Consumo x aro maior 17- 18 19

Bom galera, já pesquisei na internet, mas não ha um consenso sobre isso, uns dizem que gasta bem mais e outros nem percebem. Comprei um Audi 1.6, pois todos os turbos e aspirados estavam deploráveis em manutenção então fiquei com medo e parti para o 1.6, que ando no dia a dia, bem que ando no máximo de 3 a 4 vezes por semana e muitas vezes em estrada. Como sou fanático por aro, acabei colocando ar 18 rrs..., meu carro aparentou ter consumido bem mais. Meu carro fez 10.5 na estrada andando de 120 a 140 km/h sem ar, antes com a 15 cheguei a fazer 14,7 no mesmo trecho andando a 120 km/h. Só estou meio cético em relação a esse consumo, pois essa semana troquei o kit correia dentada e poly v, estou achando que o cara errou no ponto.

Mas, a questão é: Aro maior no Audi A3 1.6 - 1.8 asp e turbo (150 cv e 180 cv), consome mais, alguém aqui já reparou nisso???

Cara... o raio maior da roda em si não influência muito em consumo... O que influência perceptivelmente em consumo e em desempenho quando se troca roda é a banda de rodagem que se coloca e o peso do novo conjunto...

A partir do momento que se sai de um pneu 205 para um 235, por exemplo, você tem uma área de contato 15% maior em cada ponto de contato com o solo... Ainda mais em carro manco é mais resistência, o que significa que o motor vai precisar de mais força (potência consumida = maior consumo) para produzir o mesmo resultado (desempenho)... Isso é só a ponta do iceberg... Outro ponto CRUCIAL é o peso do novo conjunto e talvez um dos principais motivos por algumas pessoas notarem maiores diferenças em consumo e desempenho doq outras, um jogo de rodas 15" com pneus originais geralmente pesam bem menos do que um jogo de rodas réplicas (ou as demais de marcas mais baratas)... Esse peso não suspenso a mais significa que o motor vai precisar fazer mais força (novamente potência que significa consumo) para realizar o mesmo trabalho que era feito antes... Quando se usa rodas TOPs que são mais leves, isso não se percebe tanto, já que nestes casos quase não há adição de peso mesmo com o maior aro (mas vale uma ressalva, mesmo que tenha o mesmo peso uma roda maior vai ter seu centro de massa diferente de rodas menores e isso pode acabar alterando a força necessária para o motor girar as rodas, mas pelo que leio por ai é beeeem menos perceptível doq com rodas mais pesadas)... Agora por fim temos a qualidade dos pneus, muuuuita gente reclama de consumo de rodas maiores mas vai ver colocou pneu meia boca e antes usava um pneu de melhor qualidade... Ai não tem como comparar né? Pneus de marcas como Goodyear, Pirelli, Firestone, em suas linhas de melhor qualidade geralmente tem menos arraste que pneus que encontramos no mercado e que geralmente são utilizados em rodas maiores devido ao custo reduzido, como Chineses e Coreanos, mesmo que isso signifique q os de marcas mais renomadas tenham menos aderência...

Em resumo é isso... Embore eu ache q não expliquei direito ainda UHAuHAUhUAHuHAUh

Agora falando da minha experiência... No meu antigo Fiesta 1.0 Flex de 73cv no álcool UAHuHAUHUAhuAHu Eu troquei as rodas de ferro 14" com pneus Firestone 175/65 por um jogo de Gallop Toronto 17" com pneus Sunny 205/40... Pesei os dois jogos de rodas e a diferença foi bem pequena, pouco mais de 1kg... Eu senti beeeem a queda em desempenho, afinal o milzinho que já era manco ficou ainda pior... Mas em consumo a diferença foi bem menor, cerca de 0,5 km/l a menos no meu ciclo normal de uso (fazia 7,5~8 e passou a fazer 7~7,5)...Claro que também devo mencionar que meu modo de condução mudou consideravelmente com as 17", ainda mais pq junto com as rodas eu rebaixei o carro... Com isso fiquei mais tranquilo na direção... Mas depois tirei as 15 e coloquei rodas de ferro aro 15" de EcoSport com pneus 195/55 e voltei a dirigir como dirigia antes e o consumo permaneceu na casa dos 7~7,5 (lógico, sempre no álcool)

Como meu pai sempre me dizia, nos gostamos de customizar os carros e tal....fica manero demais! Mas o carro foi projetado sob medida item a item....desde largura e dimensão de rodas...pneus...etc..etc.

Logo, pode até existir configurações que afetam "pouco" no consumo ou desempenho do carro. Mas creio que afetar sempre vai....por menos impacto que isto cause.

Mas também não acho que seria normal a diferença de ser tããão grande. Meu carro por ex. é blindado e pesa 187kg a mais que um comum. Se procurar pelos tópicos onde debatemos consumo pelo fórum vc vai perceber que a diferença no consumo até existe, mas é pequena.... no meu caso no desempenho/potência já é mais perceptível.

Procuro sempre usar um ex. de vc andar com o carro "cheio"....ou "vazio".

Vai ter diferença tanto no consumo quanto no desempenho.

:)

Pois é, até pensei em ir para o 1.8 asp, que me ofereceram hoje, mas estou com pé atrás por causa da manutenção, hoje a galera enfeita muito o pavão e camufla os problemas. O meu aro é com pneu 225\40 - 18, aro de primeira e pneus também, não senti a diferença em manobras, ou seja a direção não ficou tão pesada como imaginei que ficaria, ficou legal, só que um consumo de quase menos 4 km/L é muita coisa. Em relação a 1.6 para o tamanho do A3 não fica tão manco assim, com certeza 1.8 é bem mais ágil exatamente pelo o seu peso. O grande x da questão é que o 1.8 asp e turbo, pelo o que conversei com alguns proprietários, me assustou e muito, todos tinham aro 17 e 18, a média na cidade com esses aros beirou a uns 5,5 a 6 km/l e na estrada com ar a 110 km/h uns 9,0km/l, li relatos (só internet) que tem gente afirmando que faz 13 km/l com 1.8 asp e 12,0 km/l turbo, com aros 17, algo que duvido muito, mesmo que tenha motor para empurrar, algo precisa ser levado em consideração é que, para o seu normal funcionamento do motor, o mesmo exigi mais queima de combustível, pois se não fosse assim motor V8 e 6cc, iriam fazer 15 km/l, ou mais!

A questão do aro está ainda meio complexa, acredito que se o carro vier com aro 15, vai ter que ser para sempre, rrrss....., e hoje fiquei meio descontente com isso, até porquê sempre tive carro com motor 2.0 para cima v8 e V6 (blazer e omega australiano) e 6cc BMW 325 M3, e a minha média era 11 a 11,7 km/l na estrada com ar e pé macio que nem uma pluma, na M3 esquece era no máximo 9 km/l.

O A3 me desanimou nesse quesito (aro x beleza x beneficio), até porquê se você for para fora do Brasil aro 18 é de fabrica em muitos carros e o 17 é o básico, 16 é o nosso 14 aqui rrs...., comprei esse A3 para usar normalmente, pois o meu carro de fim de semana será o GST que está montando o motor.

Estou tão puto com a situação, que estou quase indo caçar um A3 amanhã e colocar o meu no rolo, mas ainda quero levar no mecânico que trocou a correia dentada, hoje a noite saí com o carro e andei uns 2 km da minha casa e quando voltei e parei na garagem fiquei sentindo cheiro de gasolina na lenta... as velas são novas, o cabo já não sei ainda não mexi, mas o carro não está falhando, então é um item que descartei, estou apostando tudo na correia, para não descartar o meu carro essa semana.