Computador de Bordo

hsamorim

Novato
Boa tarde, pessoal.

Meu nome é Hugo e sou novo aqui no fórum. Tenho um audi A3 1.8t 180cv 04/04 manual. Comprei no ano passado e desde então venho observando o comportamento no painel dele. O que acontece é o seguinte: a velocidade mostrada no velocímetro não bate com a real (em média fica uns 4 km/h a menos que o informado) e o computador de bordo não confere nenhum dos diagnósticos que mostra (temperatura do ambiente, consumo médio, autonomia).

Não sei se isso é normal, visto que meu amigo tem um Golf GTI 150cv e seu computador de bordo é exato, segundo ele.

O que mais me faz falta são os diagnósticos de consumo médio e autonomia do computador de bordo. Gostaria de saber se tem alguma forma de arrumar esse mecanismo.

Então, é isso. Desde já agradeço e informo que gostei muito da organização e parceria do pessoal do fórum.
 

MarceloA3T

Membro
A média de Consumo tem como alterar o parametro via VAG para ficar mais proximo do real.

A autonomia é diretamente calculada com o Consumo médio. Se estiver com o Consumo médio alto, o calculo da autonomia vai ter resultados baixos.

A Temperatura é medida pelo sensor que fica junto a grade do Farol de Neblina (lado motorista) Se nao estiver marcando correto, o sensor deve estar com algum problema.

O velocimetro é comum em todos os carros um erro nessa margem aí de 4 a 10 %.


No meu caso a média marca 1km por litro a mais... ou seja ele Faz 1 km a menos que mostra o cpu
A autonomia também marca para mais... O velocimetro a 100 no painel marca 96 ou 97 no GPS.

A Temperatura Externa do meu está medindo corretamente.
 

simpa

Novato
Bem vindo amigo!
Seguinte, velocímetro nunca vai marcara a velocidade exata, sempre tem uma diferença, e se o seu tem diferença só de 4km/h está ótimo! Me tire uma duvida, vc esta comparando o seu velocímetro com qual outro aferidor de velocidade?
Quanto o CB, ele tbm apresenta diferenças, até pq vc verifica no CB informações MÉDIAS e não Exatas! Talvez se vc zerar o seu CB vc terá médias mais próximas da realidade, porém nunca exatas! O seu amigo do Golf deve estar equivocado, pois o dele tbm funciona mostrando os valores médios e não exatos!
Quanto a temperatura, este sim até pode ter algum defeito, pois o CB lê um sensor de temperatura que fica instalado na parte frontal do veiculo, próximo a grade inferior dianteira esquerda, caso estiver marcando temperatura muito diferente, ele pode estar com defeito, mas lembre, ele tbm vai marcar a temp média.

Valew!!
 

gabrielm

Novato
só um detalhe, o velocimetro da pra mexer no ponteiro...aquele video que rolou no facebook de um a3 a 300 era isso. alterou pra mais a velocidade real.

meu velocimetro marca 2 a mais que o gps. temperatura externa marca certo...autonomia tambem.

att
 

hsamorim

Novato
Obrigado, pessoal.

Então, a medição foi através de GPS e também por aquelas fiscalizações eletrônicas que mostram a velocidade do carro.
Sou leigo no assunto, o que significa alterar esse parâmetro via VAG?

Obrigado!
 

gabrielm

Novato
velocidade ta certa...tem que ver agora se ta marcando certo mesmo o consumo. e o sensor que fica do lado do motorista na frente, atras da grade do farol de neblina,,,
 

horie

Membro
A média de Consumo tem como alterar o parametro via VAG para ficar mais proximo do real.

A autonomia é diretamente calculada com o Consumo médio. Se estiver com o Consumo médio alto, o calculo da autonomia vai ter resultados baixos.

A Temperatura é medida pelo sensor que fica junto a grade do Farol de Neblina (lado motorista) Se nao estiver marcando correto, o sensor deve estar com algum problema.

O velocimetro é comum em todos os carros um erro nessa margem aí de 4 a 10 %.


No meu caso a média marca 1km por litro a mais... ou seja ele Faz 1 km a menos que mostra o cpu
A autonomia também marca para mais... O velocimetro a 100 no painel marca 96 ou 97 no GPS.

