DIY Cold Air Intake profissa By ANJ

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
Bem galera, há alguns meses eu venho estudando uma forma de melhorar a entrada de ar do filtro inbox nos nossos carros.
Pra quem nunca teve a curiosidade de ver por onde o ar entra ali eu esclareço: Fica colado ao para-barro da roda dianteira esquerda, uma entrada com um gargalo bem apertado, e se já não fosse ruim por isso ainda tem o fato de o para-barro praticamente tampar a entrada de ar quase toda (sendo q o ar que chega ali é bem precário, haja vista estar no topo do paralamas com o farol, lataria, parachoque, buzina..TUDO ISSO ALI NA FRENTE impedindo de um bom ar fresco chegar até a entrada do filtro.

aqui a peça que prende no paralamas e entra no filtro (bem estreito e mal posicionado dentro da caixa de rodas)
yxnv.jpg


Bemmmm, descontente com tudo isso, uma vez que eu gasto dinheiro pra caralho pro desempenho desse carro tá sempre no alto, resolvi bolar uma forma de aumentar o fluxo de ar pro filtro, e um ar que fosse mais fresco tbm!

Utilizei uma mangueira corrugada de aluminio (dessas q a gente usa na chaminé do aquecedor a gas residencial) de 3 polegadas (70mm) e outra de 60 mm.

xy4g.jpg


A de 70 mm a gente posiciona na entrada da caixa do filtro, e da acabamento apertando as abas da mangueira pro alto pra assentar legal na parte interna da caixa do filtro.
Externamente é só usar essa fita adesiva de aluminio tbm própria pra essas chamines de aquecedor.

5c0j.jpg

srvf.jpg


A mangueira de 3 polegadas apesar de bem grossa, ela tbm é maleável o suficiente pra fazer uma curva de 90° e recortar o restante. Feito isso é só passar a mangueira de 60 mm por entre a bateria e os fios do farol e descer la pra parte inferior do parachoque (no spoiler) onde com fitas Hellermann vc pode prender ela onde achar melhor.
A conexão da mangueira de 60mm e o cotovelo 90° de 70mm é feita manualmente mesmo ali do lado da bateria (não prendi com fita pois elas se encaixam bem, aparentemente a caixa do filtro nao fica puxando ar do cofre nessa junção 60mm-70mm de uma mangueira com a outra) .....E tambem deixei solto para que no caso de chuva eu possa desconectar facilmente a mangueira de 60mm do cotovelo de 70mm nao correndo assim o risco do CAI funcionar como um aspirador de líquido numa possivel rua alagada onde a agua passe a altura do spoiler.

oxbc.jpg

dbk4.jpg


Lembrando que a mangueira ela é corrugada, logo com bastante maleabilidade e eu tenho bastante recurso pra alongar ou recolher ela o quanto eu quiser, e trabalhar com ela da forma que eu quiser
hfam.jpg

odbi.jpg

ou até mais aberto do que nesta ultima foto girando ele bem pra frente do carro!

Tenho certeza que a entrada do ar agora está BEM MAIS AMPLA e FRESCA do que antes com aquela peça naquele lugar lá perdido dentro do para lamas!

Tá, mas ficou feio pra caralho isso ai que vc bolou Júnior!
- FODA-SE!! Meu carro não tem que agradar a ninguem além de mim mesmo, e eu to muito satisfeito com o resultado.
 

rastaoks

Novato
Queridão,

Achei uma bela iniciativa pois a admissão dos nossos carros é péssima,

Muito cuidado com os dias de chuva!

Abração
 

prisco

Novato
Gostei, já pretendia fazer um esquema assim tbm já que foi comprovado no Dyno que a caixa do filtro, mesmo com K&N, rouba 10cv com a K04.
 

André Brugnerotto

Hellspeed69
No meu eu simplesmente arranquei fora aquela peça ali, realmente analisando da pra ver que ela só serve para reduzir o barulho, se deixar sem ela acredito que ja ajude na pegada.

Sem o duto ao partir o carro frio a bomba de ar faz um barulho alto sem aquela peça, e também ao pisar aumenta o ronco do motor. faz tipo um bóó, semelhante aos filtros esportivos (so que mais baixo claro)

e o Pro é que da pra escutar um leve espirro nas trocas de marcha sem a peça rsrs


se vc for analisar, aonde o filtro de ar puxa ar (sem o duto que vc mostrou) já é um bom lugar, com o carro em movimento o ar passa por ali e ja resfria, no transito pode ser que de uma piorada mas pq mais cvs no transito rs...


