[Duvida] Fiação esquentando muito, sobrecarga elétrica

fcdjalma disse:
Cara fiz umas medições e análises de temperatura e percebi que o meu chicote que liga no comutador de ignição não era original. Muito provavelmente já havia acontecido esse problema e derreteu o original sendo trocado por esse que é vendido em geral pra fox, gol, parati, golf. É o mesmo, porém os fios não são os mesmos do A3 original e percebi que esses fios desse conector não original são muito subdimensionados e eles esquentavam enquanto o fio original não. Devido esse esquentamento e derretimento da carcaça plástica o defeito vai ficando cada vez pior até torrar o conector e o comutador. Vou ser se mando alguém tentar fazer a emenda direto no fio original. Caso o não dê certo vou mandar colocar o relé como vc indicou.
Acredito que até o fio OEM é sub dimensionado pois uma vez em sua vida ele derreteu pra precisar ser trocado ne? Ngm ia trocar esse chicote sem necessidade.
Refazer o chicote com uma bitola mas grosso pode resolver sim, mas pode não resolver tambem. Sendo assim, um gasto a toa.
Tambem bati o pé pra nao colocar esse rele pois queria manter tudo OEM mas acabou sendo inevitável.

O meu medo era levar em tantas auto elétrica e tanta gente diferente fuçar no carro que acabasse colocando defeito onde nao tinha.
 

fcdjalma

Novato
Bom galera como eu tinha dito. Criei coragem hoje e fui mexer no carro observando os esquemas elétricos q postei anteriormente. Cheguei a seguinte conclusão a galera da audi colocou dois fios com secção no limite (esse vermelho e esse outro vermelho com preto que sempre derretem. São os do inicio deste post). Consegui ver o valor da secção (2,5mm²) essa secção só suporta no máximo uma corrente 21A pela norma brasileira. No entanto passa corrente nesse fio para alimentar faróis baixos, faróis altos, faroletes, lampadas traseiras, luz de ré, luz de freio e outros equipamentos eletricos do carro. Se formos somar as amperagens apenas das luzes já fica bem próximo a esses 21A somando com os outros equipamentos acredito q fica no limite por isso a longo prazo as partes plasticas do conector derretem pelo calor, ocasionando mais dificuldade pra passagem de corrente pelo comutador, haja vista o plástico derretido fazer mais resistência a passagem de corrente.

Outra coisa, caso o conector de vocês tenha derretido e vcs comprem esse que vende no mercado livre que dizem servir no audi, golf, polo, gol... Ele realmente é o mesmo conector, porém as bitolas dos fio são muito menores que os fio originais dos audis fazendo com que o esquente muito mais e derreta novamente podendo até causar um incêndio na pior das hipóteses.

Recomendo que deixe o conector original e na parte que o fio derreteu coloque uma nova porta metalica, se possivel mais grosso que o original, pra fazer a conexão com o comutador. Caso precise fazer emenda de fio coloque fio de secção de 4mm². Com essa secção não irá esquentar.

Bom pessoal o carro é muito bom, mas esse é um dos defeitos críticos. Quem usa muito o carro viajando durante a noite usando o farol alto e baixo muito tempo ou usa farol de milha e farol baixo ao mesmo tempo por muito tempo está sujeito a ter seu conector derretido. Se for em viajem e usarmos farol de milha, farol baixo e farol alto ao mesmo tempo aí é q fica no limite e começa a esquentar muito mesmo. Este foi o meu caso.
 
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