[DÚVIDA] Fuçar um A3 1.8 ASP ou um A3 1.8T

Boa noite pessoal,

Estou com uma dúvida, atualmente possuo um A3 2003 1.8 ASP e estou querendo dar uma fuçada no motor dele. Porém em veio uma dúvida, o que compensa mais, eu trabalhar em cima do meu ou tentar achar um A3 1.8T.

Eu não queria me desfazer do meu, já que está em perfeito estado e foram feitas já duas revisões nele. Se valer a pena investir no meu ficarei feliz.

Caso seja mais viável investir no meu atual, alguém poderia me dar umas dicas do que comprar para ele. Em questão de potência pretendo chegar em uns 300cv(se possível)

Fico no aguardo pessoal.

overspeed

Comerciante
vantagem do aspro= comando mais graduado e cambio mais curto (bom pra arrancada, mas limita final a uns 240 - quem quer mesmo andar acima disso ?)... O turbo vc vai precisar do mesmo kit que pro aspro, no aspro vc troca apenas bielas por forjadas e pronto, pode inclusive mudar pra bobina individual se quiser... Se o seu ta zerado e vc num se importa com documentação pode ser um bom caminho

overspeed

Comerciante
uhm... o jeito mais "econômico":

coletores da turbo (admissão e escape)
K04-01 OBX
inlet (samco, forge, Autobahm)
Pressurização original da turbo
SMIC bombado (não adianta ser igual da SPA que tem as mesmas dimensões, apenas com caixa de aluiminio)
DP 3"
Escape 2,5"
bicos de 42lbs (ou 60lbs)
Bomba dinâmica GTI 8bar
bielas da turbo (ou forjadas)

Vai tirar uns 270cv no alcool em média

wanzeler

Membro
também estou com o mesmo objetivo ! tenho um aspirado em perfeitas condições, o que eu faço para deixar com uns 200 cv ?

ThiagoD

Membro
tenho um aspirado tambem, e tava pensando em trocar apenas o escapamento....
ele ta com um barulho que nao ta me agradando muito, acredito que tem algum furo...
Como ja vou precisar mexer nisso, quem sabe já coloque um 2,5" em inox do flexivel até o fim

quanto voce gastou nesse escapamento?

Joacir Raimondi disse:
Início do upgrade,

Iniciei pelo mais prático e mais em conta, eu senti diferença. Não cheguei a medir no dinamômetro, mas tenho curiosidade.

Foi feito 2,5" partindo após a sonda que já é 2,5" todo inox. Eu recomendo!

Segue foto de como ficou.
https://docs.google.com/file/d/0BxUPlKsim0cbdGJieHlZR1J6OUE/edit

ThiagoD disse:
tenho um aspirado tambem, e tava pensando em trocar apenas o escapamento....
ele ta com um barulho que nao ta me agradando muito, acredito que tem algum furo...
Como ja vou precisar mexer nisso, quem sabe já coloque um 2,5" em inox do flexivel até o fim

quanto voce gastou nesse escapamento?
Ali esta sem um abafador que coloquei mas ao todo paguei R$ 1.550,00.

Você diz flexivel que sai do motor? Pois o meu sai 2 canos flexiveis que formam 2.5 que seria onde está a sonda.

carlos_aap

Novato
overspeed disse:
uhm... o jeito mais "econômico":

coletores da turbo (admissão e escape)
K04-01 OBX
inlet (samco, forge, Autobahm)
Pressurização original da turbo
SMIC bombado (não adianta ser igual da SPA que tem as mesmas dimensões, apenas com caixa de aluiminio)
DP 3"
Escape 2,5"
bicos de 42lbs (ou 60lbs)
Bomba dinâmica GTI 8bar
bielas da turbo (ou forjadas)

Vai tirar uns 270cv no alcool em média
Over, curti muito essa ''receita'' que tu passou, até anotei aqui... Fazendo uma adaptação dessas, é preciso trocar módulo de injeção, chicotes... ? Ou só comprar as peças mesmo e instalar?

gwsalles

Membro
Sempre que a galera fala de preparação em aspirado a ideia é colocar um turbo.

Se fosse pra manter aspirado, será que não dá pra puxar algo em torno de uns 170~180cv? Fico curioso pois nunca vi um projeto desse...

carlos_aap

Novato
gwsalles disse:

Se fosse pra manter aspirado, será que não dá pra puxar algo em torno de uns 170~180cv? Fico curioso pois nunca vi um projeto desse...
Cara, também tenho essa dúvida. Mas o duro é o gasto, eu acho que acaba saindo mais caro você conseguir 180cv aspirado do que se instalar um turbo e pular pra 200 e poucos cv, por isso o pessoal vai logo de turbo. Vamos ver o que o pessoal mais experiente vai dizer, to louco pra fuçar o meu

gwsalles

Membro
carlos_aap disse:
Cara, também tenho essa dúvida. Mas o duro é o gasto, eu acho que acaba saindo mais caro você conseguir 180cv aspirado do que se instalar um turbo e pular pra 200 e poucos cv, por isso o pessoal vai logo de turbo. Vamos ver o que o pessoal mais experiente vai dizer, to louco pra fuçar o meu
Sim, isso é verdade. A minha dúvida é saber se existe alguma vantagem em manter aspirado, como segurança/durabilidade do motor por exemplo.
Será que uma preparação turbo leve (até 220cv) deixa o carro seguro para viagens longas, por exemplo?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

overspeed

Comerciante
carlos_aap disse:
Over, curti muito essa ''receita'' que tu passou, até anotei aqui... Fazendo uma adaptação dessas, é preciso trocar módulo de injeção, chicotes... ? Ou só comprar as peças mesmo e instalar?

usa o modulo original, apenas remapeado...

gwsalles disse:

Dar, dá... mas a custa de perder torque em baixa, o que num é legal pra um carro de rua...

um turbo de baixa pressão já vai dar uns 200cv e ficar seguro... e custa menos

gwsalles disse:

Complementando o que o mestre overspeed disse, puxar 170cv num motor com comando de válvulas estático exigira:

- comando muito agressivo (leia-se marcha lenta acima dos 1200 rpm e potencia máxima por volta dos 7k rpm.)
- taxa de compressão alta,
- trabalho extenso de aumento no fluxo do cabeçote
- ajuste fino do sistema de admissão e escape

é mais um trabalho de engenharia do que de preparação.

Motores mais modernos, como os duratec direct flex da ford que equipam o focus 2.0 178cv, por exemplo, utilizam diversos recursos tecnologicos, como injeção direta e comandos variaveis, e novas tecnologias de construção pra deixar o miolo leve, mantendo a resistência. Isso e outros fatores permitem usar taxa de 12.1 na gasolina sem pre detonação. Por isso, a potência elevada.

Preparação aspro, na minha opinião, só vale a pena pra quem gosta de ver o motor zunindo. Pra andar mesmo, turbo é barato e bom.