Skyhawk
Novato
Olá amigos,
Diante de algumas dificuldades de especialistas em câmbios desse tipo e algumas informações desencontradas informadas pelos mesmos, resolvi eu mesmo sanar o problema do meu A3 trocando as solenóides, pois pelos diagnósticos que busquei aqui e lá fora, tudo indicava que eram algumas delas as causadoras do problema. O sintoma do meu era ficar preso na primeira marcha até que a temperatura do fluido atingisse uma temperatura alta e algumas tentativas de saída, que depois ele ficava normal. Mas bastava esfriar que o problema voltava.
No VAG não acusava nenhum problema em solenóide, e sim algum problema nos sensores de rotação ou chave multifunção. Claro, o carro passava da velocidade da passagem de marcha e isso não ocorria, o que o carro entendesse que havia talvez algum problema com sensor de velocidade, pois a solenóide não estava interrompida, e sim uma possível fadiga ou travamento, assim eu presumi, pois não acusava no VAG.
Enfim, iniciei com a importação das solenóides que lá fora são bem mais baratas e também do fluido da transmissão Tiptronic "genuína", pois na Caraigá e Sorana não tinha nem previsão de chegada, mas o preço no sistema deles foi de assustar, então valia mais a pena importar os 6 litros que recebi.
Existem muitas desinformações à respeito do fluido correto desse Tiptronic... muitas dúvidas... mas através de um membro daqui que também foi mais sensato em importar os seus, fui buscar informação na Audi do fluido correto, e com o número do chassi obtive o código do fluído que importei da ECS.
Outras coisa importante a informar, é estar munido de boas ferramentas de vários tamanhos e tipos, ter boa habilidade manual, muito cuidado e limpeza ao trabalhar na substituição das válvulas, devido ser muito delicado. Os conectores, tomadinhas e etc trabalharam anos em temperaturas elevadas, portanto estão ressecados e quebram as travinhas plásticas com muita facilidade. Mas mesmo assim da para destravar com uma pequena chavinha na parte metálica dos conectores das solenóides. É muito detalhe para relatar aqui, mas quem tem experiência com mecânica e habilidades poderá fazer. Mas não incentivo ninguém à fazer, ou seja, estou só relatando resumidamente os passos de como eu fiz e possivelmente outras centenas de europeus devem ter feito, pois não é bicho de sete cabeças. Só tem que substituir a peça com problema como é feito com qualquer outra peça como uma MAF, sonda e etc!
Então resolvi partilhar com vcs aqui, tendo em vista também que há um post lá fora semelhante que me inspirou neste link: http://forums.vwvortex.com/showthread.php?1521077-Solenoid-Change-09A-Tiptronic
E sobre trocar, completar e verificar o nível do fluido aqui: http://forums.vwvortex.com/showthread.php?3748902-DIY-Drain-Refill-on-09A-Tiptronic-Transmission
Primeiro coloquei o carro nos cavaletes e nivelei o mesmo para poder aferir o fluído antes de tirar e para depois completar.
Vista inferior da tampa do corpo de válvulas, onde já soltei alguns chicotes elétricos e tubulação e afastei prendendo com "enforca gato" fixando próximo ao radiador para liberar espaço para trabalhar.
Retirei a bateria mas antes apaguei o erro do cambio com o VAG e chave do carro no bolso. Depois removi a bandeja da bateria e fui livrando espaço cuidadosamente.
Aqui eu desconectei a tomada da chave multifunção, removi a linkagem que comanda as marchas através da alavanca do cambio e depois a chave multifunção com muito cuidado. Antes de soltar as 3 porcas da chave, passei uma caneta para marcar a posição do ajuste, pra na hora de montar ficar na posição correta.
Depois disso fiz uma limpeza externa com ar comprimido e gasolina azul que tinha aqui, para quando remover a tampa, não cair areia, sujeira e outras partículas.
Aí estão as solenóides antigas no corpo de válvulas. Enquanto isso fui remover a cola junta de silicone na tampa. Para não raspar a tampa com estilete ou outra coisa, usei uma lâmina de acrílico que afiei no esmeril como uma faquinha, assim não risca nenhuma das partes.
Com muita calma comecei trocando as solenóides inferiores e fui subindo. Muita atenção com o conectores. Tem um momento que pra tirar uma solenóide do meio, precisa remover outra antes, bem como suporte de uma tomada do chicote. Evito informar os números das solenóides para não ficar muito técnico.
As novas crianças new in box...
