[DÚVIDA] ESCAPE x POTÊNCIA

Buenas galera!

Bom, mais um dia de A3 e novos experimentos hehe, acho que deve ser dúvida de muita gente e não achei tópicos relacionados a este assunto em específico, resolvi criar deste para debatermos sobre...

A questão aqui é a seguinte, fui em uma loja de escapamentos aqui da minha cidade, pesquisei algumas coisas sobre o assunto antes de passar lá é claro, após uma conversa com o dono da loja resolvi fazer o teste na prática se HÁ GANHOS DE POTENCIA com o escape mais livre, pois bem, o dono afirmou que sim, comprei meu A3 já sem os catalisadores o modelo dele é um 180 manual, isso foi peripécias do antigo dono, e de fato com a retirada dos catalisadores o carro melhorou, porém com o escape original, eu como sou muito teimoso e gosto de testar na prática (mesmo meu amigo me avisando que o carro poderia perder rendimento fui lá e fiz - mas como não haviam argumentos técnicos resolvi eu mesmo me responder a pergunta, mas eu quero saber o por que disso), pq no conhecimento que tenho a teoria diz que quanto mais livre for a passagem dos gases o motor trabalha mais solto, enfim, tenho minha "pista" de testes onde parto de um ponto X até um ponto Y pra saber como o carro ta se comportando, percebi que o rendimento do carro de final piorou, nada absurdo mas piorou, no ponto onde eu passava a 220km/H passei a 210km/H ou um pouco menos.

O que eu fiz no escape foi bem simples, retirei o abafador 'intermediário' e soldei um 'cano' no lugar dele, 'substituí' o abafador 'final' por um abafador específico para carros turbos (no caso com menos obstrução de gases).

Bom queria ter uma resposta mais técnica sobre isso, pois penso em fazer um remap e quero saber se é melhor fazer o remap com o escape original ou com ele mais "livre" como se encontra atualmente.

Abraços!

alexsp91

Membro
legal, vc testou no msm dia? msm temperatura? msm direcao do vento? vc acelerou na msm temperatura exata do motor, admissao?

eu confiaria mais se eu fosse no dyno verificaria a potencia, trocava o escape e verificaria novamente

alexsp91 disse:
legal, vc testou no msm dia? msm temperatura? msm direcao do vento? vc acelerou na msm temperatura exata do motor, admissao?

eu confiaria mais se eu fosse no dyno verificaria a potencia, trocava o escape e verificaria novamente
Não foi no mesmo dia amigão, foi alguns dias depois, quanto a temperatura do motor, sempre verifico ela antes dos testes pra ter dados mais exatos, quanto a direção do vento seria muita coincidência, pq todas vezes que passei por la com o escapamento original apenas sem os catalisadores o carro bateu os 220km/H sem problema algum no ponto onde marco a passada do carro, mas no próprio medidor famoso "bundômetro" já se percebe a diferença da metade da terceira marcha em diante que o carro da uma morrida.

Mas o mais certo é dyna, com certeza, com o escape original sem os catalisadores deu 186 cv's, usando o filtro original. Agora essa medição com o escape com apenas um abafador deixarei para fazer mais pra frente.

Eu queria saber o pq que ocorre isso, pq bom gosto de VW/Audi e já tive meu famoso AP, e notava-se a diferença de desempenho do carro pra "melhor" sem o escapamento, em giros baixos o carro perdia um pouco de torque, mas de alta vinha quente, era um Golzinho GL 93 2100 aspiradinho com apenas um cano de 30cm em 3" na saída do coletor, moedor de SI's hehehe

ademar5

Membro
aconteceu parecido comigo. depois q troquei o abafador final meu carro ficou muito mais fraco. porem meu carro nao eh mais original. como estou usando dosador de combustivel com regulagem, o carro ficou com mistura pobre. fui amentando a pressao de combustivel foi normalisando.

GianFrantiesco disse:
Tópico interessante.

Então o ganho de potência sem o catalisador foi de 6 cavalos em média? Porém o carro perdeu arrancada correto?

Eu tenho um 180 manual chipado na gasolina, a potência dele fora aferida em dinamômetro e chegou a 220 cavalos nas rodas e 252 no motor. Em velocidade final ele é muito forte, chega a quase acompanhar um camaro SS ou mustang GT, nas curvas devido o seu controle de tração e estabilidade alinhado a aerodinâmica ele anda junto literalmente, em detrimento a arrancada do veículo caiu consideravelmente, devido a modificação do mapa.

