar mais com aquelas alterações.
Esqueci de mencionar o redimensionamento do Intercooler, que a meu ver, é uma das mais importantes alterações estruturais a serem feitas nesse projeto.
isso num geram grandes ganhos.... vc gasta muitooooooooooooooooooooooooooo mas muitooo, ai se vc gasta 1.000,00 a mais para ter 5 hp, vale a pena pegar uma turba roletada de vez.
Acredito que o interesse em investir num IC não é propriamente o ganho líquido de potência, mas melhorar o rendimento do turbo, que trabalhará mais frio, manterá por mais tempo a pegada e terá maior durabilidade...
Para grandes cavalarias (400CV ou mais) um bom IC é recomendado (mas tambem não é mandatório) e vai ter dar mais uns 15 até 20CV.
Para até 350CV ... num precisa trocar o IC não. Até esquenta um pouco a pressurização principalmente se a pressão for muito alta devido a compressor (captação de ar) ser de dimensão pequena mas não afeta nada nada o seu carro em termos de segurança. Talvez ajude na durabilidade dos componentes internos mas isso apenas se o carro estiver rodando em regime critico de alta pressão e esforço continuo.
Eu costumo dizer que IC não é uma peça que gera CVs pois é um dispositivo estático. Na verdade ao IC apenas esfria o ar que está muito quente então ele nada mais faz que Devolver aquela perda de potencia que foi perdida em energia térmica. Sem falar que IC sempre da um pouco de backpressure e vc vai ter que compensar isso aumentando 0,1 ou 0,2 na pressão da turba ...etc.
Se fosse carro para fritar em Track day então recomendaria.
Por isso acho, que até 300hps é dinheiro jogado fora ou, no mínimo, mal aplicado!
se quer mais hps, coloca de uma vez uma turba maior, tipo uma k16 ou se tiver grana uma GT2560 ou 2860RS.