Pronto! As novas solenóides já no lugar e borda da caixa para o assentamento da tampa já com a junta anterior limpa. Para eu fazer a limpeza com a faquinha de acrílico que fiz, para não entrar sujeiras da cola junta anterior, encobri todo o corpo de válvulas com aquele plástico filme que usamos na cozinha para alimentos. Pude limpar toda a borda e depois tirei o plástico cuidadosamente para a sujeira não entrar. Mesmo assim usei um espelhinho para fazer uma vistoria geral pelo reflexo.
Aí é onde eu disse anteriormente que para eu remover uma solenóide, tive que tirar outra e afastar o chicote.
Note que um dos parafusos está com uma pequena fenda, pois tive que fazer com um disco de corte bem superficialmente para poder rosquear com uma chave de fenda e depois dar o aperto com a chave apropriada. Foi o mais trabalhoso pois não havia espaço nem para girar com os dedos direito.
Vista inferior com tudo pronto e bordas limpas da junta anterior.
Mais é bonito demais isso! Adora mecânica e sistemas complexos!
Bom! A tampa já foi instalada com a nova junta! Lá trás antes de iniciar a abertura da tampa de válvulas, eu deixei o fluído antigo drenando por horas numa bandeija. Resultado que deu precisamente medidos 3,8litros de fluido sujo.
Agora com um tubo e funil, coloquei o genuíno fluido pro cambio tiptronic.
O fluido é esse para o tiptronic ou JF506e! Não há alternativos segundo a própria Audi! Então, coloquei o correto ou o melhor! Made in Germany! Código G 052 990 A2.
Pronto! Chapéu chinês colocado e tampinha nova adquirida no Diglio, pois fiquei com receio de quebrar pelo ressecamento como ocorreu com o gringo naquele link.
Ta aí uma comparação entre o fluido antigo e o fluido novo!
Após recoloquei os 3,8 litros de fluido e mais 100ml por minha conta! Liguei o carro ainda nos cavaletes, deixando esquentar fui passando todas as marchas freiado primeiramente e mantendo por alguns segundos para que o fluido correr por todo o sistema. Quando deu 40 graus centígrados no meu VAG, desliguei e fui verificar o nível do fluido conforme já sabemos. Estava Ok! Dei novamente a partida com as rodas suspensas ainda e quando fui passando as marchas no Tip não tive mais dúvida que o problema já era!
Finalizei o carro, peito de aço no lugar e uma voltinha! Pronto! Ficou redondinho... liso!
Aí estão as velhinhas solenóides!
Agora vamos ser feliz de novo com a máquina!
Abraços!
Diante de algumas dificuldades de especialistas em câmbios desse tipo e algumas informações desencontradas informadas pelos mesmos, resolvi eu mesmo sanar o problema do meu A3 trocando as solenóides, pois pelos diagnósticos que busquei aqui e lá fora, tudo indicava que eram algumas delas as causadoras do problema. O sintoma do meu era ficar preso na primeira marcha até que a temperatura do fluido atingisse uma temperatura alta e algumas tentativas de saída, que depois ele ficava normal. Mas bastava esfriar que o problema voltava.
No VAG não acusava nenhum problema em solenóide, e sim algum problema nos sensores de rotação ou chave multifunção. Claro, o carro passava da velocidade da passagem de marcha e isso não ocorria, o que o carro entendesse que havia talvez algum problema com sensor de velocidade, pois a solenóide não estava interrompida, e sim uma possível fadiga ou travamento, assim eu presumi, pois não acusava no VAG.
Enfim, iniciei com a importação das solenóides que lá fora são bem mais baratas e também do fluido da transmissão Tiptronic "genuína", pois na Caraigá e Sorana não tinha nem previsão de chegada, mas o preço no sistema deles foi de assustar, então valia mais a pena importar os 6 litros que recebi.
Existem muitas desinformações à respeito do fluido correto desse Tiptronic... muitas dúvidas... mas através de um membro daqui que também foi mais sensato em importar os seus, fui buscar informação na Audi do fluido correto, e com o número do chassi obtive o código do fluído que importei da ECS.
Outras coisa importante a informar, é estar munido de boas ferramentas de vários tamanhos e tipos, ter boa habilidade manual, muito cuidado e limpeza ao trabalhar na substituição das válvulas, devido ser muito delicado. Os conectores, tomadinhas e etc trabalharam anos em temperaturas elevadas, portanto estão ressecados e quebram as travinhas plásticas com muita facilidade. Mas mesmo assim da para destravar com uma pequena chavinha na parte metálica dos conectores das solenóides. É muito detalhe para relatar aqui, mas quem tem experiência com mecânica e habilidades poderá fazer. Mas não incentivo ninguém à fazer, ou seja, estou só relatando resumidamente os passos de como eu fiz e possivelmente outras centenas de europeus devem ter feito, pois não é bicho de sete cabeças. Só tem que substituir a peça com problema como é feito com qualquer outra peça como uma MAF, sonda e etc!
