dúvida sobre troca do líquido de arrefecimento

Neto1000

Novato
Pessoal, comprei recentemente (pouco mais de 1 mês) um A3 ano 2004. Estou lendo o manual do proprietário, quem quiser ver, segue o link aqui e cheguei na parte do sistema de arrefecimento. Lá diz que o líquido já vem de fábrica completo para vida toda, portanto, não será necessário torcar o líquido. Porém eu vi uma galera no youtube por exe, fazendo a troca desse líquido. Eu fiquei confuso... Devo trocar ou não?

sistema de arre.PNG
 
Seguinte, você tem certeza que esse liquido é o original de fabrica que veio nele? se não tiver essa certeza, então troque, os rótulos de cada liquido vem com a validade de cada um, eu gosto de colocar da marca PARAFLU.

Outra coisa, tive muita dor de cabeça por conta de ferrugem no sistema de arrefecimento, pois o antigo dono do meu carro não usava aditivo. Então se você não tem certeza do que tem dentro do seu reservatório e nem a proporção que está lá (muitos completam com aguá), recomendo efetuar a troca pois vai estourar tudo, até o radiador do ar quente eu perdi.
 

Neto1000

Novato
Seguinte, você tem certeza que esse liquido é o original de fabrica que veio nele? se não tiver essa certeza, então troque, os rótulos de cada liquido vem com a validade de cada um, eu gosto de colocar da marca PARAFLU.

Outra coisa, tive muita dor de cabeça por conta de ferrugem no sistema de arrefecimento, pois o antigo dono do meu carro não usava aditivo. Então se você não tem certeza do que tem dentro do seu reservatório e nem a proporção que está lá (muitos completam com aguá), recomendo efetuar a troca pois vai estourar tudo, até o radiador do ar quente eu perdi.

Eu acabei trocando tudo. Parece que essa de não trocar só é válida para a galera la fora, onde o combustível é de melhor qualidade e tal. Aqui no BR tem que trocar mesmo. Cara, que complicado hein, o cara tava usando água da torneira?
 
Então, vamos pra essa questão de fazer a substituição de fluidos que em manual consta que não precisa trocar (BMW adora colocar LONG LIFE).

Os fluidos PRECISAM ser substituídos sim, pois com o tempo eles podem sofrer com corrosão, já que o sistema apesar se ser hermético, os proprietários abrem os reservatórios de expansão e pode ser contaminado com o ambiente. Não é regra, mas pode acontecer a contaminação e iniciar o processo de corrosão.

Com o tempo, os componentes do sistema tendem a se desgastarem e precisa fazer a substituição de bomba, mangueiras, tubulação, etc. Dessa forma, o aditivo pode ter contaminação e o sistema não é garantido pelo fabricante.

Em um mundo hipotético e perfeito (que não existe), não existe o desgaste de componentes, mas no caso, como existe desgaste e detritos também ficam em suspensão no meio, ocorre a contaminação.

Então de forma até mesmo preventiva, é recomendado que se faça a substituição do fluido para manter o desempenho proposto pelo fabricante (entenda desempenho não somente como performance).

Consegui responder ou ainda tem dúvidas?
 
Topo