roxo
Moderador
Meus caros,
Já estava com saudade de postar um diy aqui pra galera .. Sem delongas tá ai um pra quem quer trocar o cabo do acelerador.
1 - QUANDO TROCAR O CABO DO ACELERADOR:
Em situações de quebra, desgaste das borrachas de vedação e da de regulagem (onde se aloja o clip) ... como o meu estava enganchando, tinha hora que tirava o pé do acelerador e o carro ficava acelerado por um breve tempinho.
MATERIAL DE SUBSTITUIÇÃO
Para a peleja comprei o cabo da marca Cabovel, paguei R$ 20,00 pilas aqui, e pelo que me consta é um dos melhores nacionais ... realmente o material é aparentemente de ótima qualidade, segue o pacote com a referencia para o Argolas aspirado com acelerador por cabo (vejam direitinho pois tem dois modelos com comprimentos diferentes ...). no site vc vê isso direito.
JOGANDO DURO
* Aqui uma visão de como é o conjunto:
By fabioroxo at 2011-10-12
1 - Desconecte o cabo do acelerador da roldana do corpo de borboleta;
2 - Retire o clip de regulagem com muito cuidado pra ele não cair e vc ficar na mão, pra facilitar tire a mangueira de retorno dos gases do corpo de borboleta, facilita o trabalho
Aqui o danado do clip
3 - Vá desconectando o restante do cabo por onde ele passa na admissão
Vai ficar assim... repare a mangueira que tirei pra facilitar o trabalho, ela fica em cima do corpo de borboleta
By fabioroxo at 2011-10-12
4 - Agora a parte mais chatinha ... vc vai ter que desconectar o cabo na base do acelerador. Para isso vc vai ter que desmontar a guarnição a baixo do volante, não é complicado ... com jeito vc consegue. :tunts: :tunts:
4.1 - Retire a tampa do porta fusíveis
By fabioroxo at 2011-10-12
4.2 - Agora desaperte somente os quatro parafusos apontados pelas setas:
4.3 - Abaixo do volante tem mais três danados .. as setas indicam, desaperte-os sem mistério:
4.4 - Depois disso puxe a guarnição para baixo, perto dos pedais tem dois clips grandes, brancos, que só estão de apoio ... é só desconecta-los da guarnição. Baixe a peça até ter acesso às fichas de ligação da chave do farol e do plug de diagnostico... olha ai:
4.5 - Agora ficou visível e acessível à ponta e base do acelerador .. desconecte esse danado ai ...
* Aqui já com o cabo do acelerador desconectado
4.6 - Agora vc vai soltar a borracha de vedação, com uma chave de fenda vc tira essa borracha ai e retira o cabo do acelerador, não puxe pelo cabo, vc tem que tirar a borracha ...
* Aqui o Cabo Velho já retirado
* Aqui a borracha de regulagem avariada...
* Aqui o orifício para passar o cabo do acelerador do cofre do motor até o interior do argolas
4.7 - Agora passe a ponta que conecta no acelerador pelo furo e encaixe a borracha de vedação. Aconselho passar uma vaselina na borracha .. facilita ... ai tá o resultado da coisa:
MONTAGEM
1 - Já com o cabo do acelerador posicionado, encaixe ele na base do acelerador;
2 - Agora vc monta a guarnição de baixo do volante, ai é só seguir a ordem inversa da desmontagem, lembrando que não precisa de apertos excessivos os parafusos, trata-se de partes plásticas.. não vamos quebrar nada ...
3 - No cofre do motor passe o cabo do acelerador pelo mesmo local, na admissão, nos encaixes e faça esses procedimentos de regulagem do cabo de acelerador:
Sequência das operações
– Prender o cabo do acelerador no pedal do acelerador e no disco excêntrico da unidade de comando da borboleta do acelerador.
– Retirar o grampo de retenção do cabo do acelerador.
– Empurrar o pedal do acelerador para a posição de aceleração máxima.
Nota: Para tal, é necessário um segundo colaborador ou apoiar o pedal do acelerador com a barra expansiva de mola de encontro ao volante.
– Regular o cabo do acelerador mediante o reposicionamento do entalhe de encaixar no contra apoio, de modo a que se obtenha, na polia do cabo da unidade de comando da borboleta do acelerador, a posição de pleno gás.