A nova curva do mapa, reduziu a arrancada, segundo o preparador, para preservar os componentes do motor, que segundo o mesmo sofre seus maiores dano em arrancadas, devido a grandes esforços. Isso realmente procede?

Atualmente eu faço média de 10 quilômetros por litro andando na cidade, ainda estou aprendendo a andar com o veículo. Queria algo voltado a economia, porém sem ônus na arrancada do veículo que já foi prejudicada, remover o catalisador séria uma opção?

Obs.: eu tenho o pé muito suave, meus amigos dizem que eu tiro o máximo do veículo. Já conseguir fazer média de 11 no PC de bordo do veículo (que foi passado um programa indicado pelo over, que corrige qualquer vício referente a divergência de consumo marcado no PC de bordo e consumo real do veículo).
Então Gian, eu já comprei o carro sem os catalisadores, conforme o antigo dono falou, disse que melhorou o carro apenas retirando os catalisadores, acredito que tenha melhorado no geral, tanto de arrancada quanto de final.

DoDo!

Novato
A3 180cv chipado que "quase" acompanha Camaro SS e Mustange GT.

Ganho médio de 77cv com chip e ainda usa o catalisador original.

385452_332366530187307_971742954_n.jpg

freple

Membro
GianFrantiesco disse:
...Em velocidade final ele é muito forte, chega a quase acompanhar um camaro SS ou mustang GT, nas curvas devido o seu controle de tração e estabilidade alinhado a aerodinâmica ele anda junto literalmente, em detrimento a arrancada do veículo caiu consideravelmente, devido a modificação do mapa.
Esse comparativo vc fez com os dois veículos citados rodando na pista contigo? ou estavam num cegonheiro?

Guegué

Novato
DoDo! disse:
A3 180cv chipado que "quase" acompanha Camaro SS e Mustange GT.

Ganho médio de 77cv com chip e ainda usa o catalisador original.

385452_332366530187307_971742954_n.jpg
kkkkkkkkkkkkkkkkkk

mesmo que joga-se os dois em queda livre de algum penhasco, o camaro vencia, por ser mais pesado.

é cada uma! parece dono de carro 1.0 que fala q deu pau em carrera turbo no transito! mas é óbvio! cortando transito e arriscando a lata do carro de 15 mil reais contra um carro de 400 vai ganhar mesmo.

André Brugnerotto

Hellspeed69
Provavelmente o abafador que é destinado a turbos que você colocou tem qualidade PIOR, pior rendimento que o abafador original, no escape quanto menor restrição pra turbo melhor, claro q chega a um ponto onde nao há ganho pois a maior restrição fica na turbina.

mas existem preparadores que dizem que o dimensionamento do escape deve ser calculado caso a caso pois a variação de diâmetro dos tubos em certos casos pode gerar um ganho positivo em relação a não ter nada no escape (acho que isso vale só para os aspirados).

marcotmt

Novato
e somente sem os catalisadores? como ficou o barulho? ficou aquela ressonancia chata? ou ficou apenas mais grave?

retificando a parte do camaro ser mais pesado e ganhar em queda livre, em queda livre o que importa é o coeficiente aerodinamico e não o peso... Já na estrada os 405cv contra os "220", ai é outra historia.... kkkkkk

Guegué

Novato
Marco Careca disse:
e somente sem os catalisadores? como ficou o barulho? ficou aquela ressonancia chata? ou ficou apenas mais grave?

retificando a parte do camaro ser mais pesado e ganhar em queda livre, em queda livre o que importa é o coeficiente aerodinamico e não o peso... Já na estrada os 405cv contra os "220", ai é outra historia.... kkkkkk
é q eu peguei uma pedra do mesmo tamanho de um rolo de papel higienico e deixei os dois cairem de uma altura de 2 metro, a pedra chegou primeiro, ai postei aqui minha teoria.

freple

Membro
hahahaha
no vácuo...se aplica essa teoria...no mundo real tem outras influências...dinâmica do corpo principalmente...

Cfacioli

Membros VIP
Soh pérolas no fórum esses dias!!! Kkkkkk

Acho q meu carro com inlet e escape entao fica MUITO melhor que um camaro ss ou um mustang gt ne? Afinal, libera muito mais cvs...

Sent from my iPhone using Tapatalk 2