Comparativo - Diferença de acertos de preparação

Flavio

Novato
Pessoal,

Estou abrindo este tópico para falarmos sobre as diferenças de acertos de cada carro e compararmos resultados.

Eu o @madmax , fizemos alguns testes com nossos carros e tivemos algumas percepções interessantes. Vou falar por mim e vamos complementando aos poucos.

Nossos carros estão com preparações diferentes o meu tem um pouco mais de cavalos e torque que o do Max. Achamos que na estrada eu abriria dele depois de embalado por conta da minha turbina ser maior que a dele e pegar mais tarde e o dele sair na frente do meu na arrancada, mas não foi o que aconteceu.

Colocamos em 3º marcha a uns 90km/h e aceleramos, meu carro abriu muito rápido um carro e algo mais na saída, mas o do Max buscou tirou a diferença e me passou e depois os dois em alta um não abre do outro. Analisando, fomos ver a curva de torque dos carros, e a minha o torque depois que refis o acerto está pegando mais em baixa e o do Max mais em alta, mas a grande diferença do porque o dele pulou na frente do meu foi por conta da faixa de corte do motor. O meu corta igual original, na casa dos 6500rpm, o dele está cortando na casa dos 7000 e varetada. Essa mudança faz uma enorme diferença na prática, ou seja, o carro mesmo com potência menor anda igual e dependendo da puxada pula na frente justamente por aproveitar melhor a marcha.

Fizemos um teste em 4º marcha também, o resultado foi praticamente o mesmo, mas nem eu abri dele como em 3º e nem ele me passou, anda praticamente igual.

Resumindo, quem quer um projetinho sob medida e custo benefício legal pode copiar do Max...hahahaha

Alguns irão falar da durabilidade do motor e risco por conta do corte do motor aumentado, mas ai vai de cada um saber andar. Ninguém anda todo o tempo esticando até ai...rsrs

Se falei algo equivocado ou faltou algo o Max complementa.

6.500 eh uma margem original... tem bastante rotação ai pra quebrar ainda...
Tem muitoooos a3 com corte de 7.500 rpm (eu por exemplo)...

O meu cortava aos 8pal.. resolvi baixar por medo de quebrar hehehe.

Acho que o seu a 6500 (se eh que você acelerou até o corte) quando vc troca de marcha cai pra uns 4.300 (um chute animal ok? nao eh essa a real rotação).. Ja o Max cortando nos 7.000 quando troca o giro ta mais alto (ex: 4.900).. Por estar com rotação mais alta o motor está mais cheio e mais proximo do torque e potencia maxima...
Acredito que seja este o problema, Talvez eu esteja enganado, alguem pode dar mais opnioes ai pra ver o que acontece de fato hehe

Não sei se fui muito claro na minha tentativa de opnião hehehhehe

madmax

Membro
Flávio,

Só complementando os informações o A3 turbo original corte a 6800rpm, e hoje o meu esta com o corte a 7500rpm.
Sobre a potência medida no motor da dinosrace na melhor passagem o meu carro ficou com 258,5cv a 6600rpm e com 40,5kgfm de torque 3800rpm, e o seu esta com 310,5hp( 315cv) em uma rpm mais baixa e se não me engano com o torque máximo 36,5kgfm, mas a maior diferença mesmo esta que o meu motor esta empurrando muito bem até os 7500rpm, e o seu esta com o corte em 6600rpm, onde estes 900rpm a mais de faixa de potência fazem o diferença, onde como testamos os nossos carros desde baixos rpms até o corte do seu andam juntos, e ai você tem que trocar de marcha antes e assim eu passo e abro um pouco, e se fizermos o teste saindo parados até o final com certeza o meu vai abrir porque em cada troca de marcha ele vai abrir e também porque como troco as marchas em 7500rpm quando colocar um marcha maior vou estar com um rpm maior que o seu, portanto com mais potência, isso é o que ocorre com os civis SI que com menos potência e torque que um A3 180cv chipado ou um a3 sportback 2.0t ele andam na frente depois de 3 marcha por ter um faixa de maior que dos audis, e isso que eu sempre falo o que importa não é a potência e torque de pico, se sim a faixa que o motor sustenta o torque e a potência.

Flavio

Novato
Exatamente isso que falaram. Talvez se eu mudar a faixa de corte a coisa mude bem também, mas não sei se tenho coragem....hehehe

alexsp91

Membro
Exatamente isso que falaram. Talvez se eu mudar a faixa de corte a coisa mude bem também, mas não sei se tenho coragem....hehehe

vc ta sem valvula de prioridade e ta com medo de aumentar um pouco a faixa de corte? haha

:joselito:

(ou tem instalado mas nao conseguimos achar aquele dia?)

Não Alex.
Está sem mesmo.

Sou contra ficar sem, mas quem montou disse que não terá problemas!

@[member='Flávio'], aumenta a rotação da bagaça.. é uma vez ou outra que você vai entrar naquela margem!
Ja "gastou" tudo no UP com 310cv e está andando igual do Max que tem os quase 260cv... Ou são 50 pocotós mano heheh. Era pra dar diferença nas puxadas.

abrass

MarceloA3T

Membro
Muito interessante os relatos !!

Valeu por compartilhar Flávio. Sem os testes na prática nunca iríamos saber que o limite elevado de RPM, ou a difrerença no torque, na potencia máxima de cada um, ou mesmo no tamanho da Turbina de um de outro iria ter esse resultado.

Se fosse ficar no super trunfo a maioria iria apostar que o seu carro com turbina maior e 50cv a mais abriria muita diferença para o carro do Max, principalmente nessa situação com os carros rolando na estrada com uma velocidade alta.

Flavio

Novato
hahahaha.... estou sem válvula de prioridade mesmo, mas é a receita do preparador e ele garante e faz vários carros assim. Segundo ele a turbina é maior, com rotor maior e não tem necessidade e não afeta a durabilidade.

Quanto a preparação vou deixar como está por enquanto. Quem sabe mais para frente eu coloque um overbooster com pico de 1,3kg no turbo que deve dar uns 360cv e ai já altero a faixa de corte do motor e jogo o torque mais pro final também, ai sim acredito que o do Max como está na saída vá na frente mas eu busco eu passo depois.

Mas na boa, os carros já estão andando demais. Posso dizer que são até ignorantes na estrada...hehehe

madmax

Membro
Isso é o que eu sempre falo, dizer que um carro anda mais que o outro apenas com os gráficos do dino, é a mesmo coisa de brincar de super trunfo, é a mesmo coisa que acontecia com meu antigo astra aspirado, que por sinal também foi acertado pelo Over, que tinha 140whp (165cv) e eu levava carros com potência e torque maiores, pois o meu astra andava na frente de civic Si original e andava junto com civic Si stage 2( por volta de 200whp), até os a3 turbo 180cv ele andava na frente, e o que fazia ele andar era que tinha uma faixa de potência dos 4500rpm até os 7000rpm.
Outra coisa que a pratica mostra é que a partir de uma determina cavalaria a diferença de potência ter que ser grande para um carro andar mais que o outro, pois a diferença de 50cv para motores com mais de 250cv é pequena, e quanto maior a cavalaria isso aumenta outro exemplo são os bugatti Veyron onde os primeiros tinham 1000cv e os ultimos tinham 1200cv e esta diferença de 200cv para um motor de 1000cv é bem pequena.

Flavio

Novato
Assim que tivermos outra oportunidade podemos fazer mais comparativos.

Acho legal postar também quem já comparou dois apenas reprogramados ou outros tipos de preparação, que sabemos que tem várias formas e pegadas que podem ser feitas. Outra coisa é que por mais idêntico e mesma preparação que se tenha nos carros, que na tocada tem diferença, é muito difícil um andar igual ao outro.

MarceloA3T

Membro
Assim que tivermos outra oportunidade podemos fazer mais comparativos.

Acho legal postar também quem já comparou dois apenas reprogramados ou outros tipos de preparação, que sabemos que tem várias formas e pegadas que podem ser feitas. Outra coisa é que por mais idêntico e mesma preparação que se tenha nos carros, que na tocada tem diferença, é muito difícil um andar igual ao outro.

Eu já fiz todos esses testes que citou Flávio !! OEM com OEM para ver se tinham exatamente a mesma força (Eu e o Emerson) e impressionate mais eram exatamente iguais, lado a lado, Eu e o Max também ja fizemos, e Eu e o Sidney Silvestre tb.
O legal é isso aí !! Não por rivalidade nem nada. Somente por diversão e para ver a diferença que tem um para o outro. O legal mesmo é a amizade que temos e comparar os brinquedos na prática.
Se eu ando atrás eu sempre falo.
Andei atrás do Max na estrada antes do UP para K04 o carro dele pegava mais rápido e ia abrindo devagar até o final. O carro dele tem mais modificações que o meu. Agora então após a K04 o carro dele deve sumir no horizonte !! kkkkk
Em altas velocidades acima de 160 o SPB do Sidney me passa, tem mais força, acredito por ser 2.0 e ter mais cv e mais torque, apesar do 8P ser um pouco mais pesado.

O legal é isso mesmo, a amizade que fazemos através dos nossos carros.

Ontem acelerei com um A3 que me fez suar para eu não ser deixado para trás...rsr

Acelerei com o Carro do Max em S.A com as rodas aro 20 e praticamente andamos juntos a distância que um abria do outro era mantida.

Já acelerei com o Marcelo e andamos juntos eu acho pelo menos, depois que o motoqueiro me fechou nem vi mais o carro dele....rsrs.

E o Marcelo disse acima que o Max andou mais que ele em algumas aceleradas.

O importante é sabermos o que fica melhor em relação aos Ups e compartilhar com os amigos, pois com o erro de alguns outros poderam acertar de 1°.

Enviado de meu GT-I9100 usando o Tapatalk 2

MarceloA3T

Membro
É isso ae Sidney

As Rodas grandes 20" ficam lindo no visual mais realmente atrapalham no desempenho...
Com certeza na estrada seu carro vai ficar muito melhor agora !

"Você já atingiu seu limite de reputações positivas para hoje"
Curti seu comentário e apareceu isso !! Nem sabia que tinha limite... kkkk

Claudião

Novato
kkkk o cara tem reputação limitada.... coisa de AlissonT.

Eu vi um grafico de uma K04 instalada num spb, medida no dynorace creio... a maior faixa de potencia ganha, 140CV, estava na intermediária, depois ia

caindo, claro isso muda de acertos p/ acertos, mas como o cara fez o "3 letras" ai fica nisso, qdo troca a marcha, o giro retorna p/

uma faixa de torque e potência dos 140.... antes que perguntem, sim, foi só turba e programação e filtro. nada mais.

madmax

Membro
Sim, como já foi dito a faixa que se ganha que é que importa, no meu caso por exemplo de potência de pico "só" ganhou 30cv em relação a k03, mas em 7000rpm o motor ganhou 75cv com a k04-001, pois isso que não importa somente pico e sim o aumento de faixa e o ganho de cv em todas as rpms.