@Júnior

O ar não ta assoviando ao acelerar o carro parado? mangueiras enrugadas tendem a fazer um assovio ao passar ar em velocidade

melhor posição pro seu sistema é na entrada de ar perto do farol de neblina, ai sim posso dizer que facilitaria a entrada de ar pro motor
 

fatcho

Membro
uma pergunta esse tubo não dobra fácil???
pois na ultima imagem mostra ele para fora em baixo e nada de suporte atras dele para evitar q gire para trás...
como o @[member='Andre_Hellspeed'] citou será q não tem como fazer isso vindo do farol de milha???
 
@Júnior sempre pensei em algo para melhorar a respeito disso...adorei a sua ideia, vou até tentar coloca-la em prática,
mas ao invés de usar a fita irei usar silicone, para ficar mais clean, será que segura a mangueira ?

abração...e parabéns pela iniciativa...
 

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
Tirar o farol de milha e botar a entrada da mangueira??? Nem pensar...deixa o farol de milha ali!
Pra colocar no espaço do lado do farol de milha (em baixo do sensor de temperatura externa) teria que retirar fora a buzina e o suporte dela, pois é exatamente ali que ela se encontra! Eu tentei algo ali sim mas não rolou.
 

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
@Júnior sempre pensei em algo para melhorar a respeito disso...adorei a sua ideia, vou até tentar coloca-la em prática,
mas ao invés de usar a fita irei usar silicone, para ficar mais clean, será que segura a mangueira ?

abração...e parabéns pela iniciativa...
Obrigado brother.
Olha, acho que BASTAAAAAANNNTE silicone deve segurar sim.
ou então aquelas colas PU de parabrisa. Essa com ctz vai segurar MUITO!!! Eu até tenho aqui em casa, mas aquilo pra tirar depois é brabissimo.
 

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
uma pergunta esse tubo não dobra fácil???
pois na ultima imagem mostra ele para fora em baixo e nada de suporte atras dele para evitar q gire para trás...
como o @[member='Andre_Hellspeed'] citou será q não tem como fazer isso vindo do farol de milha???
então brouw, como eu mencionei no primeiro post, ali em baixo ele tá preso com fita Hellerman. Num dá pra se mexer sozinha não, só se usar a mão pra dobrar (abrir ou fechar ela)
 

André Brugnerotto

Hellspeed69
Tirar o farol de milha e botar a entrada da mangueira??? Nem pensar...deixa o farol de milha ali!
Pra colocar no espaço do lado do farol de milha (em baixo do sensor de temperatura externa) teria que retirar fora a buzina e o suporte dela, pois é exatamente ali que ela se encontra! Eu tentei algo ali sim mas não rolou.

Por do lado dos neblinas, assim como é a tomada de ar do intercooler, colocar apontada para a frente força entrar ar com o vento, digamos que ajuda.
 

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
Por do lado dos neblinas, assim como é a tomada de ar do intercooler, colocar apontada para a frente força entrar ar com o vento, digamos que ajuda.
Se vc reparar bem, vai ver que suas buzinas estão ali (pelo menos as minhas ficam ali). Logo, não dá pra passar nada por ali.
A não ser q se mude as buzinas de lugar - coisa q realmente me deu vontade de fazer, mas to meio sem cabeça de ficar bolando um novo lugar pra elas-
 

kikohonda

Membro
Muito maneiro Junior... parabéns pelo post!!!

Ainda não desmontei minha caixa de ar e não sabia dessa restrição toda...

E como ficou o resultado na prática? Achou que deu uma melhoradinha no desempenho? E o barulho do carro mudou?

Abração parceiro!
 

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
Muito maneiro Junior... parabéns pelo post!!!

Ainda não desmontei minha caixa de ar e não sabia dessa restrição toda...

E como ficou o resultado na prática? Achou que deu uma melhoradinha no desempenho? E o barulho do carro mudou?

Abração parceiro!
coé Kiko, belezinha muleke??
cara, uma coisa posso ja afirmar:
espetei o VAG no carro e fui dar uma volta. Em marcha lenta com certeza ele ja está admitindo mais ar que o normal (os numeros de leitura de massa de ar lida pelo MAF ja estão acima dos parametros basicos q ele mostra ali - a faixa em q deveria estar funcionando...tipo deveria estar lendo de 1,7 até 2,7 g/s de ar...ele já ta lendo 2,9-3,0).
A temperatura do intake tbm cai rápido uns 4 graus pelo menos assim que eu começo a rodar...

Mas em movimento eu não tenho como ficar olhando pro notebook e acompanhando o volume de ar nem a temperatura no intake em tempo real sacoé!?!? Ou eu olho pra rua ou olho pro note! hehehehheeh
Preciso de um navegador pra me ajudar no banco do carona :hehehe2: Vom bóra???
pensei em levar Daniella comigo pra BR mas porra, ela e ninguem vai ser a mesma coisa...vai dizer q eu to maluco q ficar acelerando na BR com o notebook ligado é coisa de doido...rs enfim


Barulho não notei nada diferente não.
 

