Dúvida no período de troca da correia dentada

mklein

Membro
Alberto Lima disse:
Opa corrigindo amigo

180.000km é a vida util do tensor hidraulico da correia dentada!
Não precisa trocar ele inteiro, somente o rolamento do mesmo!

Quando for trocar a correia dentada aproveitar e trocar bomba dagua , e o tensor maior
Valeu Alberto...Recomenda algum lugar para comprar?

JulioRJ

Membro
pessoal, podem acreditar... esse tensor dura muito mesmo!

troquei os meus aqui com 100 mil e ainda estava tudo novo. até a bomba. nada com folga ou barulho.

fiquei meio puto de ter gasto peça e MO à toa. total deu quase R$ 1500 entre peça e MO tudo contitech e ntn

porém parece que é isso mesmo que o @[member="mklein"] falou. vai trocando só o rolamento. e eu só trocaria se ele tivesse "arranhando"

Acho que 50 mil km é muito pouco pra trocar. A correia do A3 é robusta. Diferente dos AP da vida, que a correia é fina e não dura 50 mil km.

Troquei do meu com 60 mil km, e ela não tinha nenhuma marca de desgaste.

Lembrei agora dos xiitas que trocam o oleo das motos de 1000 em 1000 km.. heheh

Troquei do meu e estava com 68 mil km o kit, quando troquei correia novinha, nem desgastes nas letras tinha, e tensores sem barulhos e aparentemente sem folgar. Mesma coisa pra bomba da agua e valvula termostatica, porém troquei tudo por preventiva mesmo.

Bruno Lima

Novato
Pessoal,

Comprei meu A3 recentemente, 1.8 ASP ano 99, marcando no painel 149 mil Km.

Estou dando aquele trato de quem compra carro usado, trocas de correias dentadas e poly-v e etc.

Vi aqui que a vida útil do tensor é de 180k. o Valor no ML é de 699,99 no tensor de correia dentada(tensor hidráulico - Marca NTN) e uns 280,00 no tensor de poly-v. (SKF)

Acha que eu devo trocar também o tensor do Poly-v? alguém sabe a vida útil dessa peça?

Alguém já comprou o tensor pelo E-bay? é confiável?

Part n: 06B.109.477 / 06B109477 (Tensor Hidráulico)
Part N:
06A903315E / 06A903315D (Tensor da correia Poly-v)

JulioRJ

Membro
cara se teu tensor ainda é original eu trocaria ontem. nao vai nessa de 180k nao. aqui é brasil, com 100, 120k tudo bem. mas 150 ta pedindo pra levar fumo

o poly-v vc troca se o rolamento estiver roncando... na hora vc ve

compra logo o kit completo contitech com bomba correia tensor e rolamento, que vc ainda encontra por 850-1000 reais

G3ORG3

Membro
Pessoal, revivendo o tópico.

Logo vou trocar a correia e os esticadores da correia do meu carro, mas aí vem a dúvida:

Trocar o tensor hidráulico completo ou somente o rolamento? http://www.allpartsnet.com.br/rolamento-polia-febi-bilsten-audi-a3-1-8-20v-aspirado-turbo-1997-2006-rlau4883/p#.VtCOLfkrLIU

Vou trocar também o outro esticador, a correia, bomba dágua e valvula termostática...

Meu carro está com 92 mil kms e não sei quando foi feito a última troca. Não tem nenhum ruído no funcionamento...

E outra dúvida: Alguém já usou o kit da Gates pro a3? Recomenda?

Glad

Novato
Interessante!!!
Meu carro está com 114mil km rodados e como peguei a menos de 1 semana, está na oficina "procurando" possiveis defeitos ou futuras dores de cabeça.

Gostei da parte do tensor com 180mil, mas colocaria pelo uso dos antigos donos (desconhecidos) uns 130km no máximo.
Pelo menos dá pra respirar, já que só uso o carro aos finais de semana cerca de 80km ESTOURANDO os 3 dias, com FOLGA!!! rsrsrs

Mas vamos ver o estado dos itens, certo?
Obrigado pelo tópico!! rsrsrs

ALBERTOLIMA

Membro
Glad disse:
Interessante!!!
Meu carro está com 114mil km rodados e como peguei a menos de 1 semana, está na oficina "procurando" possiveis defeitos ou futuras dores de cabeça.

Gostei da parte do tensor com 180mil, mas colocaria pelo uso dos antigos donos (desconhecidos) uns 130km no máximo.
Pelo menos dá pra respirar, já que só uso o carro aos finais de semana cerca de 80km ESTOURANDO os 3 dias, com FOLGA!!! rsrsrs

Mas vamos ver o estado dos itens, certo?
Obrigado pelo tópico!! rsrsrs
Creio que o seu já tenha sido feito a troca, se nao tiver barulho de rolamento ou correia quando se da partida fria.
O maior problema é a bomba dagua, pois a ela é de plastico e esfarela toda. Tem que ficar de olho nisso.
Eu já compraria o kit e pedia pra trocar com certeza, pra se livrar de dor de cabeça.
Agora se o mecanico comprovar que trocou tudo ta beleza entao.

Glad

Novato
Alberto Lima disse:
Creio que o seu já tenha sido feito a troca, se nao tiver barulho de rolamento ou correia quando se da partida fria.
O maior problema é a bomba dagua, pois a ela é de plastico e esfarela toda. Tem que ficar de olho nisso.
Eu já compraria o kit e pedia pra trocar com certeza, pra se livrar de dor de cabeça.
Agora se o mecanico comprovar que trocou tudo ta beleza entao.
Já mandei o arranque para dar um trato, pois não estava 100%.
Agora depois de montar o arranque, vou pedir pra verificar TUDO!!!

Principalmente correia dentada e esticador..
Obrigado pelas dicas.

bruninhooo

Novato
Só pra constar aqui, no manual do Golf GTi (motor AGU) 2001, a troca da correia dentada é dita para ser feita com 180.000km.

40k para a correia deste motor é pouco, pois é bem mais larga e robusta que o de costume, tendo uma distribuição melhor da carga aplicada, aumentando a vida util.

De qualquer forma, há fatores que podem diminuir essa vida, como por exemplo o contato da correia com óleo lubrificante (petroleo).

Enfim ...

G3ORG3

Membro
Bom pessoal, apenas para adicionar informação ao tópico, troquei na última sexta-feira a correia com os tensores. (Correia Contitech e tensores NTN) comprei o KIT da Contitech mesmo no ML, saiu por 631 (melhor preço que encontrei -> http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-750311693-kit-correia-dentada-audi-a3-a4-tt-18-1997-ct909k3-_JM

Meu carro é o 1.8 aspirado, 2003/2004 e está marcando 99100 mil kms (peguei o carro com 91 mil). Ao desmontar veio a surpresa e era tudo original ainda '--, não sabia que durava tanto essas coisas hehe e o estado dos itens ainda estava OK, a correia é muito reforçada, aguentaria com certeza mais kms, troquei pra não ter surpresas e viajar tranquilo...

Aproveitando a mão de obra, troquei também a bomba dágua (que já estava bem feia, mas não fazia nenhum barulho), coloquei da URBA/Brosol (UB0633) 115 reais (Auto peças alvorada em Curitiba) e a válvula termostática.

Após a montagem a correia do alternador começou a fazer um barulho bem feio , e aí se foram mais 169 reais (Auto Peças Alvorada em Curitiba) na correia Contitech, mas agora está 100%.