Depois de anos de namoro estou pensando em encarar, me ajudam?

Dan Rittner

Membro
Olá pessoal, tudo bem?

Por anos venho namorado um A3 1.8T 180cv, agora pintou a necessidade de um segundo carro aqui em casa (sou só eu e a patroa). Atualmente temos um C4 VTR que pegamos com 62k e todas as revisões feitas na Citroen, somos o segundo dono e só fizemos manutenção preventiva (troca de oléo, filtros e pastilha), o carro está conosco a um ano, está com 78k e é só alegria, apesar de todo mundo ter falado que era bucha!

Na época o seguro evitou que eu fosse atrás de um A3, mas agora como já tenho o seguro no C4 (que foi R$ 2500) acredito que os valores melhorem.

Bom gostaria de algumas dicas pra compra-lo. Digamos que meu orçamento está na faixa de 26.000, o carro tem que ter teto, couro e xenon.
Ele ou o C4 vai ter que ir pra rua, pois devo viajar com o carro além de atender clientes. E aí surge a primeira questão:

Cuidando direito, ele aguenta o pau?

Mecânico ou Tiptronic? (Eu prefereria tiptronic, para trabalhar é mais fácil). A performance de ambos muda muito? E manutenção?

Consumo? O C4 aqui em São José dos Campos, onde não há trânsito faço 10.5km/l com ar.

Como vocês fazem com a questão do seguro?

Quais as recomendações que fazem sobre o carro e na hora da compra?

Minha outra opção seria um Focus Ghia ou ainda PUG 307 (ambos automático)

Agradeço a ajuda de todos e muito obrigado!

chedid

Administrador
aguenta muito pau, se bem cuidado e pegar um que não tenha sido muito judiado!! mecanico, tip e outros dão muito problema...
seguro é porblema se for turbo... eu pago cerca de 3k..e isso que tenho 34 anos e tenho pontuação máxima...

AS555N

Membro de Honra
Bom, manual ou Tip......... vai depender de como vc vai querer o carro, se quer com xenon original vai ter que ser Tip porque manual com xenon é mais raro que mulher com 3 peitos, tem um colega aqui do clube vendendo um zerado manual com xenon mas é muito difícil de encontrar e com certeza ele ta cobrando o preço da conservação e da exclusividade e se tiver o valor pedido por ele mergulha porque é uma Raridade, particularmente o primeiro que vi com cruise control e xenon originais e se tiver som bose é um dos mais completos que ja vi.

Em questão de durabilidade ambos em bom estado duram bastante e não quebra, de vez enquando acontece um problema mais sério mas dependendo da procedência do carro isso não vai acontecer, praticamente ja tive 4 A3; 150 Auto, 180 Tip e 2 180 manual, e com nenhum deles eu fiquei na mão ou tive que levar no mecânico porque quebrou numa segunda de manhã

Em questão de preço de manutenção o Tip pesa bem mais, enquanto em um manual vc gasta de R$1500,00 a R$2000,00 em uma troca de embreagem (manutenção corretiva) no Tip vc vai gastar em uma manutenção do câmbio uns R$3000,00 a R$4000,00 (Óleo quase 1000, Filtro 250, Solenoides 1250 a 1500 e M.O pelo menos 800, isso fazendo uma manutenção preventiva) de resto ambos gastam basicamente o mesmo.

Na questão da performance perde pouco, mas com certeza o manual proporciona uma tocada mais rápida e mais esportiva, no Tip vc troca as marchas mas seria a mesma coisa que acelerar um automático normal e ir mudando manualmente 1....2....3 (Não recomendado mas muitas vezes acontece) quem espera de um Tip a grudada de embreagem se engana, isso não acontece e mesmo assim vc apenas pseudo-controla a mudança, na verdade o câmbio muda sozinho em giro alto e reduz se o giro abaixa demais e vc só consegue trocar de marcha depois de 1500~2000 giros, na minha opinião acho um pouco frustrante.

