Dúvida coxim - troca amortecedor - folga trizeta - resolvido

gabrielm

Novato
olá nobres amigos....

duvida de iniciante.

coxim: só existe um ou tem mais de um? coxim da suspenção é uma coisa e coxim do motor é outra? dei uma pesquisada e encontro a foto da mesma peça, tanto pra uma coisa quanto pra outra.

me digam ai...

o que acontece é que o carro da umas tremidas/balançadas PARECIDO com o sintoma da trizeta. porem nao é a mesma coisa, pois em julho foi trocado a trizeta e a tulipa e antes ele tremia frente toda.

agora nao. parece que a roda esquerda (lado motorista) ta desbalanceada. bem estranho... sinto que da uma balancada quando piso mais forte no acelerador.

bem. estou com o amortecedor do mesmo lado estourado. seria só por causa disso? acho que nao, correto?

to mandando o argolas pra trocarem os amortecedores...dae queria matar essa ai. perguntei ai num outro topico e me falaram que da pra ver se é o coxim que esta estrago, assim, tira a peça e o mecanico vai dizer se ta boa ou nao.

minha duvida é se existe só um coxim.

e se esse balanço ai pode ser ele.

lembrando que foi feito balanceamento, trocado as buchas, e depois nao fiz balanceamento de novo...

os dois amortecedor dianteiro foram pro pau...quando apoio o carro pra baixo ele nao volta pro lugar como tem que ser...ele fica balancando ainda...

agradeço a ajuda dos amigos nessa duvida minha ai de iniciante.
valeu.

della

Membro
Gabriel,

Se acontece só quando você acelera e depois pára, pode ser sim a trizeta novamente... Há relatos aqui de trizetas que não duraram nem um mês...
Rolamento de roda não faz tremer a dianteira do carro...
Agora coxins são vários, tem no câmbio e motor... Os relatos que conheço é que coxim do motor estourado faz a dianteira balançar sim, só que quando está na lenta...

Sugiro a você consultar um mecânico experiente.

xerminada

Membro
della disse:
Gabriel,

Se acontece só quando você acelera e depois pára, pode ser sim a trizeta novamente... Há relatos aqui de trizetas que não duraram nem um mês...
Rolamento de roda não faz tremer a dianteira do carro...
Agora coxins são vários, tem no câmbio e motor... Os relatos que conheço é que coxim do motor estourado faz a dianteira balançar sim, só que quando está na lenta...

Sugiro a você consultar um mecânico experiente.

Amigo, pode crer que um rolamento ruim faz tremer o carro inteiro sim. Também achava que era trizeta mas no final das contas era o rolamento.

Faça um teste, levante um lado de cada vez do carro, gire a roda com velocidade e coloque a mão no amortecedor, se vibrar, é ele.

gabrielm

Novato
hummmm....

xerminada deu a luz (eu acho). :legal:

bom, vou chegar em casa, levantar no macaco e balançar a roda...se o amortecedor mexer junto é o rolamento né?! dae ja se troca de todas as rodas, correto?

de qualquer maneira gostaria de saber tambem sobre isso do coxim, é um só que existe ou mais? ou o pessoal faz confusao tipo como com a balança, bandeja...nomes diferentes pra mesma peça...

agradeço outras opiniões.

obrigado!

edit: respondi antes de aparecer os outros post (della e xerminada).

valeu pessoal...

vou testar aqui em casa e dae ja chego pedindo pro mecanico ver isso...
quando era a trizeta, nossa...parecia que o carro ia se desmanchar...agora nao...ele balanca, e da pra notar que vem do meu lado esquerdo. tava na duvida pois desse lado o amortecedor ta vazando....

Jordaum

Aro 99
Gabrielm, Independente do problema do seu carro, já q vai trocar os amortecedores troque també, o coxim dos amortecedores e os rolamentos. Eles sempre acabam antes dos amortecedores. É fácil verificar se o seu ta ruim, basta abrir o capô e ver ali na torre se tem espaço, se tiver o coxim já socou tanto que encolheu.

Nessa foto tem o exemplo de um coxim de amortecedor ruim, vejo o espaço, cabe 1 dedo:
81756937.jpg

Novo é parecido com esse:
MB9012B.GIF

Usado fica assim (achatado):
img

Agora sobre tipos de coxins, como o della falou acima, são vários, praticamente todos os calços/suportes de borracha o pessoal chama de coxim. No motor, tem os suportes de motor e o do cambio (também chamado de "dog bone"), que pode fazer vibrar qndo acelera.

Pra testar se é o rolamento é facil, nem precisa levantar o carro, se ta vibrando somente quando vc aplica aceleração, ou seja, transmite força, quase certeza de ser a trizeta novamente (trocar trizeta é furada, por isso na Audi vc só acha a homocinética inteira). Se for o rolamento tem que vibrar mesmo sem aceleração, qndo vc está descendo uma ladeira, por exemplo. E sem contar que o barulho do rolamento incomoda muito, vc já teria notado isso.

[]s,

della

Membro
Jordaum disse:
Gabrielm, Independente do problema do seu carro, já q vai trocar os amortecedores troque també, o coxim dos amortecedores e os rolamentos. Eles sempre acabam antes dos amortecedores. É fácil verificar se o seu ta ruim, basta abrir o capô e ver ali na torre se tem espaço, se tiver o coxim já socou tanto que encolheu.

Nessa foto tem o exemplo de um coxim de amortecedor ruim, vejo o espaço, cabe 1 dedo:

Agora sobre tipos de coxins, como o della falou acima, são vários, praticamente todos os calços/suportes de borracha o pessoal chama de coxim. No motor, tem os suportes de motor e o do cambio (também chamado de "dog bone"), que pode fazer vibrar qndo acelera.

