[Duvida] Fiação esquentando muito, sobrecarga elétrica

andreh2001

Novato
Olá pessoal! Sou um jovem proprietário de um Audi A3 150 cv automático. Fazem 2 meses que eu comprei o carro, bem original e conservado, mas em longas viagens, a noite, eu sintia um leve cheiro de 'fio queimado' ou plastico. Sempre achei que viesse de fora, até ontem, quando vinha de viagem (600km +-), sinto o cheiro mais forte, e quando coloco a mão sobre a coluna do volante, sinto ela muito quente. Como já estava a 10 km de casa, e era muito tarde, fui até em casa. Hoje desmontei e me deparei com o que eu acho ser o tal do 'comutador de ignição', não sei ela tem outro nome, com fios derretido.

Agora a minha duvida é: -Alguma coisa está com sobrecarga, ou em curto, mas tudo continua funcionando normalmente. Se alguem souber a pinagem desse conector, ou tiver uma luz para o meu problema, fico grato!!

Segue a foto da peça. (Notem o fio derretido)

screen capture tool

Muito obrigado!
 

andreh2001

Novato
Não tem, mas pelo que vi, já teve... Já chequei as lampadas do farol, todas de 55w. Só não consegui tempo para ver as do farol de milha.
 

Iuri

Membro
Teria que saber que fio eh esse ai..dai sim você pode saber o que ocorre..


Eu já não sei oq realmente levaria a isso..
 

roxo

Moderador
Meu caro,

Não saco muito da parte elétrica .. mas pela foto parece que teve uma gambiarra ai ... certamente é isso a origem do problema .. leva em um autoelétrico de responsa ....
 

andreh2001

Novato
Teve um sim uma 'gambiarra'. Te um dos fios que já foi soldado direto. Mas não é a origem do problema, esse fio está ok. Problema foi com outro. Abri o comutador, e dentro todos os contatos estavam ok, novinhos. Alguem tem o diagrama elétrico dessa peça?
 

andreh2001

Novato
Fiz alguns testes hoje, mas a bateria do meu multimetro acabou hehe. Testando componentes separadamente, não esquentou o fio. Tudo separado, ar condicionado, limpadores, farol baixo, milha, e farol alto. Só voltou a esquentar, quando liguei tudo junto, farol alto baixo e milha... O que me vem a mente agora, é que eu posso ter lampadas de 100w no milha. Vou verificar isso amanhã!
 

jcjrsbc

Membro
Uma vez apaguei um incêndio em um A3 8l 2000 de um amigo que colocou milha de 100w no parachoque (estilo 2001) e "esqueceu" de colocar relê. Eu não colocaria lâmpadas de 100w na instalação do milha original. Com certeza sobrecarrega. Compra led no ebay de 2000lm e 55w fica mto Bom.
 

andreh2001

Novato
Verifiquei hoje, mas infelizmente, as lampadas eram de 55w... Continuo com a duvida, porque será que quando ligo todas as luzes, aquele fio esquenta??? Alguem tem o contato do Mister M? uehueheuheuehueh
 
Comentei la no meu Post do project car hj....

Vou mandar fazer a parte elétrica do meu... revisar todos esses fios com fita isolante, mal contato, etc.... o cara vai ficar 2 dias com o carro... cobrou R$ 240,00 .... até que achei barato, pelo trabalho, e tempo....

Meu carro tem um xenon instalado PORCAMENTE.... a fiação dos faróis estão um ninho de gato.... vou mandar arrancar o xenon.... e instalar lampadas normais (brancas).... dar uma geral antes que fique na estrada por causa de um curto.... ou pior (nunca se sabe o que pode acontecer né).
 

andreh2001

Novato
O cabo que sai do conector da bateria e vai para aquela caixinha preta, que fica em cima da bateria, estava por um fio. Nunca tinha reparado nele, porque aparentemente ele estava ok... Estava dando uma geral, quando sem querer, esbarrei a mão nele, e ele se soltou. Estava com mais uma pequena ''gambis''. Feito chicote novo com um cabo novo, e tudo ok. Fiz uma viagem pequena essa noite, e estava tudo 110% de novo. Fica a dica amigos!
 
andreh2001 disse:
O cabo que sai do conector da bateria e vai para aquela caixinha preta, que fica em cima da bateria, estava por um fio. Nunca tinha reparado nele, porque aparentemente ele estava ok... Estava dando uma geral, quando sem querer, esbarrei a mão nele, e ele se soltou. Estava com mais uma pequena ''gambis''. Feito chicote novo com um cabo novo, e tudo ok. Fiz uma viagem pequena essa noite, e estava tudo 110% de novo. Fica a dica amigos!
Amigo estou exatamente com o mesmo problema. Quando ligo o milha o fio do comutador comeca a esquetar ( troquei agora o comutador e o conector dele por terem derretidos) mas o problema continua. Estou com o carro desde outubro sempre usei o milha, ate de dia e comecou segunda feira esse problema. Agora o milha so falta pegar fogo, esta com lampadas de 55w mesmo. Voce achou soluçao pro seu? o cabo da bateria foi refeito tambem por via da duvida mas continua esquentando
 

fcdjalma

Novato
andreh2001 disse:
Olá pessoal! Sou um jovem proprietário de um Audi A3 150 cv automático. Fazem 2 meses que eu comprei o carro, bem original e conservado, mas em longas viagens, a noite, eu sintia um leve cheiro de 'fio queimado' ou plastico. Sempre achei que viesse de fora, até ontem, quando vinha de viagem (600km +-), sinto o cheiro mais forte, e quando coloco a mão sobre a coluna do volante, sinto ela muito quente. Como já estava a 10 km de casa, e era muito tarde, fui até em casa. Hoje desmontei e me deparei com o que eu acho ser o tal do 'comutador de ignição', não sei ela tem outro nome, com fios derretido.

