[DIY] Trocando o Cabo do Acelerador

roxo

Moderador
Meus caros,

Já estava com saudade de postar um diy aqui pra galera .. Sem delongas tá ai um pra quem quer trocar o cabo do acelerador.

1 - QUANDO TROCAR O CABO DO ACELERADOR:

Em situações de quebra, desgaste das borrachas de vedação e da de regulagem (onde se aloja o clip) ... como o meu estava enganchando, tinha hora que tirava o pé do acelerador e o carro ficava acelerado por um breve tempinho.

MATERIAL DE SUBSTITUIÇÃO

Para a peleja comprei o cabo da marca Cabovel, paguei R$ 20,00 pilas aqui, e pelo que me consta é um dos melhores nacionais ... realmente o material é aparentemente de ótima qualidade, segue o pacote com a referencia para o Argolas aspirado com acelerador por cabo (vejam direitinho pois tem dois modelos com comprimentos diferentes ...). no site vc vê isso direito.

DSC06158.JPG


DSC06159.JPG


JOGANDO DURO

* Aqui uma visão de como é o conjunto:

n200172.png

By fabioroxo at 2011-10-12

1 - Desconecte o cabo do acelerador da roldana do corpo de borboleta;

2 - Retire o clip de regulagem com muito cuidado pra ele não cair e vc ficar na mão, pra facilitar tire a mangueira de retorno dos gases do corpo de borboleta, facilita o trabalho

Aqui o danado do clip

DSC06172.JPG


3 - Vá desconectando o restante do cabo por onde ele passa na admissão

Vai ficar assim... repare a mangueira que tirei pra facilitar o trabalho, ela fica em cima do corpo de borboleta

dsc06171l.jpg

By fabioroxo at 2011-10-12

4 - Agora a parte mais chatinha ... vc vai ter que desconectar o cabo na base do acelerador. Para isso vc vai ter que desmontar a guarnição a baixo do volante, não é complicado ... com jeito vc consegue. :tunts: :tunts:

4.1 - Retire a tampa do porta fusíveis

dsc06162f.jpg

By fabioroxo at 2011-10-12

4.2 - Agora desaperte somente os quatro parafusos apontados pelas setas:

DSC06163.JPG


4.3 - Abaixo do volante tem mais três danados .. as setas indicam, desaperte-os sem mistério:

DSC06164.JPG


4.4 - Depois disso puxe a guarnição para baixo, perto dos pedais tem dois clips grandes, brancos, que só estão de apoio ... é só desconecta-los da guarnição. Baixe a peça até ter acesso às fichas de ligação da chave do farol e do plug de diagnostico... olha ai:

DSC06165.JPG


4.5 - Agora ficou visível e acessível à ponta e base do acelerador .. desconecte esse danado ai ...

DSC06166.JPG


* Aqui já com o cabo do acelerador desconectado

DSC06169.JPG


4.6 - Agora vc vai soltar a borracha de vedação, com uma chave de fenda vc tira essa borracha ai e retira o cabo do acelerador, não puxe pelo cabo, vc tem que tirar a borracha ...

DSC06170.JPG


* Aqui o Cabo Velho já retirado

DSC06173.JPG


* Aqui a borracha de regulagem avariada...

DSC06174.JPG


* Aqui o orifício para passar o cabo do acelerador do cofre do motor até o interior do argolas

DSC06175.JPG


4.7 - Agora passe a ponta que conecta no acelerador pelo furo e encaixe a borracha de vedação. Aconselho passar uma vaselina na borracha .. facilita ... ai tá o resultado da coisa:

DSC06176.JPG


DSC06177.JPG


MONTAGEM

1 - Já com o cabo do acelerador posicionado, encaixe ele na base do acelerador;

2 - Agora vc monta a guarnição de baixo do volante, ai é só seguir a ordem inversa da desmontagem, lembrando que não precisa de apertos excessivos os parafusos, trata-se de partes plásticas.. não vamos quebrar nada ...

3 - No cofre do motor passe o cabo do acelerador pelo mesmo local, na admissão, nos encaixes e faça esses procedimentos de regulagem do cabo de acelerador:

Sequência das operações

– Prender o cabo do acelerador no pedal do acelerador e no disco excêntrico da unidade de comando da borboleta do acelerador.

– Retirar o grampo de retenção do cabo do acelerador.

– Empurrar o pedal do acelerador para a posição de aceleração máxima.

Nota: Para tal, é necessário um segundo colaborador ou apoiar o pedal do acelerador com a barra expansiva de mola de encontro ao volante.

– Regular o cabo do acelerador mediante o reposicionamento do entalhe de encaixar no contra apoio, de modo a que se obtenha, na polia do cabo da unidade de comando da borboleta do acelerador, a posição de pleno gás.

- Conecte mangueira de retorno dos gases do corpo de borboleta

Pronto, com isso terminamos a peleja, espero que gostem desse Diy .... :legal: :legal:

:cool: :cool:
 

roxo

Moderador
Meus caros...

Pois é.... cambada de sacanas ... to vendo aqui muitos entendidos em vaselina ... rsrsrsrs ... no mais aproveitem Diy ....
 
Dei umas esticadas hoje e o cabo do acelerador bugou, e ficou acelerando sozinho. Abri o capô, e o acelerador a cabo estava com uma folguinha, mexi no pedal e ele voltou a posição original. Devo me preocupar com isso?
 

roxo

Moderador
GuilhermeCavalli disse:
Dei umas esticadas hoje e o cabo do acelerador bugou, e ficou acelerando sozinho. Abri o capô, e o acelerador a cabo estava com uma folguinha, mexi no pedal e ele voltou a posição original. Devo me preocupar com isso?