Consumo acredito que seja entre 9,5 e 10 Km/l (pelo menos o meu é isso de 500 a 570 Km com tanque de 55 Litros (usáveis 48 a 50 litros sem deixar morrer na reserva) e com uma bela performance, geralmente ninguém acredita mas eles são econômicos de usados com moderação heheheh.

Bom....seguro é um problema, tem até de 11.000,00 por ano heheheh mas tem gente aqui que paga 2.500,00 a 3.000,00, eu particularmente tenho seguro Auto-Fácil a 110 reais por mês com Ituran mas seguro mesmo só se não acharem o carro, aí recebo a Fipe, contra batida e etc.. não.

Tem muito tópico no clube sobre dicas na hora da compra, dá uma estudada porque são vários pontos a serem observados, agora numa boa.....Peugeot e Ford é PICA....manutenção caríssima e creio não durem a metade de um A3.

Espero ter ajudado e aos donos de Tip se escrevi alguma coisa errada me perdoem, parei no orçamento de uns 2 anos atrás mas creio que não melhorou muito.

Abraço
Renato

Aguenta o pau sim o meu tem 162 mil km já e toma pau direto, arrancada tracy day viaje pra praia direto, mas tb a cada 5mil km to na mecânica trocando óleo e revisando alguma coisa..

Tip é muito mais confortável eu tenho um manual e não toco essa tocada esportiva pelo conforto, agora pelo que eu vejo pessoal falando manutenção do Tip sai bem mais salgada..

Eu faço na cidade 9.2, 9.3.. com ar ligado..

Não tenho seguro, tenho só um multiassistencia qualquer coisa, tenho 21 anos então seguro pra mim ficou valor fora da realidade..

Se possível leve ele em uma mecânica levante, ve se o antigo proprietário tem alguns documentos das revisões anteriores, procure particular eu não gosto de carro de picareta, agora no Fórum que não falta é dica

Eu não trocaria meu 180 nunca pelas outras opções ele anda mais e tem o mesmo conforto ou melhor..

gahbriel

Novato
Serio que os tips são tão problemáticos assim?

Infelizmente são. Estou com o meu a pouco mais de 1 ano, e o Tip. dá umas falhadas, já sei que vai dar merda, mas... o amor pelo a3 é maior hehe vou arrumar todo ele e casar. Se vc estiver disposto a casar, vai firme! Mas pode ter certeza, se estiver interessado em revenda, vai de mecânico, muito menos dor de cabeça. Não se esqueça que com 26k vc vai pegar um carro com mais de 10 anos e bem rodado.

kassiu

Novato
Cara, eu ainda não tenho meu A3, mas estou na busca pela audera perfeita.

A minha contribuição é:

Se quer um A3 e se preocupa com manutenção, com 26k você não vai encontrar.
Desculpa ser direto assim mas é a realidade.
Quem tem audi bom na mão sabe o valor que o carro tem e não vende barato.

Quanto ao seguro, faça cotação no site Bidu Seguros, eles fazem cotações em diversas seguradoras e te dão resposta na hora.

E não compra audi por impulso, a pressa é inimiga nesse momento. (e em quase todos os outros momentos da vida)

Dicas que estão me ajudando muito:

Procure um carro com manual e chave reserva de preferência com histórico de manutenções.
Verifique a tampa do óleo, se tiver borra, é mau sinal.
Se for TURBO peça para alguém acelerar em 2500 a 3000 giros e veja se sai fumaça ou qualquer outra porcaria no escapamento. (dica do fórum valiosa demais e funciona)
Verifique se ao andar no carro se os bancos estão fazendo barulho (sinal de mau uso).
Veja se a bandeja do motor tem manchas de óleo.
Verifique se já foi batido.
NÃO COMPRE AUDI SEM ANTES PASSAR NO SCANNER VAG COM. (e mais, passe no scanner, peça pro mecânico - de confiança é claro - zerar os erros se tiver, dê uma volta e passe de novo no scanner)
Veja se a KM não foi baixada.
Veja se o carro não é de Track Day.

