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[ DIY ] Como retirar o volante (fotos)

Iniciador do tópico #1
Bom pessoal recentemente tive problema no comutador de ignição, inicialmente tinha apenas suspeitas. Portanto decidi eu mesmo retirar o volante, painel inferior e painel do volante, tudo com a ajuda do ELSA. Retirado tudo, a suspeita foi confirmada o comutador ignição estava com mau contato, pois às vezes o carro ligava e às vezes não dava nada, nem o motor de partida girava. Foi só trocar o comutador que foi resolvido o problema.

Resolvi então fazer um tutorial de como retirar o volante e zerar o erro do Airbag, caso aconteça. O procedimento é bem simples, acredito que qualquer pessoa tomando os devidos cuidados pode executá-lo.

Ferramentas necessárias:

_ Chave Torxs T55
_ Chave Torxs T30
_ Chave de fenda bem fina (uma faca também serve)
_ Chave hexagonal 10 mm
_ Cabo VAG ou VCDS, e notebook



Primeiramente "retire" os dois parafusos, com a chave T30, que ficam atrás do volante, um de cada lado:



OBS: O parafuso não sai, ele apenas afrouxa para que a capa do volante junto com o Airbag saia.

Retire o conector preso ao volante apertando as travas dos dois lados. Observe a indicação da trava, a outra fica do outro lado.



Atenção agora para retirar o conector do airbag. Use a chave de fenda fina para retirar a trava (uma faca também pode ser utilizada):



Com a trava retirada:



Agora puxe o conector que ele sairá com facilidade.

O próximo passo será a retirada do parafuso do volante com uma chave T55 e uma chave hexagonal para fazer o braço de alavanca. Antes de girar o parafuso observe as marcações que tem no parafuso e no volante:





Retirado o parafuso, é só puxar o volante que ele estará fora. Preste atenção que o volante e a rosca tem marcações para que ao voltar o volante, o mesmo não fique desalinhado:



Volante fora:



Para montar de volta, basta repetir o processo inverso, lembrando sempre das marcações para que as mesma estejam nas posições iguais a que estavam antes. Os conectores também têm suas posições corretas. Atenção para o conector do Airbag: ele tem duas travas, uma amarela como indicado no início do procedimento e outra azul mostrada a seguir:



Para colocar de volta empurre até ele entrar e depois conecte a trava amarela.


Como pode ser visto o procedimento é bem simples, porém pode gerar um erro no módulo do Airbag. Neste que realizei não gerou erros, até liguei a ignição com o airbag desplugado e nada de gerar erros. Caso o erro seja gerado será bem simples limpar através do VAG ou VCDS. Irei mostrar como zerar pelo VCDS.

Ao iniciar o programa vá em "Select":



Vá em "15-Airbags":



Clique em "Fault Codes - 02":



Se tiver gerado algum erro, irá aparecer. Para zerar é só clicar em "Clear Codes - 05". Caso não tenha gerado irá aparecer a seguinte mensagem:



Quando o erro no Airbag é gerado, a luz no painel irá ficar acesa indicando que o mesmo tem algum possível problema. Se vc tiver realizado todo este procedimento e o erro for gerado, basta limpá-lo através do VAG ou VCDS. Caso continue gerando o erro verifique se você conectou o plug do airbag corretamente.

Então é isso, espero que tenha sido proveitoso para vocês. É meu primeiro DIY, por isso peço desculpas por alguns erros...
 
#2
Belo Tópico,, fiz um trampo desses tempos atraz no Golf,, para trocar tb o miolo,,,é muito tenso para quem faz pela primeira vez,,
e medo que dá de mexer no air bag desmontado tão de perto..

o ideal é desligar bateria,, assim nem precisa passar vag

esse tópic deve ser fixado !
 
Iniciador do tópico #4
@ASCG eu fiz o procedimento sem desligar a bateria e também não gerou erros do Airbag. Acredito que o erro é gerado ao andar com o veículo. Da primeira vez que tirei, andei com o volante sem o airbag até o eletricista pra ter certeza que o problema era no comutador. Desta vez o erro gerado ficou gravado no módulo (ficando a luz do Airbag acesa no painel), então só zerando via VCDS que apagou.
 
#11
Gracas a este tutorial, tomei coragem e troquei o comutador de ignicao... Como postado pelo Andrefis, fiz o passo-a-passo da retirada do volante e desmontei os acabamentos (5 parafusos), o mais dificil que achei foi a retirada do plug do comutador...como o espaco e meio pequeno, tem um "jeitinho" aonde ele acaba saindo...bem tenso, mas peca trocada e + uns trocados no bolso! valeu Andrefis!!
 
Iniciador do tópico #15
Leandro_cwb disse:
Retirou o plug da bateria pra fazer o serviço?

