[DIY] Polimento dos faróis

igortrigo

Novato
Bom dia pessoal, sou novo aqui no fórum e resolvi compartilhar com vocês uma coisa que sempre me incomodou, mas que tinha medo de fazê-la sozinho: o polimento dos faróis. Como vocês sabem, com o passar do tempo os faróis tendem a ficar amarelados devido ao desgaste do verniz, deixando nosso carro com um aspecto de velho, além de prejudicar a iluminação. Pois bem, resolvi tentar ao invés de gastar entre 80 e 100 reais para fazer o polimento em algum lugar especializado.

Materiais utilizados:
-Lixa d'água 1200
-Lixa d'água 2000
-Pano seco
-Verniz automotivo em spray
-Cera automotiva
(Ao todo gastei cerca de 30 reais)

Primeiramente, limpei o farol e retirei toda a sujeira existente. Feito isso, iniciei o processo de polimento com a lixa d'água 1200, lixando de maneira uniforme e lembrando sempre de mantê-la molhada para não danificar o farol. Sequei bem para verificar se faltava alguma parte e logo em seguida utilizei a lixa mais fina (lixa d'água 2000) para dar melhor acabamento. Se tudo foi feito de maneira correta, seu farol deve ter ficado assim:
UNNgugU.jpg

Não se assuste com o resultado, esse aspecto de embaçado ira sumir após os próximos passos. :susto:
Resolvi inovar para dar o acabamento final. Li em diversos lugares, pessoas falando para utilizar massa de polir para dar brilho no farol, mas tem um pequeno problema... com o passar do tempo, a massa de polir tende a perder o efeito, fazendo com que o farol volte a ficar como na imagem acima. Assim, você teria que passar novamente a massa de polir e fazer isso periodicamente. Caso você tenha um pouco de habilidade, utilize o verniz automotivo, mas se não quiser arriscar, melhor ficar na massa de polir mesmo.
Eu preferi utilizar o verniz para dar um efeito mais duradouro, mas antes tomei os devidos cuidados:
UWGaXQO.jpg

BKLhNlw.jpg

Depois de passar o verniz, aguardei a secagem por 5 minutos (pode variar de um produto para o outro) para passar a segunda demão. Após secar novamente, verifiquei se precisava de uma terceira demão e o resultado final, depois de passar cera automotiva para dar mais brilho, foi esse:
wqltAmz.jpg

ZbFozCo.jpg

RSAHRtA.jpg

Espero que tenham gostado, até a próxima. :valeu:

Mto legal! Um dia eu ainda me arrisco... Fez tudo não mão ou tem politriz/lixadeira pra ajudar? Acho que se bater a massa de polir, limpar e dai jogar o verniz fica melhor e mais duradouro ainda...

JoelMSS

Novato
Caraca, ficou lindo!
Muito bom!!!
Tambem achava que era por dentro que acontecia esse problema.
Ja sei o que fazer agora qnd amarelar.

Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk

igortrigo

Novato
victorarrabal disse:
Mto legal! Um dia eu ainda me arrisco... Fez tudo não mão ou tem politriz/lixadeira pra ajudar? Acho que se bater a massa de polir, limpar e dai jogar o verniz fica melhor e mais duradouro ainda...
Fiz tudo a mão! Pode ser que aumebte a durabilidade mesmo... Da próxima vez eu tento e posto novamente

igortrigo

Novato
JoelMSS disse:
Caraca, ficou lindo!
Muito bom!!!
Tambem achava que era por dentro que acontecia esse problema.
Ja sei o que fazer agora qnd amarelar.
Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk
Quando fizer, não se esqueça de postar o resultado rsrs
Abraços

Fiz o polimento dos meus Farois também, porém fiz diferente, pois os mesmos estavam ruins por dentro também!
Desmontei os dois farois, retirei as lentes e fiz o polimento por dentro e por fora com um produto especial de polir farois da Meguiairs.

Esse procedimento de passar verniz eu nao sabia... Obrigado pela dica, na proxima eu passo o verniz!
abrasssss

Henrique Antunes disse:
Fiz o polimento dos meus Farois também, porém fiz diferente, pois os mesmos estavam ruins por dentro também!
Desmontei os dois farois, retirei as lentes e fiz o polimento por dentro e por fora com um produto especial de polir farois da Meguiairs.

Esse procedimento de passar verniz eu nao sabia... Obrigado pela dica, na proxima eu passo o verniz!
abrasssss
É mto difícil abrir o farol?

igortrigo

Novato
Henrique Antunes disse:

abrasssss
Entendi, ainda bem que o meu era só por fora, deu menos trabalho hahaha qual o nome do produto? É sempre bom saber

JulioRJ

Membro
Cara se possível coloca uma foto do "antes" de tudo porque eu poli o meu (sem verniz) e ainda está uma porcaria... estou achando que é por dentro mas e a preguiça de desmontar o carro todo pra tirar? rsrs

por favor acha uma foto do antes ai, se tiver igual o meu vou polir novamente

O produto se chama PlastX da Meguiars.

Para tirar as lentes do farol precisa tirar os parafusos que fixam a lente que ficam perto do pisca.
E depois tem que aquecer toda a volta da lente com soprador termico ou secador de cabelo, pois existe uma cola preta ali que parece um pinche.
vai derretendo e passando estilete e puxando a lente... eu demorei uns 20 min pra tirar cada lente.
abrass

Guihx3

Membro
Eu mandei fazer. paguei 80 reais para polirem o par. Deu uma boa limpada, mas ainda vejo que amarelo... tem solucao???

gabrielm

Novato
Não ficou explicado...tu passou o verniz (qual?) depois das lixas? E depois cera? Não usou nada pra polir no fim?

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

dumoraaes

Novato
Pessoal, eu fiz no meu.

Melhorou bastante, mas nada de impressionante. Acredito que pra ficar perfeito somente desmontando e fazendo todo o trabalho no lado de dentro da lente.
Mas pra quem não tem coragem de abrir seus faróis originais, já melhora bastante.

Em breve posto uma foto do resultado.

dumoraaes disse:
Pessoal, eu fiz no meu.

Melhorou bastante, mas nada de impressionante. Acredito que pra ficar perfeito somente desmontando e fazendo todo o trabalho no lado de dentro da lente.
Mas pra quem não tem coragem de abrir seus faróis originais, já melhora bastante.

Em breve posto uma foto do resultado.
posta foto do resultado ai!!! to tomando coragem para fazer no meu !