Enfim....
São coisas que eu to fazendo antes de comprar o meu, e se você tiver paciência, faça também, não se arrependerá depois e poderá utilizar a grana economizada em manutenção para fazer futuros ups no carro! eheheheheh

PS.: Sou chato e perfeccionista e ainda por cima pão duro. kkkkkkkkkk

Abraço e boa sorte na caminhada.

merotti

Membro
Eu acho que com R$26.000 é praticamente impossível encontrar um 180cv + teto + xenon OEM que esteja em bom estado de conservação, pelo o menos aqui no Paraná onde eu moro.

Jhow©®™

Membro
Ah e mais, passe longe daquele cambio AL4 da PUG/Citroen, vc vai termais dor de cabeça ainda...ainda mais no consumo, tem que andar muuuito na manha, pra conseguir algo entre 7 a 8,0 km/l!

MegaJEDI

Moderador
Fala Dan! cara tenho meu A3 a uns 3 messes e foi meu primeiro carro!!! estou muito feliz com ele! :risada:

o meu eh um 1.8 aspirado manual 2004/2005, nunca tive problemas com ele ainda, troquei oleo, filtro de oleo e pastilhas.

como o pessoal disse, esse valor de 26k achar um A3 1.8T com teto e xenon, vai ser dificil em, pois o meu paguei exatos 26k com 83km rodado, hj ta com 86km rodado, so uso ele de fds e de vez em quando pra trabalhar, faz em media de 9.3 a 9.8 km por litro com ar ligado, acho q ta fazendo bem ate!

abraço e boa sorte ae na busca!!

Dan Rittner

Membro
Valeu as dicas pessoal, no Webmotors tem bastante coisa nessa faixa de 26 a 30k.

Sobre o PUG realmente o AL4 é uma desgraça. E quanto ao Focus, isso sim é um senhor carro!

Abs

gmiranda

Novato
O tip é ótimo se bem cuidado. O meu é que nem você quer, tip, com xenon OEM, tem até o estepe de liga! Mas o câmbio é bom pra caramba, e acho difícil alguém conseguir trocar de marcha mais rápido hahahaha. Se você quer conforto, pega o tip, mas se prepara bem antes, certifique-se esta bem cuidado antes, senão...

Dan Rittner

Membro
Caramba estou com uma dúvida cruel agora entre mecânico e tip. Aliás dá pra ter a mesma esportividade no tip?

Outra coisa, podem me dizer a cronologia do A3, tipo o que muda do 2003 pro 2005, do 2001 pro 2004?

E S3 vale a pena? Ou a manutenção é caríssima?

E quais os ups que dá pra fazer segurança? Dá pra chegar nos 220cv, com tranquilidade?

Dan Rittner

Membro
Como estou pesquisando para comprar o meu A3, pintou essa dúvida.

Obviamente, são os 30 cavalos, mas o que mais muda de um carro pro outro?

Tipo, seria todo 150 um 180 sem reprogramação?

Todo 150 pode virar um 180?

E acessórios o que muda?

Eu havia criado um tópico sobre isso, mas a administração fechou. Infelizmente mesmo usando a busca e procurando por termos como diferença e diferença entre 150 e 180 não achei nada a respeito.

freple

Membro
os cabeçotes são diferente do 150 e do 180....acabamento interno, SNME tb muda, mas detalhezinhos...rodas tb mudam...o meu 180 05/ 06 tem o "T" vermelho do "1.8T"...

qto ao S3....é outro papo...se A3 ta complicado encontrar íntegro....se prepare pra ir pro garimpo literalmente qdo o assunto é S3!! eu estava nesse garimpo dos S3...

[]´s

Dan Rittner

Membro
Mas já li que em alguns casos o 150 é até mais fácil pra fazer ups devido ao módulo que uso, correto?
Já ando planejando inclusive a compra de uma K04 em março.
De opcionais o que muda? Ou são só detalhes estéticos?

Se alguém souber algo bom a venda em São Paulo, me avisem!

[ ]'s man ...

Thomas

Administrator
Dellinha não tava vendendo o seu?!?! kkk

manda mp para o Della, quem sabe não rola uma negociação.

Além disso da uma vasculhada nos classificados, sempre tem alguém que deixou o anuncio e ainda não vendeu a caranga.. as vezes algum te interessa!

Abração