Pra testar se é o rolamento é facil, nem precisa levantar o carro, se ta vibrando somente quando vc aplica aceleração, ou seja, transmite força, quase certeza de ser a trizeta novamente (trocar trizeta é furada, por isso na Audi vc só acha a homocinética inteira). Se for o rolamento tem que vibrar mesmo sem aceleração, qndo vc está descendo uma ladeira, por exemplo. E sem contar que o barulho do rolamento incomoda muito, vc já teria notado isso.

[]s,

X2. Perfeita explicação sobre rolamentos!

gabrielm

Novato
valeu pessoal...vou por eliminação...

rolamento eu nunca escutei nenhum barulho. entao nao pode ser, correto? ou ele pode estar ruim e nao fazer barulho? e nao sinto quando tiro o pé do acelerador...

mando trocar tudo junto quando for trocar os amortecedores (rolamentos e coxim do amortecedor).

se nao ficar bom mando ver os suportes do motor e cambio....e por último mando ver a trizeta...

só me diga o que voces acham? o serviço da trizeta/tulipa foi feito pela loja...o que voces acham que eu devo fazer: largar na loja pro cara ver isso antes ou eu mando ver os amortecedores (que tenho que trocar mesmo) e rolamentos e coxim do amortecedor primeiro e depois disso tudo trocado levo na loja pra levarem na mecanica e verificar novamente a trizeta?

obrigado pelas explicações amigos!

xerminada

Membro
Realmente, se vc tirando o pé do acelerador o carro para de tremer, só pode ser a alí na tupilia e trizeta....

Um rolamento de roda ruim, ele não necessáriamente faz barulho, depende do estado... O meu eu já troquei 2 vezes, na primeira ele fazia um barulho absurdo em alta velocidade e tremia o carro todo, independente de estar com o pé no acelerador ou não...Na segunda fez ele não chegou a fazer barulho, eu troquei imediatamente após sentir ele tremendo.

Boa sorte aí amigo...

Jordaum

Aro 99
Gabriel, acho q sua ordem está inversa. Vá primeiro nas trizetas, depois rolamente do rada (que da pra olhar os dois juntos).. O amortecedor e coxim acho muiiiito difícil.

O Antonio (Junior) aqui do clube teve um problema semelhante, trocou todos os suporte do motor e caixa e não adiantou nada, troque uma ideia com ele.

[]s,

gabrielm

Novato
pessoal. como falei o carro vai ir pra mecanica trocar amortecedor e rolamento e coxim, coxim do cambio.

fizeram um orçamento de 818 dilmas com a mao de obra junto.

amortecedor cofap. e ai, o que acham? ta muito caro ou é isso ai mesmo? pelo que vi dos preços das peças acho que esta dentro do aceitavel...o que os colegas me dizem?

gabrielm

Novato
pessoal. como falei o carro vai ir pra mecanica trocar amortecedor e rolamento e coxim, coxim do cambio.

fizeram um orçamento de 818 dilmas com a mao de obra junto.

amortecedor cofap. e ai, o que acham? ta muito caro ou é isso ai mesmo? pelo que vi dos preços das peças acho que esta dentro do aceitavel...o que os colegas me dizem?

gabrielm

O meu tinha o mesmo problema. Mas no meu caso foi o semi-eixo direito empenado. Nem precisei trocá-lo, bastou um pequeno passe no torno que voltou numa boa. Total gasto: 80 pratas
Se puder, manda desmontar e verificar!

Tá bom o preço. Só veja se as marcas das peças usadas são de qualidade, e tente chorar as cambagens e o alinhamento. (estes que devem ser feitos sempre que trocam-se os amortecedores)

abs

defacer

Membro
Os meus estão desse jeito.... Vale a pena pegar uns de PU?

Jordaum disse:

81756937.jpg

MB9012B.GIF

img

[]s,

Jordaum

Aro 99
PU é duro d+, eu não colocaria.

Muita gente q troca buchas da suspensão por PU reclamam depois da vibração no carro.

Eu uso PU da Powerflex no dog bone somente (foto abaixo), mas na bucha maior, a menor o carro vibra d+ em ponto morto.

776d1127489541-zookies-2000-1-8t-vapor-blue-gls-pff85-420.jpg

[]s,

della

Membro
pedrolimaumturbo disse:
Tá bom o preço. Só veja se as marcas das peças usadas são de qualidade, e tente chorar as cambagens e o alinhamento. (estes que devem ser feitos sempre que trocam-se os amortecedores)

abs

Pedro,

Desculpe pela franqueza, só que eu sou do "ramo"... cambagem não se faz a torto e a direita, principalmente quando se troca amortecedores dianteiros, se as bandejas estiverem boas, as cambagens ficam zeradas com amortecedores novos... se tentarem te empurrar cambagens quando vc troca amortecedores, desconfie!

della

Membro
Jordaum disse:
PU é duro d+, eu não colocaria.

Muita gente q troca buchas da suspensão por PU reclamam depois da vibração no carro.

Eu uso PU da Powerflex no dog bone somente (foto abaixo), mas na bucha maior, a menor o carro vibra d+ em ponto morto.

776d1127489541-zookies-2000-1-8t-vapor-blue-gls-pff85-420.jpg

[]s,

Jordaum,

Tenho sentido uma leve trepidação na lenta, dog bone?
É tão leve que às vezes acho que é sisma minha...