Preciso trocar meu volante que é de um TIP para um sem TIP.
Fiz o serviço sem desconectar a bateria. Acredito que a comunicação do airbag com o módulo só é feita com a ignição ligada...
 
#16
Andrefis, tudo bem?
Muito bom o tutorial=DIY.
Eu sou novo aqui, novo mesmo! Acabei de adquiri um Audi A3 1.8/2005. Único dono. 127 mil/km original. Revisão em concessionária até os 89 mil/km. Prefeito. Todas as notas fiscais de serviços/peças/pneus/tudo!!! Manual ... Blá ... Blá ... O cara/ex dono é enjoado. Bota enjoado nisso ... eu levei 4 horas pra pagar ele. Ele deu outras 15 voltas ao redor do carro pra me entregar. Na verdade ele $$$ nem precisava me vender. Ele anunciou e não torceu para aparecer vendedor. Como fui bacana com ele e paciente o negócio evoluiu. Mas, vamos ao que interessa.

Eu queria, se vc puder me ajudar, saber algumas coisas.
To viajando aqui.
O que é DIY?

Esse tal cabo que vcs conectam no A3 onde eu compro?

O que é VAG/VCDS?

Eu já andei enviando mensagens, mas to achando o pessoal morno demais. Eu sou do pessoal do GTS/GTI e lá o negócio ferve. Mas, cara, eu andei num A3 baleado numa loja aqui e mudei meu conceito. A muito tempo atrás (Agosto do ano passado) um vendedor de uma dos meus carros disse pra mim. - O dia que vc andar num AUDI vc vai esquecer o GOL. Batata!!!

Bem, aqui na minha cidade tem um 1.8 T 2005 Mec. que estão pedindo 26 mil, mas tá cheio de gato na lata pra pegar. Único dono. Aí com receio de turbina e tale coisa ... optei pelo normal 1.8. Tava superior de lata e interior.

Cara to ficando chato, []s e obrigado.
 
Iniciador do tópico #17
E ae @[member="Luis_Fernando"] seja bem vindo ao Forum. Audi é top demais, não dá pra comparar com Gol mesmo. srsrsrsrsr é outro nível.
Parabéns pela aquisição. Ainda bem que vc optou por um inteiro, pq se pegar um com cheios de gato, o sonho se torna pesadelo, mesmo sendo aspirado ou turbo.

Vamos lá:

DIY é nada mais nada menos que um faça você mesmo. Tem muitas coisas que dão para ser feitas em casa mesmo ao invés de levar em alguém. É mais pra quem gosta.
Eu mesmo curto fazer essas paradas... Esses dias tirei o teto solar para tirar um barulhinho, depois do serviço que pensei em fazer um DIY, mas não deu...

VAG/VCDS é um programa, que vc instala no pc, que vem junto com um cabo para ligar no audera. Com isso vc consegue obter todas as informações dos módulo do carro.
Muitos problemas no carro são detectados pelo vag, se não forem pode te dar um norte para a resolução do problema. Para ser mais direto é um scanner que os mecânico tem em suas oficinas, porém bem mais acessível para nós. Se eu não me engano o mano @[member="mfractal"] vende esse cabo. É de fundamental importância ter um em casa.

A galera do forum é gente boa e prestativa, porém final de semana a parada aqui fica devagar mesmo... rsrsrsrss
Mas sempre tem gente para poder ajudar como pode.
 
#18
Andrefis, boa noite novamente!

Vou contactar o Mfactral. Vou comprar o cabo.

Eu usei, como te disse, o ifinterface/CarProg2 e vou contactar o Mfactral pra ver se compensa mandar pra mim por ele ou direto do site ECS.

Vi correia e rolamento. Será que comprando qq marca vindo dos EUA é melhor que comprar aqui?

O meu nem foi carro mexido. Tem nota fiscal de td! Hoje já tirei o gato do estepe (que é original Firestone/Firehawk 205/60/15) ...

Ah! Falando nisso será que compensa colocar pneus 205/50/15 ou 195/55/15??? Acho que 195 pode ficar feio/fino. To achando o 205/60/15 muito pachotão no carro.

[]s, obrigado e vamos nos falando.
 
Iniciador do tópico #19
@[member="Luis_Fernando"] comprando nas lojas aqui fica bem mais caro. Trazendo de fora fica bem mais barato se não for taxado pela receita.
Digamos que do Mfractal fica no meio termo em termos de preço, porém se vc não tiver tempo pra correr atrás compre com ele.
A galera do forum tem boas recomendações dele.

Já com relação a pneu, acredito que é mais uma questão de gosto. Eu costumo colocar na medida original.
Coloque essa dúvida lá em manutenção pra ver o que a galera opina.

Abraço!