Defeito na troca das marchas

totolati

Novato
Eu sei que tem uma seção para cambio AT, mas estou intrigado com esse problema que meu carro apresenta desde que comprei o bixano.

2 meses com o carro ele simplesmente parava de trocar marchas, ou seja, ficava em primeira e não trocava pra segunda em diante. Dava pra sentir que ele soqueava as marchas.
Mas bastava desligar o carro por uns minutos que ele voltava ao normal.


Como não sabia nada sobre o a3, levei o carro na revenda, que encaminhou para uma oficina.
Lá o câmbio foi ''consertado'', e como eu ando com o carro todos os dias, mas não em trechos não muito extensos, parecia ter resolvido.

Bastou pegar uma praia e descer 100km pro litoral e o problema voltou.
Eu sempre parava o carro, desligava, esperava e voltava a dirigir.
As vezes o problema voltava rapidamente na mesma estrada, outras vezes sumia.

Depois de muita pesquisa, vi outros usuários com esse problema, e alertavam sobre o carro entrar em modo de emergencia.
Também fiz o teste de esticar essa primeira marcha, pra ver oq acontecia, resultado, ele trocava as marchas, lá por 6krpm, no soco, mas trocava.
Engraçado que pra reduzir a marcha, parecia normal.

Nao tem aviso no painel, já foi zerado erros, mas o problema persiste.
Percebi agora que o problema acontece em trajetos longos, ou em trechos onde o carro está com rotação mais alta, ou seja, em alta velocidade, ou em marcha lenta, em lugares com muitas lombadas ou congestionamentos.
Ou quando pego uma estrada e estico o bixano, ultrapassagens e tal.

Sei que a melhor opção é levar em uma oficina de cambios, mas já estou pensando até na possibilidade de outra coisa travar o cambio.
Ultimamente meu carro apresentou muitos problemas e tem muito mecanico que não entende e te empurra defeitos que não existem.

Oq mais dizem é que o óleo da caixa esquenta e sobe, e a ''sujeira'' acaba trazendo esse problema.

O carro esta sendo usado com o MAF desligado, pois encomendei um novo original de fora e ainda não chegou.

Desculpem pelo texto longo mas é que isso vem de muito tempo.
Eu imagino que um problema no cambio não seria intermitente dessa forma.
O carro simplesmente apresenta o defeito e depois fica normal.
 

AureoJr

Novato
Bom dia, amigo não se se enquadra esse seu problema no que eu vou comentar agora, em um tópico aqui no forum mesmo, foi descutido isso a umas semanas atrás, mais em um câmbio tip, e a primeira marcha simplesmente nao trocava tbm.. na ocasião o rapaz desligava o carro e depois ligava de novo e funcionava normalmente, ai depois disso so trocava as marchas quando o carro atingia os 90º.. resumindo, foi na oficina e verificou que os selenoides das 1º, 2º e 3º marchas estavam desgastados o que gerava a demora na troca de marcha..
imagino que ele volte ao normal pelo fato dele chegar aos 90º...

abraços
 
Topo