Agora a minha duvida é: -Alguma coisa está com sobrecarga, ou em curto, mas tudo continua funcionando normalmente. Se alguem souber a pinagem desse conector, ou tiver uma luz para o meu problema, fico grato!!

Segue a foto da peça. (Notem o fio derretido)

screen capture tool

Muito obrigado!
E ae amigo conseguiu resolver o problema??? Estou com o mesmo problema quando ligo o farol ou farol de milha esse mesmo fio esquenta muito. Até agora não consegui encontrar o defeito disso ;(
 
fcdjalma disse:
E ae amigo conseguiu resolver o problema??? Estou com o mesmo problema quando ligo o farol ou farol de milha esse mesmo fio esquenta muito. Até agora não consegui encontrar o defeito disso ;(
Amigo, fui em 4 auto elétricas da minha cidade, fiquei uns 2 dias em cada uma delas....procuraram no carro inteiro, peguei esquemas elétricos na NET e cheguei pegar o esquema elétrico da própria concessionaria Audi da minha cidade, o cara da oficina foi muito camarada tirou umas fotos da tele e me enviou....NADA DE ACHAR O DEFEITO. A solução foi colocar um relé no sinal de saída dos milhas no botão que liga os faróis.
 

fcdjalma

Novato
Danylo disse:
Amigo, fui em 4 auto elétricas da minha cidade, fiquei uns 2 dias em cada uma delas....procuraram no carro inteiro, peguei esquemas elétricos na NET e cheguei pegar o esquema elétrico da própria concessionaria Audi da minha cidade, o cara da oficina foi muito camarada tirou umas fotos da tele e me enviou....NADA DE ACHAR O DEFEITO. A solução foi colocar um relé no sinal de saída dos milhas no botão que liga os faróis.
Olá amigo estou com esse mesmo problema desde o começo do ano. Notei que esses fios esquentam quando ligo os farois ou milhas. Toda vez que estou com coragem tento encontrar o maldito defeito, mas até agora nada. Sigo na batalha pra tentar encontrar alguma solução que não seja colocar relé, mas to começando a acreditar que o possível curto esteja mesmo na chave que liga os faróis/milhas etc. No seu caso eram só os milhas que ocasionava o esquentamento ou os faróis também aqueciam???

Nesse site https://pt.scribd.com/doc/111951145/Esquema-Completo-Audi-A3-1996-2003# encontrei o esquema elétrico. Vou tentar encontrar o defeito a partir dele.
 
fcdjalma disse:
Olá amigo estou com esse mesmo problema desde o começo do ano. Notei que esses fios esquentam quando ligo os farois ou milhas. Toda vez que estou com coragem tento encontrar o maldito defeito, mas até agora nada. Sigo na batalha pra tentar encontrar alguma solução que não seja colocar relé, mas to começando a acreditar que o possível curto esteja mesmo na chave que liga os faróis/milhas etc. No seu caso eram só os milhas que ocasionava o esquentamento ou os faróis também aqueciam???

Nesse site https://pt.scribd.com/doc/111951145/Esquema-Completo-Audi-A3-1996-2003# encontrei o esquema elétrico. Vou tentar encontrar o defeito a partir dele.
Opa, meu caso era quando ligava os 2 juntos. So o farol nao acontecia nada, so os milhas tbm nao.
A chave do farol foi trocada tambem e manteve o problema.
Levei ate na concessionária pra uma olhada rápida sem custos e nao foi achado o defeito tambem, mas me passaram o esquema elétrico que foi checado na auto elétrica e não identificou o problema.

Acabei ficando com o rele mesmo, solucionou problema, nao criou mais nenhum por ficar fuçando demais tbm kkkk

Vai no rele, e simples, barato e confiável. Ate o técnico da concessionaria falou que o fio OEM é SUBdimencionado para o caro e que o rele ajudaria,
 

fcdjalma

Novato
Danylo disse:
Opa, meu caso era quando ligava os 2 juntos. So o farol nao acontecia nada, so os milhas tbm nao.
A chave do farol foi trocada tambem e manteve o problema.
Levei ate na concessionária pra uma olhada rápida sem custos e nao foi achado o defeito tambem, mas me passaram o esquema elétrico que foi checado na auto elétrica e não identificou o problema.

Acabei ficando com o rele mesmo, solucionou problema, nao criou mais nenhum por ficar fuçando demais tbm kkkk

Vai no rele, e simples, barato e confiável. Ate o técnico da concessionaria falou que o fio OEM é SUBdimencionado para o caro e que o rele ajudaria,
Cara fiz umas medições e análises de temperatura e percebi que o meu chicote que liga no comutador de ignição não era original. Muito provavelmente já havia acontecido esse problema e derreteu o original sendo trocado por esse que é vendido em geral pra fox, gol, parati, golf. É o mesmo, porém os fios não são os mesmos do A3 original e percebi que esses fios desse conector não original são muito subdimensionados e eles esquentavam enquanto o fio original não. Devido esse esquentamento e derretimento da carcaça plástica o defeito vai ficando cada vez pior até torrar o conector e o comutador. Vou ser se mando alguém tentar fazer a emenda direto no fio original. Caso o não dê certo vou mandar colocar o relé como vc indicou.
 
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