[Dúvida Cambio Automático em descida dando estalo]

Caros,

Eu estacionei meu A3 1.8 (2006) Asp automático de frente para uma descida, coloquei o cambio no P, desliguei o carro e fui fazer o que tinha que fazer. Quando eu voltei para o carro, liguei ele e ao colocar o cambio do P para o R, deu um estalo na caixa (tipo TUM).
Obs 1: esse estalo sempre ocorre quando eu coloco o carro de frente para qualquer descida. E troco do P para o R.

OBS 2: filtro e óleo do cambio foram trocados à 2 meses. O carro está com 85.553 km

Eu queria saber se isso é normal acontecer.

Desde já eu agradeço.

Fico no aguardo

della

Membro
É normal isso acontecer se vc não aliviar o cambio, mas não é correto!

Acontece quando vc pára numa descida, coloca em P e depois puxa o freio de mão, desta forma o peso do carro ficou no cambio e não no freio...

O correto é estacionar primeiro puxando o freio de mão ainda com o pé no freio, depois alivia o pé do freio e vai sentir o carro assentando, só então coloque o seletor do cambio em P.

djleob

Membro
@gabrielm já matou a charada.

@lucas.nazari o procedimento correto é, com o câmbio ainda em N, imobilizar o veículo com o freio de mão, aliviar o pé do freio e verificar se o veículo ficou imóvel. Após o veículo "assentar", já pode colocar o câmbio no P.

Porque? Porque não é recomendado deixar o veículo apoiado pelo câmbio. Imagine que o P é como um pino que entra entre dentes de uma engrenagem, para bloquear o câmbio. Já dá pra ter noção de como pode ser danoso quando o veículo fica "pendurado" pelo câmbio. Além do risco de danificar o sistema do Park ( P ), você vai estragando aos poucos os coxins do motor, pois o peso do carro apoiado no câmbio, faz o motor e caixa "virarem" dentro do cofre do motor, o que vai estragando os suportes do motor" ( coxins ) . O P é apenas um sistema auxiliar de segurança, e NÃO deve ser utilizado como sistema principal de imobilização do veículo, sob risco de ocorrer os danos citados acima.

Pessoal muito obrigado pelos esclarecimentos.
Só mais uma dúvida: desculpa a ignorância mas, quando eu deve usar o P e o N?
Por exemplo:
- parada rápida, estou indo pra faculdade, quando eu estaciono o carro deixo no N ou no P.
- cheguei em casa e só vou usar o carro no outro dia deixo no N ou no P.

Desde já eu agradeço.

Fico no aguardo.

della

Membro
Pessoal muito obrigado pelos esclarecimentos.
Só mais uma dúvida: desculpa a ignorância mas, quando eu deve usar o P e o N?
Por exemplo:
- parada rápida, estou indo pra faculdade, quando eu estaciono o carro deixo no N ou no P.
- cheguei em casa e só vou usar o carro no outro dia deixo no N ou no P.

Desde já eu agradeço.

Fico no aguardo.
Sempre em P, pois em N sua chave não deveria sair do contato.

gabrielm

Novato
em N a chave nao sai. entao tu só usa o N em raros casos....

eu costumo usar quando fico parado um pouco e com o carro ligado...mas se vai ficar com o carro parado em n entao desliga o motor.

na real o n deve ser usado quando o carro ta em manutanção. esse tipo de coisa.

em N o fluido do cambio esfria (algo assim, segundo o mecanico me explicou e o marinho tambem ja falou isso). entao não é recomendado colocar em n e depois ja ir pro d.

Perfeito!
Eu também tenho esse costume gabrielm, quando paro no semáforo eu coloco em N. Mas pelo jeito não deveria.
Bom pessoal, muito obrigado pelos esclarecimentos.

djleob

Membro
Perfeito!
Eu também tenho esse costume gabrielm, quando paro no semáforo eu coloco em N. Mas pelo jeito não deveria.
Bom pessoal, muito obrigado pelos esclarecimentos.

Nessas paradas rápidas em semáforos não há a necessidade de se colocar em N. EM N, o consmo diminui um pouquinho, mas, o fato do câmbio desengatar e engatar de novo em todas essas paradas, acresce um pouco o desgaste dos discos da caixa.
Essa info sobre paradas no trânsito também consta no manual do proprietário do seu veículo.

gabrielm

Novato
exemplo de por em N

deu pau num motor de um dos portoes aqui de casa. dae tenho que entrar/sair por outro que é manual (!!!) eu ponho em N desço do carro, abro ou fecho o portao e volto pro d, ou r....

E para finalizar o aprendizado e não fazer mais cagada (com o câmbio):
quando eu for sair com o carro, eu engato a marcha e depois solto o freio de mão ou solto o freio de mão e depois engato a marcha?

merotti

Membro
eu tiro o freio de mão primeiro (mas com o pé firme no freio) e engato o D, para não correr o risco de soltar o carro no D e tentar sair com o freio de mão acionado.

della

Membro
Completando a resposta do @merotti, o D só vai engrenar com o pé no freio, caso contrário o seletor fica bloqueado.
Então a sequência fica assim:

1 - pise no freio
2 - engate o D
3 - solte o freio de mão
4 - tire o pé do freio e boa viagem!

Quer um desenho?

gabrielm

Novato
eu tiro o freio de mao em N. pelo menos vi num video que ensinava assim.

ta em p com o freio de mao puxado, pisa no freio, poe em n. tira o freio de mao, poe em d ou r.

della

Membro
Honestamente meu carro só "vê" o N quando eu preciso movimentar ele desligado na garagem ou coisa do tipo...
Vai sempre direto do P pro D ou R... O N só vê a alavanca passando e raramente coloco em N numa parada mais longa.