Como regular pressão da turbina?

Darkcoder

Novato
Pessoal, antes de tudo fiz a pesquisa usando o termo 'pressão' mas não consegui achar nada conclusivo a respeito.

Então, esta semana estou trocando a minha turbina (fumando e vazando óleo), mas tenho medo do mecânico fazer merd@.

Alguém aí saberia me informar como é feito a regulagem de pressão na turbina? Pois pretendo acompanhar a troca, aí vou ficar em cima pra ver se o mecânico vai fazer o serviço direito.

Eu sei que tem relação com a N75 e a wastegate, porém isso é feito eletronicamente pela N75 ou deve ser feito manualmente pela wastegate?

Também vi que deve ter um pico de no máximo 1kg e diminuir para 0.8, isto procede?

Agradeço as respostas.
 

Scatman

Membro
Basicamente, a pressão "máxima" do A3 180cv é de cerca de 0,75 kg/cm2, chegando a picos de 0,9 kg/cm2, em overboost.
Isso no original 180cv. O 150 deve ser um pouco menos, SNME.
 

Darkcoder

Novato
Sim, exatamente a mesma turbina K03 do 150.

Mas que bom saber que a própria central é quem regula a pressão da turbina, assim evita o mecânico fazer alguma merd@.

Obrigado pelos esclarecimentos pessoal.
 

chedid

Administrador
Tem uma forma de regular, desativa provisóriamente a N75, ligando diretamente válvula wastgate (que fica acoplada na turbina) na pressurização (originalmente ela vai na n75), ai veja no manómetro de pressão de turbo, tem que fica 0,4 a 0.5.
Depois disso, pode voltar a ligação original, ou seja, wastegate ligada na n75, ai se for o 180, e não tiver chip, vem pressão 0,8/0,9 e no fim do rpm cai a 0.5., se for o 150, salvo engano, vem 0,6 de pressão e cai 0,4 no fim do rpm.
Mas, de regra, a turbina nova já vem com wastegate regulada.
 

chedid

Administrador
ahhh, mesmo sendo feita regulagem eletronicamente (pela N75 controlada pela ECU), se a wastgate tiver desregulada) vai vir mais pressão e se for muito, a injeção vai entrar em modo de proteção.
 

AS555N

Membro de Honra
Se vc trocar as turbinas pode usar a regulagem de uma e apertar a wastegate igual na outra, infelizmente o 150cv não tem um controle de pressão efetivo como tem no 180cv.
No 150cv a pressão é "lida" pela injeção se baseando na quantidade de ar que entra pela MAF e talvez pelo sensor de temperatura do ar de admissão e por valores pré-estabelecidos no mapa de injeção, quando atinge esse valor a injeção atua na N75, ela não alivia a pressão mas sim abre a válvula e diminui a rotação da turbina desviando parte dos gases de escape, então wastegate mais apertada vai ter menos abertura (desvio dos gases de escape) e vai dar mais pressão.

No 180cv esse controle é mais efetivo tendo em vista que possui um sensor que mede a pressão no intercooler, além da N75 igual em ambos, possui uma outra válvula que trabalha em conjunto com o reservatório de vácuo que, mesmo em giro alto se precisar, a injeção abre a Válvula de alívio e diminui a pressão, e se passar do pico de pressão pré-estabelecido a injeção fecha a borboleta que é eletrônica. No 180 é mais difícil dar problema de excesso de pressão, existe muito mais proteção.

Acho que enrolei demais hehehehehheh espero ter ajudado.

Abraço
Renato
 

chedid

Administrador
não enrolou não.... ficou bem claro que o controle é eletromecânico! tanto os sistema eletrônico quanto o mecânico trabalham em conjunto, se um deles estiver fora, a central entra em proteção de regra...
 
estou andando com uma masterpower.42-valvula n 75 anulada,controle de pressão regulado na wastgate rodo com 1kg direto e a central não fecha a borboleta não..fico bom pra andar,em 5°marcha a velocidade sobe bem rapida =]

diz o over q é um tal de clamper no maf que o preparador fez ou o remap mesmo

porém a pegada vem um pouco mais tarde q a original
 

chedid

Administrador
André, se o seu é 150, ele num fecha, se for o 180 ele dá zebra de regra salvo se enganar algum sensor ou remapear!
 

AS555N

Membro de Honra
O problema aqui Andre é que estamos falando de carro com injeção original, se o seu foi modificado com certeza o comportamento vai ser diferente, só que isso ja foi muito discutido aqui no fórum......vale muito mais a pena fazer um chip que tentar enganar a injeção.....isso ainda pode dar zebra.
Abraço
 
ão sim eu entendi as55n,so fiz um comentário...comprei o carro não faz 1mes estou um pouco confuso quanto a configuração dele! Alias não acredito q esse lance de enganar a injeção esteja aplicado nele.

preciso da opinião de vcs q são experientes no assunto,olha uq eu encontrei no meio do manual com a data de 2006
seria o remap(chip) ??


*Assim q eu conseguir enviar a imagem *
 

Darkcoder

Novato
Pessoal, agradeço as respostas, porém me veio uma dúvida que gostaria de tirar com vocês.

Liguei pra diversas mecânicas aqui em minha cidade, e ou os caras não trocam turbina, ou tão me falando que é complicadíssimo fazer essa troca e que leva um dia inteiro.

E aí, tão tentando me enrolar ou é isso mesmo?

Já estou com a turbina e as juntas fui buscar agora mesmo nos correios, só falta achar o mecanico pra trocar.
 
Turbina tem regulagem sim, tem um parafuso com uma porca que é conectado na westgate da turbina, e nele vc se apertar aumenta a pressao se soltar a perssao desce....
Eu andava no meu com quase 1Kg refiz o motor semana passada e soltei a pressao pra voltar pra 0,6 que é a pressao original para semana que vem por o chip com o over....

Aquele parafuso serve pra fechar mais a porta que segura os gases que vai para a parte quente, qto mais fechada a portinha tiver, mais pressao vai entrar pra dentro do motor, qto mais aberta mais pressão ela vai deixar passar para o escape e menos pressão entrará para o motor.
Mesmo se a N75 ou central ajuda regular (eu nao sei) se vc apertar ou soltar este parafuso a pressao subira ou descera é fato.
Qdo eu comprei o meu carro achava ele uma frouxeira danada, dai fui dar a primeira revisao nele e colocamos o relogio de turbo, estava apenas com 0,4 dai subi a pressao pra 0,9 apertando a regulagem neste parafuso.
 
Segue o orçamento encontrado no meio do manual: Remap mesmo?
chipr.jpg
 

Darkcoder

Novato
Agradeço as respostas pessoal, fiz a troca da turbina e o mecanico deixou a regulagem da valvula igual a turbina antiga. Agora vou ver se instalo um manômetro pra poder acertar bem certinho a pressão de acordo com o que deve ser.
 
Galera já que nosso amigo está citando sua troca de turbina... vou expor meu problema:
- Troquei minha turbina k03 por uma zerada e depois que troquei a turbina meu carro começou a alarmar (apitar e nada no painel) e alarma sempre quando o turbo começa a ficar bom (enchendo). Será que a turbina esta com uma pressão muito maior que a central (injeção) suporta?
Pois do jeito que comprei a turbina, coloquei lá, pois ela veio com a regulagem da westgate com aquela tinta de garantia da loja.

O que pode ser? O que posso fazer?
 
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