Então resolvi partilhar com vcs aqui, tendo em vista também que há um post lá fora semelhante que me inspirou neste link: http://forums.vwvortex.com/showthread.php?1521077-Solenoid-Change-09A-Tiptronic
E sobre trocar, completar e verificar o nível do fluido aqui: http://forums.vwvortex.com/showthread.php?3748902-DIY-Drain-Refill-on-09A-Tiptronic-Transmission
Primeiro coloquei o carro nos cavaletes e nivelei o mesmo para poder aferir o fluído antes de tirar e para depois completar.
Vista inferior da tampa do corpo de válvulas, onde já soltei alguns chicotes elétricos e tubulação e afastei prendendo com "enforca gato" fixando próximo ao radiador para liberar espaço para trabalhar.
Retirei a bateria mas antes apaguei o erro do cambio com o VAG e chave do carro no bolso. Depois removi a bandeja da bateria e fui livrando espaço cuidadosamente.
Aqui eu desconectei a tomada da chave multifunção, removi a linkagem que comanda as marchas através da alavanca do cambio e depois a chave multifunção com muito cuidado. Antes de soltar as 3 porcas da chave, passei uma caneta para marcar a posição do ajuste, pra na hora de montar ficar na posição correta.
Depois disso fiz uma limpeza externa com ar comprimido e gasolina azul que tinha aqui, para quando remover a tampa, não cair areia, sujeira e outras partículas.
Aí estão as solenóides antigas no corpo de válvulas. Enquanto isso fui remover a cola junta de silicone na tampa. Para não raspar a tampa com estilete ou outra coisa, usei uma lâmina de acrílico que afiei no esmeril como uma faquinha, assim não risca nenhuma das partes.
Com muita calma comecei trocando as solenóides inferiores e fui subindo. Muita atenção com o conectores. Tem um momento que pra tirar uma solenóide do meio, precisa remover outra antes, bem como suporte de uma tomada do chicote. Evito informar os números das solenóides para não ficar muito técnico.
As novas crianças new in box...
Pronto! As novas solenóides já no lugar e borda da caixa para o assentamento da tampa já com a junta anterior limpa. Para eu fazer a limpeza com a faquinha de acrílico que fiz, para não entrar sujeiras da cola junta anterior, encobri todo o corpo de válvulas com aquele plástico filme que usamos na cozinha para alimentos. Pude limpar toda a borda e depois tirei o plástico cuidadosamente para a sujeira não entrar. Mesmo assim usei um espelhinho para fazer uma vistoria geral pelo reflexo.
Aí é onde eu disse anteriormente que para eu remover uma solenóide, tive que tirar outra e afastar o chicote.
Note que um dos parafusos está com uma pequena fenda, pois tive que fazer com um disco de corte bem superficialmente para poder rosquear com uma chave de fenda e depois dar o aperto com a chave apropriada. Foi o mais trabalhoso pois não havia espaço nem para girar com os dedos direito.
Vista inferior com tudo pronto e bordas limpas da junta anterior.
Mais é bonito demais isso! Adora mecânica e sistemas complexos!
Bom! A tampa já foi instalada com a nova junta! Lá trás antes de iniciar a abertura da tampa de válvulas, eu deixei o fluído antigo drenando por horas numa bandeija. Resultado que deu precisamente medidos 3,8litros de fluido sujo.
Agora com um tubo e funil, coloquei o genuíno fluido pro cambio tiptronic.
O fluido é esse para o tiptronic ou JF506e! Não há alternativos segundo a própria Audi! Então, coloquei o correto ou o melhor! Made in Germany! Código G 052 990 A2.
Pronto! Chapéu chinês colocado e tampinha nova adquirida no Diglio, pois fiquei com receio de quebrar pelo ressecamento como ocorreu com o gringo naquele link.
Ta aí uma comparação entre o fluido antigo e o fluido novo!
Após recoloquei os 3,8 litros de fluido e mais 100ml por minha conta! Liguei o carro ainda nos cavaletes, deixando esquentar fui passando todas as marchas freiado primeiramente e mantendo por alguns segundos para que o fluido correr por todo o sistema. Quando deu 40 graus centígrados no meu VAG, desliguei e fui verificar o nível do fluido conforme já sabemos. Estava Ok! Dei novamente a partida com as rodas suspensas ainda e quando fui passando as marchas no Tip não tive mais dúvida que o problema já era!
Finalizei o carro, peito de aço no lugar e uma voltinha! Pronto! Ficou redondinho... liso!
Aí estão as velhinhas solenóides!
Agora vamos ser feliz de novo com a máquina!
Abraços!