Consumo Alto 8P

Almeida

Membro
Amigos adquiri em Dezembro meu Audi A3 8P motor FSI 61.000km rodados, de cara achei o consumo um pouco alto nunca passando de 9 nem em estrada andando devagar, na verdade a média global tem girado em 8,4 km/l, e eu ando mais em estrada que cidade 70/30, no início relaxei pois estava disposto a dar uma geral no carro e assim o fiz só que aos poucos devido a falta de tempo, a cerca de um mês terminei as manutenções preventivas (todos os filtros, fluidos, velas, pastilhas, parte de suspensão) com a troca de óleo do DSG mas o consumo nada de melhorar.
O pior é que o mecânico não ajuda afirmando que "é isso mesmo" "que sportback não passa de 8,5 km/l" e etc...
A oficina possui toda a aparelhagem de diagnóstico eletrônico e já foram feitas 2 verificações e nada é encontrado, já pedi pra verificar o cam follower e tb a questão de carbonizacao mas o cidadão insiste que não há nada de errado com esses itens, pois haveriam outros "sintomas".
Gostaria de que perdessem 1 minutinho do seu tempo pra postar aqui, qual é o consumo do seu 8P standard (ou pouco mexido), viajando numa média de 120 km/h com o ar ligado?
Acho que com relatos de outros proprietários de que o carro consegue fazer uma média de consumo melhor eu o convenço a fazer uma análise mais aprofundada do meu carro.
Obs: A oficina é a mais gabaritada da cidade pra importados desconsiderando as CSS, e levar pra CSS será minha última opção.

MarceloA3T

Membro
Cara a média geral se for considerado os 8,4 km/l no misto entre cidade e estrada está normal mesmo. Se pegar transito intenso na cidade a média fica entre 5,5 e 6,5 km/l e nao passa muito disso não. Com transito moderado o meu faz média de 8,5 km/l

Na estrada andando bem na boa sem pisar a média fica na casa dos 11 km/l a 12 km/l, mais pisou um pouco ou se vc estiver andando em estradas com muita subidas ou cheias de curvas a média cai bastante.

Para melhorar o consumo tente verificar o estado das velas, se estiverem ruins troque.

O Cam follower não apresenta sintoma nenhum... se eles afirmaram isso sem verificar troque de mecanica !! Se ele quebrar o prejuizo é enorme !
A carbonização geralmente apresenta sintomas... o carro falha um pouco.

della

Membro
Concordo com o Marcelo, o meu tem o mesmo comportamento e também achei bem razoável os 8,4Km/l em uso misto. Sportback em linhas gerais bebe bem... 1400Kg e 2.0...
O meu teve melhora de 1Km/l no consumo médio quando fiz descarbonização.
No geral minha média fica ao redor de 7,5Km/l rodando 90% cidade e 10% estrada (sem controlar o pé que é pesado...).

Almeida

Membro
Marcelo e Della obrigado pela contribuição, mas é esse 11 a 12 km/l na estrada que estou em busca, nunca alcancei em 6 meses rodando com o carro, nem 10 km/l! Isso rodando com os vidros fechados, pneus calibrados, sem grandes pisadas, etc.
8,5 a 9 km/l na estrada numa viagem longa encarece a viagem e reduz muito a autonomia, será que o 8P realmente é um carro beberrão? No aguardo de outros relatos.

8p realmente bebe bem mano . 10km/l 12km/l só carro 1.6

o meu faz em media uso misto na boa eu ando faz 8km/l

andando bem a media fica em 5.5

Almeida

Membro
Obrigado leandrinho, mas ainda estou cético em relação a isso, tive um focus 2.0 por 2 anos e no percurso que o A3 hj faz 8,4 ele fazia 10,5 na mesma tocada, na estrada a 120 era 12,5 - 13km/l, um carro com injeção direta como o meu não fazer 12 km/l na estrada em tocada mansa? Acho os números que o colega Marcelo H. citou de 11 a 12 como razoáveis, abaixo disso pra mim é problema não diagnosticado. Gostaria da opinião do [member="overspeed"].