A Temperatura Externa está medindo corretamente.

Olá, como altero o parametro do consumo pelo vag? Sei que já vi aqui em algum lugar mas não consigo encontrar.
 

gabrielm

Novato
menu 17 - painel de instrumentos - recode

ver o valor que aparece, nesse caso se altera apenas o ultimo numero.

na real cada numero corresponde ao perimetro roda. aumentando o ultimo numero significa diminuir o perimetro da roda e ao contrario....

entao se tu diminuir por 1 o ultimo numero o velocimetro tem que marcar menos...
se aumentar...marca mais..

da pra fazer marcar 50 a mais...kkk

vai mudando de um em um e testa com o gps.


edit: agora que eu vi qeu tu quer ajustar o combustivel..kkkk
 

horie

Membro
menu 17 - painel de instrumentos - recode

ver o valor que aparece, nesse caso se altera apenas o ultimo numero.

na real cada numero corresponde ao perimetro roda. aumentando o ultimo numero significa diminuir o perimetro da roda e ao contrario....

entao se tu diminuir por 1 o ultimo numero o velocimetro tem que marcar menos...
se aumentar...marca mais..

da pra fazer marcar 50 a mais...kkk

vai mudando de um em um e testa com o gps.


edit: agora que eu vi qeu tu quer ajustar o combustivel..kkkk
Hahahahahaha foi....
Mas vc jah postou alguma vez do combustivel neh? Lembro que jah vi uma vez.
 

gabrielm

Novato
nao lembro agora se sao dois metodos...acho que um regula o ponteiro do marcador de combustivel....nao lembro direito se tem como mudar o calculo que aparece no cb,,,tambem nao lembro se ele tem relação com a marcação de combustivel pelo ponteiro...

pra regular o ponteiro o ideal é encher bem o tanque e calibrar...

vai em instrumentos e depois adaptation;

entrar no canal 30, vai aparecer um valor padrao de fabrica;
da pra colocar entre 120 e 136, cada unidade corresponde a um ajuste de 1ohm no valor de saida do sensor (qual sensor nao sei) que equivale a 1/4 de litro na leitura;
da pra usar o botao up/down para ajustar e ver o ponteiro se movendo....

depois dar save.
 

MarceloA3T

Membro
Eu ja tinha postado sobre como ajustar o consumo médio. Não achei o topico, Segue:



Para ajustar o consumo do computador de bordo pelo VAG e os procedimentos são os seguintes:

Entre em " 17 - Instruments"



Depois entre em " 10 - Adaptation "


Na nova janela entre na seta acima em "Consumpion Correction"

Digite no novo valor no campo " New Value" o novo valor para ajuste e aperte "test", depois "save". As faixas de ajustes da correção vão de 85 a 115. Padrão é 100. Para marcar no painel o consumo melhor o valor vai ser menor que 100. Para marcar um valor pior para o consumo o valor vai ter que ser maior que 100.

No meu caso, meu carro marcava mais ou menos 1 km/l a mais na media do painel. Coloquei o novo valor para 110 e ficou legal.

Abraço.
 

viesa

Novato
Pessoal, me tirem uma dúvida.... se no CB mostra a velocidade média.. então teria como alterar e mostrar a velocidade atual?
desculpe de "viajei"... mas seria mais estiloso a velocidade ser digital do que analógica..

abç
 

gabrielm

Novato
nao tem como. só instalando um modulo. ja discutimos o assunto aqui no forum..se tiver interesse da uma pesquisada...

att
 
Pessoal, boa noite.

Meu computador de bordo travou em 85km/L. Já resetei o consumo medio e tudo o que podia mas pelo manual o consumo medio e autonomia sao calculados com base no consumo instantaneo que está tavado em 85.
Alguem sabe o que eu posso fazer? É via VAG? Como ele adquire essas informações, bóia?

Obrigado
 

Alexxl

Novato
Sou novo aqui. O meu peguei essa semana e estava travado em 85/kml o consumo médio e instantâneo, dai tirei o polo positivo da bateria por 10 minutos e depois liguei de novo. Simplesmente o erro sumiu do computador de bordo. E ficou aparecendo 10/kml
 
Topo