- Conecte mangueira de retorno dos gases do corpo de borboleta
Pronto, com isso terminamos a peleja, espero que gostem desse Diy .... :legal: :legal:
Já estava com saudade de postar um diy aqui pra galera .. Sem delongas tá ai um pra quem quer trocar o cabo do acelerador.
1 - QUANDO TROCAR O CABO DO ACELERADOR:
Em situações de quebra, desgaste das borrachas de vedação e da de regulagem (onde se aloja o clip) ... como o meu estava enganchando, tinha hora que tirava o pé do acelerador e o carro ficava acelerado por um breve tempinho.
MATERIAL DE SUBSTITUIÇÃO
Para a peleja comprei o cabo da marca Cabovel, paguei R$ 20,00 pilas aqui, e pelo que me consta é um dos melhores nacionais ... realmente o material é aparentemente de ótima qualidade, segue o pacote com a referencia para o Argolas aspirado com acelerador por cabo (vejam direitinho pois tem dois modelos com comprimentos diferentes ...). no site vc vê isso direito.
JOGANDO DURO
* Aqui uma visão de como é o conjunto:
By fabioroxo at 2011-10-12
1 - Desconecte o cabo do acelerador da roldana do corpo de borboleta;
2 - Retire o clip de regulagem com muito cuidado pra ele não cair e vc ficar na mão, pra facilitar tire a mangueira de retorno dos gases do corpo de borboleta, facilita o trabalho
Aqui o danado do clip
3 - Vá desconectando o restante do cabo por onde ele passa na admissão
Vai ficar assim... repare a mangueira que tirei pra facilitar o trabalho, ela fica em cima do corpo de borboleta
By fabioroxo at 2011-10-12
4 - Agora a parte mais chatinha ... vc vai ter que desconectar o cabo na base do acelerador. Para isso vc vai ter que desmontar a guarnição a baixo do volante, não é complicado ... com jeito vc consegue. :tunts: :tunts:
4.1 - Retire a tampa do porta fusíveis
By fabioroxo at 2011-10-12
4.2 - Agora desaperte somente os quatro parafusos apontados pelas setas:
4.3 - Abaixo do volante tem mais três danados .. as setas indicam, desaperte-os sem mistério:
4.4 - Depois disso puxe a guarnição para baixo, perto dos pedais tem dois clips grandes, brancos, que só estão de apoio ... é só desconecta-los da guarnição. Baixe a peça até ter acesso às fichas de ligação da chave do farol e do plug de diagnostico... olha ai:
4.5 - Agora ficou visível e acessível à ponta e base do acelerador .. desconecte esse danado ai ...
* Aqui já com o cabo do acelerador desconectado
4.6 - Agora vc vai soltar a borracha de vedação, com uma chave de fenda vc tira essa borracha ai e retira o cabo do acelerador, não puxe pelo cabo, vc tem que tirar a borracha ...
* Aqui o Cabo Velho já retirado
* Aqui a borracha de regulagem avariada...
* Aqui o orifício para passar o cabo do acelerador do cofre do motor até o interior do argolas
4.7 - Agora passe a ponta que conecta no acelerador pelo furo e encaixe a borracha de vedação. Aconselho passar uma vaselina na borracha .. facilita ... ai tá o resultado da coisa:
MONTAGEM
1 - Já com o cabo do acelerador posicionado, encaixe ele na base do acelerador;
2 - Agora vc monta a guarnição de baixo do volante, ai é só seguir a ordem inversa da desmontagem, lembrando que não precisa de apertos excessivos os parafusos, trata-se de partes plásticas.. não vamos quebrar nada ...
3 - No cofre do motor passe o cabo do acelerador pelo mesmo local, na admissão, nos encaixes e faça esses procedimentos de regulagem do cabo de acelerador:
Sequência das operações
– Prender o cabo do acelerador no pedal do acelerador e no disco excêntrico da unidade de comando da borboleta do acelerador.
– Retirar o grampo de retenção do cabo do acelerador.
– Empurrar o pedal do acelerador para a posição de aceleração máxima.
Nota: Para tal, é necessário um segundo colaborador ou apoiar o pedal do acelerador com a barra expansiva de mola de encontro ao volante.
– Regular o cabo do acelerador mediante o reposicionamento do entalhe de encaixar no contra apoio, de modo a que se obtenha, na polia do cabo da unidade de comando da borboleta do acelerador, a posição de pleno gás.
- Conecte mangueira de retorno dos gases do corpo de borboleta
Pronto, com isso terminamos a peleja, espero que gostem desse Diy .... :legal: :legal: