Como Substituir Módulo de Injeção

Dih

Novato
Olá, boa noite!
Prezados, estou com um problema em minha A3 99 1.8 Aspirada, motor AGN.
Ocorre que o motor pega na primeira partida mas morre logo em seguida, deixando um cheiro forte de gasolina como se tivesse afogado. Depois, pra pegar de novo só dando longas partidas, com muita dificuldade e quando pega logo em seguida morre, não dá nem chance de acelerar.
O mecânico disse que as centelhas nos cilindros 1 e 2 estão fracas.

Foi verificado:
*Bomba de combustível;
*Compressão dos cilindros.

Foi verificado e substituído:
*Bobina de ignição;
*Sensor de temperatura;
*Sensores de detonação;
*Velas;
*Cabos de vela.

Tentei conectar o Vag-com com VCDS 12.12.13, e o estranho foi que tive acesso as centrais controladoras do ABS, AIRBAG e outras, mas ao tentar conectar à ECU me retorna uma mensagem "no response from controller", como se estivesse desconectada ou não existisse.

Estou quase trocando o módulo de injeção.
Caso opte por trocar, é só comprar outro e colocar no lugar ou é mais complicado?
O meu possui o código: 06A 906 018 EC (Código Bosch: 261 206 275)

Desde já agradeço à todos!
Abraço.
 

MarcioSilva

Membro
Tive um problema parecido, só q foi numa a4/99, aspirada 125cv, troquei modulo, fiz todo os chicote, bomba, sensores e nada, no final era 2 pistões não dava compreensão, traduzindo só resolveu fazendo o motor.
 

Dih

Novato
O mais curioso é que de início o mecânico achou que era problema com os bicos injetores e ao desmontar e montar para verificar o sistema o carro funcionou perfeito, como se não tivesse problema algum por um dia! Depois foi ficando fraco de novo até ficar no estado de antes (que é o mesmo de agora).
Ele voltou a fazer o mesmo procedimento mas desta vez não resolveu, o carro não funciona.
No início suspeitei de problema com o cabeçote, mas agora não consigo crer em problema mecânico pois voltou a funcionar e estava eficiente, mesmo que tenha sido por um dia.
E o problema do módulo não comunicar com o Vag também está me intrigando e me induzindo a condená-lo...
 

MarcioSilva

Membro
Boa Sorte, kkk no meu eu tinha q pedir pra alguém da partida, e desengatar uns dos chicote do modulo na hora q fosse da partida e engatar no meio da partida pra pegar kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, e vivendo e aprende do, se morasse perto ate tentava por pra ver o q da, mais a numeração e diferente.
 

Iuri

Membro
Acho que o problema não ta no módulo..

Por ele não responder no vag não quer dizer que ele ta com problema.

Enfim boa sorte

Se resolver avise..
 

Dih

Novato
Bom dia!
Vim postar os resultados dos testes conforme prometido e não foram bons. Como disse anteriormente com o módulo original o carro ameaçava pegar mas apagava em seguida, afogava e etc. Depois de substituir o módulo o carro simplesmente não liga. Notei que a mensagem no painel: "Service INSP" fica piscando ininterruptamente depois da substituição e não apaga para mostrar o odômetro parcial e agora o motor nem ameaça mais de pegar. A bomba de combustível não aciona e não há centelha nas velas, é como se a central não estivesse ligando. O LED indicador do imobilizador apaga normalmente após alguns segundos de ter ligado a chave, como se estivesse autorizando o módulo de injeção a funcionar.
Resolvi colocar o antigo de volta e tive uma surpresa: o mesmo resultado do módulo substituto, sistema sem nenhum sinal de funcionamento!
O módulo substituto tem exatamente o mesmo código do original.
Alguém tem alguma idéia do que fazer? Já estou chegando no estágio de desespero e desânimo com esse carro.
Abraço.
 

Dih

Novato
overspeed disse:
VC simplesmente cumprou um módulo e colocou sem casar o imobilizador?
Sim! Comprei o módulo e instalei no carro para testar. No primeiro momento ele não funcionou como mencionei acima, mas hoje à tarde resolvi repetir o teste e descobri que o fusível que alimenta a Central estava queimado. Não sei em qual momento queimou mas com certeza foi antes de colocar o novo módulo, por isso não deu sinal. Agora com um fusível novo ele voltou a funcionar com o módulo antigo, fraco e com falha mas funciona. Coloquei novamente o novo módulo para testar e pareceu normal e não liga porque não está codificado.
Estou procurando informações de como fazer isso, você pode ajudar? Consigo fazer com o Vag?
Não estava com o Vag hoje para testar, mas com o módulo antigo nem comunicava...
Depois de pesquisar um pouco verifiquei que em alguns carros é necessário remover a eprom de dentro da Central e utilizar um equipamento específico para regravar um novo arquivo de configuração, processo chamado de "Reset e Decode". Ao utilizar o imobilizado pela primeira vez a Central grava o código do i mobilizador e então estará recodificado.
Isso se aplica na A3 8L?
Sou entusiasta mas temos que reconhecer nossos limites!
Abraço.
 

overspeed

Comerciante
Dih disse:
Sim! Comprei o módulo e instalei no carro para testar. No primeiro momento ele não funcionou como mencionei acima, mas hoje à tarde resolvi repetir o teste e descobri que o fusível que alimenta a Central estava queimado. Não sei em qual momento queimou mas com certeza foi antes de colocar o novo módulo, por isso não deu sinal. Agora com um fusível novo ele voltou a funcionar com o módulo antigo, fraco e com falha mas funciona. Coloquei novamente o novo módulo para testar e pareceu normal e não liga porque não está codificado.
Estou procurando informações de como fazer isso, você pode ajudar? Consigo fazer com o Vag?
Não estava com o Vag hoje para testar, mas com o módulo antigo nem comunicava...
Depois de pesquisar um pouco verifiquei que em alguns carros é necessário remover a eprom de dentro da Central e utilizar um equipamento específico para regravar um novo arquivo de configuração, processo chamado de "Reset e Decode". Ao utilizar o imobilizado pela primeira vez a Central grava o código do i mobilizador e então estará recodificado.
Isso se aplica na A3 8L?
Sou entusiasta mas temos que reconhecer nossos limites!
Abraço.
Sem codificar o modulo ele nunca vai funcionar (caso contrário seria facil roubar o carro apenas com um outro modulo reserva com immo-off)... tem como fazer o painel reconhecer o modulo novo sim, ou desta forma (clonando o antigo) ou "apresentando" o modulo novo... o VAG original consegue fazer isso, os chineses eu não sei...


Se não me engano vc faz isso na parte de "intruments" no painel... mas não lembro o procedimento
 

Dih

Novato
Pessoal, retirei o carro da oficina sexta passada. O mecânico desistiu e eu também desisti dele! De lá pra cá não tive muito tempo para executar testes e nem tenho ferramentas adequadas para tal.
Pretendo enviar o carro para uma oficina especializada, um pouco mais afastada daqui mas com mais recursos.
A título de curiosidade, retirei o fusível da bomba e injetei gasolina com uma seringa no TBI e percebi que o carro pega e não apaga enquanto estiver injetando combustível por ali, mas se ligo a bomba o carro afoga e morre. Os bicos injetores já foram testados e não estão abertos, ao que tudo indica por alguma razão eles podem estar abrindo em momento inadequado ou simplesmente estão sendo mantidos abertos constantemente depois da partida. Como neste final de semana vou estar com o carro em casa e com tempo, vou testar a corrente que chega nos plugues dos bicos injetores e se há algum curto no chicote. Como não vou ter um osciloscópio para testar o pulso nos bicos, alguém tem alguma dica de como posso fazer este teste em casa? Pensei em usar um ou dois LEDs...
 

Brunno

Membro
Achei um problema igual o meu,fui andar no meu carro andei 500mts ele apagou e nao queria mais pegar, notei que depois disso a luz do ASR ficou acesa no painel e nao pega mais e quando tentei entrar na central com VAG da o mesmo erro que o seu ai entrei em auto scan apareceu o seguinte erro em todos paramentros ENGINE CONTROL MODULE retirei a central ja mandei fazer os testes nela diz o o rapaz que esta normal mandando faisca ta normal tem nada de errado com ela disse ele que pode ser algum aterramento nio carro que nao esta deixando ir energia nela por isso carro na esta pegando,quando viro a chave nem gasolina ta injetando faz nem barulho de bomba ja troquei os rels 53,167 e 100 nada mudou vc resolveu seu problema??o que era??
 

ThiSere

Membro
Dih disse:
Pessoal, retirei o carro da oficina sexta passada. O mecânico desistiu e eu também desisti dele! De lá pra cá não tive muito tempo para executar testes e nem tenho ferramentas adequadas para tal.
Pretendo enviar o carro para uma oficina especializada, um pouco mais afastada daqui mas com mais recursos.
A título de curiosidade, retirei o fusível da bomba e injetei gasolina com uma seringa no TBI e percebi que o carro pega e não apaga enquanto estiver injetando combustível por ali, mas se ligo a bomba o carro afoga e morre. Os bicos injetores já foram testados e não estão abertos, ao que tudo indica por alguma razão eles podem estar abrindo em momento inadequado ou simplesmente estão sendo mantidos abertos constantemente depois da partida. Como neste final de semana vou estar com o carro em casa e com tempo, vou testar a corrente que chega nos plugues dos bicos injetores e se há algum curto no chicote. Como não vou ter um osciloscópio para testar o pulso nos bicos, alguém tem alguma dica de como posso fazer este teste em casa? Pensei em usar um ou dois LEDs...
Amigo, bom dia.

Não querendo ser o coveiro, mas estou com o mesmo problema.

O carro pegava e morria. Vi alguns vídeos na net sobre o problema e juntei algumas opções.

1. O meu problema começou com um curto no farol de milha (lado do motorista). Fui abrindo o chicote e cheguei na chave do farol com o terra e o fio amarelo com cinza derretidos. Porém um dos terra que vai para a parte de trás do painel eu aínda não vi onde dá.

2. A queima do terra pode ter colocado em curto a central de injeção, e/ou o imobilizador. Estou arrumando o chicote pra ver o problema, visto que o VAG tb parou de ler. Os fios do conector do VAG passam junto com os fios que queimaram...Podem ter afetado a central.

3. Após várias tentativas de fazer o carro funcionar sem resolver o real problema, pode ser que o módulo de ignição tenha sido perdido.

Resumo do que preciso fazer (pode ter sido seu problema tb)

1. Substituir os fios que foram queimados no chicote;
2. Testar o módulo de injeção;
3. Testar o módulo de ignição;
4. Desistir do carro devido inúmeros problemas que tive (rs.... Realmente dei azar com este carro)

Como ainda estou no meio deste problema, preciso de ajuda para retirar a grelha/churrasqueira do parabrisas para acessar o módulo. Alguém sabe como tirar?

Abraços
 
Topo