Meu Caro,

Coisa antiga esse DIY .. ainda bem que serve como fonte de ajuda .....

Se deu defeito é interessante que vc corrija, pois certamente vai acontecer novamente.
 
Meus caros,

Já estava com saudade de postar um diy aqui pra galera .. Sem delongas tá ai um pra quem quer trocar o cabo do acelerador.

1 - QUANDO TROCAR O CABO DO ACELERADOR:

Em situações de quebra, desgaste das borrachas de vedação e da de regulagem (onde se aloja o clip) ... como o meu estava enganchando, tinha hora que tirava o pé do acelerador e o carro ficava acelerado por um breve tempinho.

MATERIAL DE SUBSTITUIÇÃO

Para a peleja comprei o cabo da marca Cabovel, paguei R$ 20,00 pilas aqui, e pelo que me consta é um dos melhores nacionais ... realmente o material é aparentemente de ótima qualidade, segue o pacote com a referencia para o Argolas aspirado com acelerador por cabo (vejam direitinho pois tem dois modelos com comprimentos diferentes ...). no site vc vê isso direito.

DSC06158.JPG


DSC06159.JPG


JOGANDO DURO

* Aqui uma visão de como é o conjunto:

n200172.png

By fabioroxo at 2011-10-12

1 - Desconecte o cabo do acelerador da roldana do corpo de borboleta;

2 - Retire o clip de regulagem com muito cuidado pra ele não cair e vc ficar na mão, pra facilitar tire a mangueira de retorno dos gases do corpo de borboleta, facilita o trabalho

Aqui o danado do clip

DSC06172.JPG


3 - Vá desconectando o restante do cabo por onde ele passa na admissão

Vai ficar assim... repare a mangueira que tirei pra facilitar o trabalho, ela fica em cima do corpo de borboleta

dsc06171l.jpg

By fabioroxo at 2011-10-12

4 - Agora a parte mais chatinha ... vc vai ter que desconectar o cabo na base do acelerador. Para isso vc vai ter que desmontar a guarnição a baixo do volante, não é complicado ... com jeito vc consegue. :tunts: :tunts:

4.1 - Retire a tampa do porta fusíveis

dsc06162f.jpg

By fabioroxo at 2011-10-12

4.2 - Agora desaperte somente os quatro parafusos apontados pelas setas:

DSC06163.JPG


4.3 - Abaixo do volante tem mais três danados .. as setas indicam, desaperte-os sem mistério:

DSC06164.JPG


4.4 - Depois disso puxe a guarnição para baixo, perto dos pedais tem dois clips grandes, brancos, que só estão de apoio ... é só desconecta-los da guarnição. Baixe a peça até ter acesso às fichas de ligação da chave do farol e do plug de diagnostico... olha ai:

DSC06165.JPG


4.5 - Agora ficou visível e acessível à ponta e base do acelerador .. desconecte esse danado ai ...

DSC06166.JPG


* Aqui já com o cabo do acelerador desconectado

DSC06169.JPG


4.6 - Agora vc vai soltar a borracha de vedação, com uma chave de fenda vc tira essa borracha ai e retira o cabo do acelerador, não puxe pelo cabo, vc tem que tirar a borracha ...

DSC06170.JPG


* Aqui o Cabo Velho já retirado

DSC06173.JPG


* Aqui a borracha de regulagem avariada...

DSC06174.JPG


* Aqui o orifício para passar o cabo do acelerador do cofre do motor até o interior do argolas

DSC06175.JPG


4.7 - Agora passe a ponta que conecta no acelerador pelo furo e encaixe a borracha de vedação. Aconselho passar uma vaselina na borracha .. facilita ... ai tá o resultado da coisa:

DSC06176.JPG


DSC06177.JPG


MONTAGEM

1 - Já com o cabo do acelerador posicionado, encaixe ele na base do acelerador;

2 - Agora vc monta a guarnição de baixo do volante, ai é só seguir a ordem inversa da desmontagem, lembrando que não precisa de apertos excessivos os parafusos, trata-se de partes plásticas.. não vamos quebrar nada ...

3 - No cofre do motor passe o cabo do acelerador pelo mesmo local, na admissão, nos encaixes e faça esses procedimentos de regulagem do cabo de acelerador:

Sequência das operações

– Prender o cabo do acelerador no pedal do acelerador e no disco excêntrico da unidade de comando da borboleta do acelerador.

– Retirar o grampo de retenção do cabo do acelerador.

– Empurrar o pedal do acelerador para a posição de aceleração máxima.

Nota: Para tal, é necessário um segundo colaborador ou apoiar o pedal do acelerador com a barra expansiva de mola de encontro ao volante.

– Regular o cabo do acelerador mediante o reposicionamento do entalhe de encaixar no contra apoio, de modo a que se obtenha, na polia do cabo da unidade de comando da borboleta do acelerador, a posição de pleno gás.

- Conecte mangueira de retorno dos gases do corpo de borboleta

Pronto, com isso terminamos a peleja, espero que gostem desse Diy .... :legal: :legal:

:cool: :cool:
Boa tarde amigo
Estou com uma dúvida tremenda sobre qual cód do cabo comprar, ninguém sabe informar com certeza, esse que vc colocou serve na 2005 1.8 20v aspirada?
Valeu
 
Topo