André Brugnerotto

Hellspeed69
coé Kiko, belezinha muleke??
cara, uma coisa posso ja afirmar:
espetei o VAG no carro e fui dar uma volta. Em marcha lenta com certeza ele ja está admitindo mais ar que o normal (os numeros de leitura de massa de ar lida pelo MAF ja estão acima dos parametros basicos q ele mostra ali - a faixa em q deveria estar funcionando...tipo deveria estar lendo de 1,7 até 2,7 g/s de ar...ele já ta lendo 2,9-3,0).
A temperatura do intake tbm cai rápido uns 4 graus pelo menos assim que eu começo a rodar...

Mas em movimento eu não tenho como ficar olhando pro notebook e acompanhando o volume de ar nem a temperatura no intake em tempo real sacoé!?!? Ou eu olho pra rua ou olho pro note! hehehehheeh
Preciso de um navegador pra me ajudar no banco do carona :hehehe2: Vom bóra???
pensei em levar Daniella comigo pra BR mas porra, ela e ninguem vai ser a mesma coisa...vai dizer q eu to maluco q ficar acelerando na BR com o notebook ligado é coisa de doido...rs enfim

Barulho não notei nada diferente não.


Cara o VAG faz LOG dos valores, é só vc clicar em LOG depois em sTART que ele vai armazenando todos o valores em um arquivo, depois é só abrir o arquivo e ver os valores ou até mesmo gerar grafico com eles por outro programa! :heiehei:
 

della

Membro
Tá, mas ficou feio pra caralho isso ai que vc bolou Júnior!
- FODA-SE!! Meu carro não tem que agradar a ninguem além de mim mesmo, e eu to muito satisfeito com o resultado.
Rolei de rir com essa parte! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!
Sprayzinho preto fosco ia melhorar bem a aparência, mas DÚVIDO que tu ia ter coragem irrrrmão...

Editado por della, retirado termo pejorativo.
 

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
Sabia que vc ia gostar menino Dellazis!!!!
Hahahaha Hahahaha
Spray preto fosco é até uma coisa bem tranquila de fazer pra dar uma dixavada mesmo na parada.

Agora, só acho meio mó nada a ver tu sugerir que as paradas que eu faço são porcas.
Cada um se diverte com o que tem certo!?

Se houvesse alguma solução pronta pra melhorar a tomada de ar da caixa do filtro inbox, até eu cogitaria de comprar. Mas não existe. Eu fiz a minha e to compartilhando. Aceito sugestões pra melhorar a idéia.

Dai se gostaram ou não já num é comigo. Gostou beleza, ...num gostou, passa amanhã.
 

ASCG

Novato
@Júnior

Curti,,, como eu uso K&N para o meu aspro, qualquer sopro à mais de vida é bem vinda ! kkkkkkkk
 

della

Membro
Sabia que vc ia gostar menino Dellazis!!!!
Hahahaha Hahahaha
Spray preto fosco é até uma coisa bem tranquila de fazer pra dar uma dixavada mesmo na parada.

Agora, só acho meio mó nada a ver tu sugerir que as paradas que eu faço são porcas.
Cada um se diverte com o que tem certo!?

Se houvesse alguma solução pronta pra melhorar a tomada de ar da caixa do filtro inbox, até eu cogitaria de comprar. Mas não existe. Eu fiz a minha e to compartilhando. Aceito sugestões pra melhorar a idéia.

Dai se gostaram ou não já num é comigo. Gostou beleza, ...num gostou, passa amanhã.
Tem razão, minha zueira soou pejorativa. Me desculpe!

Não acho seu serviço porco não, pelo contrário, você tem é muita boa vontade e ideias bacanas gastando muito pouco ou quase nada.

Abraço,
 

freple

Membro
Eu curti sua idéia....ela aparenta ser mto eficiente.....aí a estética é qstão de ir melhorando de pouquinho em pouquinho....
uma dúvida: será q esse tubo não "fecha" qdo vc soca o pé?!? pq o carro vai estar demandando uma grande qtdade de ar e talz....pensei até em fazer isso q vc fez c/ as mangueiras de silicone rígido estilo Sanco, Autobahn, etc...

A propósito, eu tentaria realocar as buzinas e colocaria a tubulação virada pra frente do carro, ao lado do milha. A buzina do meu S3 está presa mais pro meio do PC próximo do símbolo da Audi
 

Andr3T

Membro
Com o carro com pouca preparação isso ai segura as pontas, mas um motor com lá seus 350cv puxando ar, a pressão atmosférica vai comprimir esse tubo ai.
 
Topo