Andrefis
Membro
Bom pessoal recentemente tive problema no comutador de ignição, inicialmente tinha apenas suspeitas. Portanto decidi eu mesmo retirar o volante, painel inferior e painel do volante, tudo com a ajuda do ELSA. Retirado tudo, a suspeita foi confirmada o comutador ignição estava com mau contato, pois às vezes o carro ligava e às vezes não dava nada, nem o motor de partida girava. Foi só trocar o comutador que foi resolvido o problema.
Resolvi então fazer um tutorial de como retirar o volante e zerar o erro do Airbag, caso aconteça. O procedimento é bem simples, acredito que qualquer pessoa tomando os devidos cuidados pode executá-lo.
Ferramentas necessárias:
_ Chave Torxs T55
_ Chave Torxs T30
_ Chave de fenda bem fina (uma faca também serve)
_ Chave hexagonal 10 mm
_ Cabo VAG ou VCDS, e notebook
Primeiramente "retire" os dois parafusos, com a chave T30, que ficam atrás do volante, um de cada lado:
OBS: O parafuso não sai, ele apenas afrouxa para que a capa do volante junto com o Airbag saia.
Retire o conector preso ao volante apertando as travas dos dois lados. Observe a indicação da trava, a outra fica do outro lado.
Atenção agora para retirar o conector do airbag. Use a chave de fenda fina para retirar a trava (uma faca também pode ser utilizada):
Com a trava retirada:
Agora puxe o conector que ele sairá com facilidade.
O próximo passo será a retirada do parafuso do volante com uma chave T55 e uma chave hexagonal para fazer o braço de alavanca. Antes de girar o parafuso observe as marcações que tem no parafuso e no volante:
Retirado o parafuso, é só puxar o volante que ele estará fora. Preste atenção que o volante e a rosca tem marcações para que ao voltar o volante, o mesmo não fique desalinhado:
Volante fora:
Para montar de volta, basta repetir o processo inverso, lembrando sempre das marcações para que as mesma estejam nas posições iguais a que estavam antes. Os conectores também têm suas posições corretas. Atenção para o conector do Airbag: ele tem duas travas, uma amarela como indicado no início do procedimento e outra azul mostrada a seguir:
Para colocar de volta empurre até ele entrar e depois conecte a trava amarela.
Como pode ser visto o procedimento é bem simples, porém pode gerar um erro no módulo do Airbag. Neste que realizei não gerou erros, até liguei a ignição com o airbag desplugado e nada de gerar erros. Caso o erro seja gerado será bem simples limpar através do VAG ou VCDS. Irei mostrar como zerar pelo VCDS.
Ao iniciar o programa vá em "Select":
Vá em "15-Airbags":
Clique em "Fault Codes - 02":
Se tiver gerado algum erro, irá aparecer. Para zerar é só clicar em "Clear Codes - 05". Caso não tenha gerado irá aparecer a seguinte mensagem:
Quando o erro no Airbag é gerado, a luz no painel irá ficar acesa indicando que o mesmo tem algum possível problema. Se vc tiver realizado todo este procedimento e o erro for gerado, basta limpá-lo através do VAG ou VCDS. Caso continue gerando o erro verifique se você conectou o plug do airbag corretamente.
Então é isso, espero que tenha sido proveitoso para vocês. É meu primeiro DIY, por isso peço desculpas por alguns erros...
Resolvi então fazer um tutorial de como retirar o volante e zerar o erro do Airbag, caso aconteça. O procedimento é bem simples, acredito que qualquer pessoa tomando os devidos cuidados pode executá-lo.
Ferramentas necessárias:
_ Chave Torxs T55
_ Chave Torxs T30
_ Chave de fenda bem fina (uma faca também serve)
_ Chave hexagonal 10 mm
_ Cabo VAG ou VCDS, e notebook
Primeiramente "retire" os dois parafusos, com a chave T30, que ficam atrás do volante, um de cada lado:
OBS: O parafuso não sai, ele apenas afrouxa para que a capa do volante junto com o Airbag saia.
Retire o conector preso ao volante apertando as travas dos dois lados. Observe a indicação da trava, a outra fica do outro lado.
Atenção agora para retirar o conector do airbag. Use a chave de fenda fina para retirar a trava (uma faca também pode ser utilizada):
Com a trava retirada:
Agora puxe o conector que ele sairá com facilidade.
O próximo passo será a retirada do parafuso do volante com uma chave T55 e uma chave hexagonal para fazer o braço de alavanca. Antes de girar o parafuso observe as marcações que tem no parafuso e no volante:
Retirado o parafuso, é só puxar o volante que ele estará fora. Preste atenção que o volante e a rosca tem marcações para que ao voltar o volante, o mesmo não fique desalinhado:
Volante fora:
Para montar de volta, basta repetir o processo inverso, lembrando sempre das marcações para que as mesma estejam nas posições iguais a que estavam antes. Os conectores também têm suas posições corretas. Atenção para o conector do Airbag: ele tem duas travas, uma amarela como indicado no início do procedimento e outra azul mostrada a seguir:
Para colocar de volta empurre até ele entrar e depois conecte a trava amarela.
Como pode ser visto o procedimento é bem simples, porém pode gerar um erro no módulo do Airbag. Neste que realizei não gerou erros, até liguei a ignição com o airbag desplugado e nada de gerar erros. Caso o erro seja gerado será bem simples limpar através do VAG ou VCDS. Irei mostrar como zerar pelo VCDS.
Ao iniciar o programa vá em "Select":
Vá em "15-Airbags":
Clique em "Fault Codes - 02":
Se tiver gerado algum erro, irá aparecer. Para zerar é só clicar em "Clear Codes - 05". Caso não tenha gerado irá aparecer a seguinte mensagem:
Quando o erro no Airbag é gerado, a luz no painel irá ficar acesa indicando que o mesmo tem algum possível problema. Se vc tiver realizado todo este procedimento e o erro for gerado, basta limpá-lo através do VAG ou VCDS. Caso continue gerando o erro verifique se você conectou o plug do airbag corretamente.
Então é isso, espero que tenha sido proveitoso para vocês. É meu primeiro DIY, por isso peço desculpas por alguns erros...