Defeito Cavalete (Camshaft Bridge) EA888 2.0 TSI Gen1 e Gen2 - Risco PT no Motor

Certo, vou passar esse feedback a ele... ele me disse q colocando n teria B.O. Vou falar com ele pra me precaver de problemas com ele.... Se ele me garantir né... se não quem vai abrir esse motor é ele.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Pois o que pode parecer ok agora sem garantir é os detritos estarem no cárter e conforme vai rodando, comer bronzinas, indo para as camisas, eixos balanceadores, mancais etc. Entendo que o custo é bem elevado de se abrir o motor e checar, mas é um risco que se corre.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pessoal, a idéia deste tópico é alertar aos proprietário de motores 2.0 TSI Gen1 e Gen2 da família EA888, o qual possue um cavalete chamado internacionalmente de Camshaft Bridge ou Camshaft Bracket cujo o código comum é (06H103166G).
Uma vez que houve várias atualizações, ou seja, 06H103166F, 06H103144J, 06H103144K, ..., porém nenhuma delas resolveu o problema por definitivo que ocorre ao se romper um pré-filtro que há na peça. Filtro esse que segundo relatos tem a "função" de evitar a contaminação de partículas do óleo para o comando de admissão. O engraçado é que para os novos TSI ela foi removida!
Essa tela (screen) é chamada nos EUA de "O Beijo da Morte", pois é questão de tempo para se romper e quando acontece meu amigo, é um abraço, sendo os TSI que chegaram no Brasil começam a ter mais quilometragem, logo esse problema é uma bomba relógio, pois é fato que irá acontecer se não tentar se precaver.
O problema só foi resolvido para os Gen3 em diante onde foi removida a tela (pré-filtro) e a válvula de retorno, porém não é compatível com as gerações anteriores, uma vez que as novas gerações possuem os dois comandos (escape e admissão) variáveis.

O link abaixo fala um pouco sobre o problema:
http://www.minhsautocare.com/audi-vw-cam-bridge-screen-problem/

Abaixo um TSB que houve:
http://www.vagarena.fi/index.php?action=dlattach;topic=7992.0;attach=18843

Vamos lá, sintomas iniciais do problema:

1) Barulho por cerca de 2 segundos onde fica o cavalete originado do variador de fase do comando de admissão em toda a partida frio ou se o carro fica cerca de 20 minutos desligado, ou seja, tempo suficiente para o óleo descer completamente para o cárter, já que a peça já está danificada e o óleo não é retido mais na galeria do cavalete, ou porque a tela esta entre a válvula de retorno ou porque a esfera da válvula de retorno já se soltou com o rompimento da carcaça que a aloja.

2) O comando de admissão faz um barulho como uma máquina de costura, já é sinal que os cames possivelmente já foram danificados.

3) Erros como: P001600 ou P0341.

Lembrando que somente o comando de admissão é o mais danificado, já que o duto que passa o óleo para o comando de escape é livre onde não tem tela e nem válvula de retorno.

O que eu fiz para me precaver:

1) Removi a tela que é fixada por uma borda de metal que com uma chave de fenda sai tranquilamente.

Há casos onde a tela foi encontrada no cárter do motor, pois quando ocorre o problema em questão, não tem jeito, tem que desmontar o motor inteiro, pois é preciso ver todos os mancais e as bronzinas e claro virar do avesso em busca dos restos da tela e demais peças que vieram a se romper.

Segue abaixo o que ocorreu com a peça:

Figura A: Cavelete com problema onde tudo se rompeu, tela e válvula de retorno.

V42mZjU.jpg



Figura B: Cavalete original com a tela
9iKPryp.jpg



Figura C: Cavalete sem a tela,a qual eu removi
fHrX6g2.jpg



Figura D: Estado em que ficou a ponta do eixo do comando de admissão, a qual foi riscada chegando a derreter o alumínio do cavalete com problema
NjohuGNh.jpg



Figura E: Cavalete das novas versões do TSI, ficou claro que viram o problema e simplesmente removeram não só a tela como a válvula de retorno
csnIba8h.jpg
Boa noite amigo, recentemente meu Audi a3 2010 começou a apresentar um barulho de (máquina de costura / motor a diesel) na engrenagem do comando de admissão, testamos a minha pressão de óleo e está ok! Abrimos a tampa do motor e o cavalete estava com a peneira rompida, porém não tem desgaste na polia nem nos comandos, aparentemente simplesmente não está mais carregando, será que pode ser o pino de gaveta? Ou terei de trocar o comando? Talvez o sensor eletromagnético? Não acusa nenhum erro no painel.
 

Anexos

  • 681b16c3-60bf-4d68-a358-c3b16b66f86d.jpeg
    681b16c3-60bf-4d68-a358-c3b16b66f86d.jpeg
    318.4 KB · Visualizações: 2
  • 1ab4d269-11e4-4d4d-8838-e90e15719827.jpeg
    1ab4d269-11e4-4d4d-8838-e90e15719827.jpeg
    366.7 KB · Visualizações: 2
  • 1311be27-c74f-44ab-81fe-6e2e4ed8ff61.jpeg
    1311be27-c74f-44ab-81fe-6e2e4ed8ff61.jpeg
    412.2 KB · Visualizações: 2
  • 18cab097-2740-4e2c-a354-e6ae71db84e8.jpeg
    18cab097-2740-4e2c-a354-e6ae71db84e8.jpeg
    338.2 KB · Visualizações: 2
Boa noite amigo, recentemente meu Audi a3 2010 começou a apresentar um barulho de (máquina de costura / motor a diesel) na engrenagem do comando de admissão, testamos a minha pressão de óleo e está ok! Abrimos a tampa do motor e o cavalete estava com a peneira rompida, porém não tem desgaste na polia nem nos comandos, aparentemente simplesmente não está mais carregando, será que pode ser o pino de gaveta? Ou terei de trocar o comando? Talvez o sensor eletromagnético? Não acusa nenhum erro no painel.

Bom dia Maurício tudo bem, a tela pode ter parado na solenoide (válvula “parafuso” que vai no eixo do comando de admissão que faz o controle do óleo para o variador de fase) de repente só danificou ela, pode fazer um teste por ela com algum outro carro é simples de remover. Se não resolver nem com o teste por outro magnetico tb, não tem muito o que fazer, vai ter que desmontar pelo menos a tampa de válvula e remover os comando pra ver se não tem ranhuras nos mancais tanto do cabeçote quanto da tampa. Como a pressão se mantém estável , lembre-se 1.1bar a 1.2bar a 90c na lenta, a tela pode ter danificado “somente” o variador de fase do comando de admissão, que aí só trocando o comando mesmo e claro troque o cavalete tb, esse já era. Isso é um meio alternativo pra tentar resolver nesses casos de estouro da tela, pois infelizmente quando acontece, pra ficar 100% seguro só desmontando e limpando o motor inteiro, mas entendo, sai muito caro. Mas o fato é que os detritos metálicos já causaram algum dano, infelizmente.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Topo