Concordo, ta bebendo demaisl

Manso 100-120 na rodovia, o meu blindado, chipado por overspeed, DP, K&N, HPFP, IC do S3, fas facil 12

vindo rapido e empurrando uns na rodovia, picos de 180, faz 10

cidade não tem jeito, 6.4

Uso podium, mas fiz a descarbonizacão do motor, limpeza de bico e não alterou

panegali

Novato
Tenho um a3 1.6, tenho amigos que tem 1.8 turbo e aspirado e fazem 12, 14 de media em rodovias, o meu faz 10, 12, o que pode ser, porque todos falam que o 1.6 é para ser mais econômico UE os outros.

ALBERTOLIMA

Membro
Tem certeza que não esta carbonizado? manda tirar o coletor e dar uma olhada, maioria dos meXAnicos tem preguiça de fazer esse servico e dizem que ta tudo bem.
Se o antigo dono só usava comum, a coisa deve ta preta viu !

panegali

Novato
Obrigado pelas respostas. Desculpa a ignorância Alberto, mas você fala do coletor de admissão ou de escape? Não sei do tratamento do último dono, peguei esse carro em garagem. Drekto, como faço o teste dos bicos?

Almeida

Membro
DrekTo o teste dos bicos é no diagnóstico eletrônico? Vou pedir para acompanhar o diagnóstico dessa vez, se der missfire é indicativo de carbonizacao ou problema nos bicos? Ou os dois? As velas são novas Platinum.

DrekTo

Novato
Entao almeida, o missfire pode ser bicos, vela, bobina e carbonizacao...
Comece pelo mais em conta, veja as velas e se possivel troque-as..
Verifique se o missfire apresenta em todos os cilindros ou se fica alternando... se for sempre no mesmo cilindro inverta as bobinas e veja se muda tambem o local do missfire, caso nao mude, ja tire os bicos para limpeza e troca dos reparos e faça a descarbonizacao...

Almeida

Membro
Medição hj, 80 km de percurso em rodovia duplicada, sem grandes acelerações, usando inclusive o piloto automático como tentativa de estabilizar a aceleração, max. 120km/h, calibragem 38 psi (pneu igual pedra) ar ligado 22 graus, resultado = 8,8 km/l.

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Medição hj, 80 km de percurso em rodovia duplicada, sem grandes acelerações, usando inclusive o piloto automático como tentativa de estabilizar a aceleração, max. 120km/h, calibragem 38 psi (pneu igual pedra) ar ligado 22 graus, resultado = 8,8 km/l.

della

Membro
Eu acabei de fazer uma nova manutenção no meu carro por conta de misfires no cilindro 4, a conclusão era que havia vazamento nas vedações de bico e/ou junta do coletor, na dúvida troquei todos kits dos bicos e do coletor, além disto coloquei velas novas NGK Double Platinum e refizemos o acerto do carro...
Porquê estou comentando tudo isto?
Por quê além de ter conseguido 0,1Bar a mais em 6K RPM, o carro ficou monstruosamente econômico! Consegui incríveis 14,3Km/L em uma viagem de 140Km na estrada a velocidade média de 100Km/h. Eu nunca tinha conseguido passar dos 12Km/L como muito custo.

della

Membro
mfractal disse:
Confesso que mais de 13 não consigo. 14.5 e muiito bom dela. Parabéns!
Pois é, eu nunca tinha conseguido mais do que 12 com muito custo... Fiquei espantado com o 14!
Vale lembrar que o carro estava vazio, apenas comigo como passageiro, mas isso nas duas situações.
Na volta vim mais "animado" e com vel. média de 120Km/h e picos de 180 ou mais durante um embate, hehehehe e no final das contas a média entre a ida e a volta ficou em 12,5Km/L.

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Muito bom della. Os 13 que consegui foi numa viagem longa com ar ligado e 4 pessoas no carro andando entre 100 e 120. Isso foi depois de decarbonização e troca de velas. Acredito que com carro vazio talvez poderia chegar perto dos 14 também.

Helmar

Membro
Meu amigo, cuidado com a "baixa quilometragem" muitos donos usam o carro até o limite, não fazem manutenção e passam para frente na hora de fazer. Se o cara tinha um carro de 60-80k e abastecia com gasolina comum... Cuidado.