Mateus A-Tres
Novato
Buenas galera!
Bom, mais um dia de A3 e novos experimentos hehe, acho que deve ser dúvida de muita gente e não achei tópicos relacionados a este assunto em específico, resolvi criar deste para debatermos sobre...
A questão aqui é a seguinte, fui em uma loja de escapamentos aqui da minha cidade, pesquisei algumas coisas sobre o assunto antes de passar lá é claro, após uma conversa com o dono da loja resolvi fazer o teste na prática se HÁ GANHOS DE POTENCIA com o escape mais livre, pois bem, o dono afirmou que sim, comprei meu A3 já sem os catalisadores o modelo dele é um 180 manual, isso foi peripécias do antigo dono, e de fato com a retirada dos catalisadores o carro melhorou, porém com o escape original, eu como sou muito teimoso e gosto de testar na prática (mesmo meu amigo me avisando que o carro poderia perder rendimento fui lá e fiz - mas como não haviam argumentos técnicos resolvi eu mesmo me responder a pergunta, mas eu quero saber o por que disso), pq no conhecimento que tenho a teoria diz que quanto mais livre for a passagem dos gases o motor trabalha mais solto, enfim, tenho minha "pista" de testes onde parto de um ponto X até um ponto Y pra saber como o carro ta se comportando, percebi que o rendimento do carro de final piorou, nada absurdo mas piorou, no ponto onde eu passava a 220km/H passei a 210km/H ou um pouco menos.
O que eu fiz no escape foi bem simples, retirei o abafador 'intermediário' e soldei um 'cano' no lugar dele, 'substituí' o abafador 'final' por um abafador específico para carros turbos (no caso com menos obstrução de gases).
Bom queria ter uma resposta mais técnica sobre isso, pois penso em fazer um remap e quero saber se é melhor fazer o remap com o escape original ou com ele mais "livre" como se encontra atualmente.
Abraços!
Bom, mais um dia de A3 e novos experimentos hehe, acho que deve ser dúvida de muita gente e não achei tópicos relacionados a este assunto em específico, resolvi criar deste para debatermos sobre...
A questão aqui é a seguinte, fui em uma loja de escapamentos aqui da minha cidade, pesquisei algumas coisas sobre o assunto antes de passar lá é claro, após uma conversa com o dono da loja resolvi fazer o teste na prática se HÁ GANHOS DE POTENCIA com o escape mais livre, pois bem, o dono afirmou que sim, comprei meu A3 já sem os catalisadores o modelo dele é um 180 manual, isso foi peripécias do antigo dono, e de fato com a retirada dos catalisadores o carro melhorou, porém com o escape original, eu como sou muito teimoso e gosto de testar na prática (mesmo meu amigo me avisando que o carro poderia perder rendimento fui lá e fiz - mas como não haviam argumentos técnicos resolvi eu mesmo me responder a pergunta, mas eu quero saber o por que disso), pq no conhecimento que tenho a teoria diz que quanto mais livre for a passagem dos gases o motor trabalha mais solto, enfim, tenho minha "pista" de testes onde parto de um ponto X até um ponto Y pra saber como o carro ta se comportando, percebi que o rendimento do carro de final piorou, nada absurdo mas piorou, no ponto onde eu passava a 220km/H passei a 210km/H ou um pouco menos.
O que eu fiz no escape foi bem simples, retirei o abafador 'intermediário' e soldei um 'cano' no lugar dele, 'substituí' o abafador 'final' por um abafador específico para carros turbos (no caso com menos obstrução de gases).
Bom queria ter uma resposta mais técnica sobre isso, pois penso em fazer um remap e quero saber se é melhor fazer o remap com o escape original ou com ele mais "livre" como se encontra atualmente.
Abraços!