Dúvidas referente ao carro(pretendo comprar)

Udro

Novato
Olá, quero comprar um Audi a3, eu sempre quis esse carro, e quero comprar ainda esse ano, eu tenho muitas dúvidas, tais como:
- Diferença entre versão 3p ou 5p(não sei o que é);
- Qual o modelo do que tem teto solar e 180cv? vale a pena?;
- Pontos principais para observar e não comprar carro tranqueira;
- Quais os maiores gastos que terei no carro?;
- Que óleo uso para o carro e tem algum gasto mensal fixo?;
Desde já agradeço a colaboração, espero que logo eu possa estar aconselhando outros também.
 

Andr3T

Membro
- 3p = 3 portas, 5p = 5 portas
- Teto solar não é regra. Existe 180cv sem, existe 1.8 aspirado com. Deverás filtrar isso na compra do carro.
 

Moore

Membro
Meu amigo, vamos lá:

O André já tirou algumas dúvidas.
Os pontos a se observar podem ser os normais em qualquer carro: Alinhamento da lataria, estado de conservação interno e dos acabamentos, ver se o carro não está fumando, se tem algum ruído estranho no cofre, e claro tem que andar no carro e ver se nota algum barulho que não era pra estar lá, ver se o carro não da trancos, etc.

É interessante levar o carro em algum mecânico de sua confiança para avaliar, mas te digo uma coisa: Os A3 8L são antigos, então por mais íntegro que o carro esteja, é bom se preparar para manutenções. Pode ser que apareça alguma coisa ou outra inesperada.

Os "maiores gastos" vão depender bastante do seu carro. No meu, peguei bem íntegro, mas de cara eu fiz uma manutenção preventiva e gastei R$2.800,00 (2020). Se o carro estiver realmente "pegar e andar", com as manutenções em dia, vai ser normal: gasolina e a troca de óleo no tempo ou quilometragem especificada (eu faço a cada 5.000km sempre usando óleo 5W40).

Falar de gastos é realmente complicado, pois pode variar muito. Eu já troquei tulipa e trizeta, coifa, buchas da bandeja, buchas da barra, pastilhas de freio, uma porrada de mangueiras e conexões e por aí vai. O meu é 2 portas, e na porta tem uma espécie de "gaveta" que os 4 portas não tem. Um dia a gaveta do lado do motorista quebrou uma pecinha e não parava fechada. Tive que ter paciência e arrumar, pois é meio complicado achar o forro de porta (dos de 2 portas) para comprar, e por se tratar de uma peça de acabamento, fica difícil encontrar também, e olha que meu carro estava "inteirão". Enfim, carro usado é uma caixinha de surpresas, o que vale é analisar bem para fazer a compra mais certeira possível, mas é aquela coisa: torcer para não dar nada errado, mas estar preparado se der.
 

Udro

Novato
Agradeço as respostas, já deu pra eu ter uma ideia mais ou menos, eu imaginei que esse 3p e 5p fosse a questão de portas mesmo, mas n imaginei que fosse tão óbvio kkkkk, mas muito obrigado
 
Topo