O manual não dizia nada quanto à armar somente com o cinto de segurança atarrachado, logo eu concluo que isso não tem nada a ver também.
O que o manual trazia, eram VÁRIAS advertências de que só o Airbag não é suficiente pra salvar uma vida e não dispensa o uso do cinto de segurança. Em resumo, não adianta andar sem cinto só porque tem Airbag no carro, e pior, isso sim cria uma situação potencialmente perigosa (que também era citada no manual).
Pois no caso de uma colisão, seu corpo é arremessado contra a bolsa, que vai explodir e arremessar denovo pra trás...
Boa tarde amigos... Vamos a minha historia ocorrida em 29/09/2012. Voltava eu para casa as 3 da madruga. A iluminação publica de minha rua estava com 2 lampadas queimadas, quando virei e entrei na rua, havia um morador de rua parado bem na esquina... bem no meio da rua... de roupa preta... e viajando olhando pra cima. Como qdo eu vi já estava mto em cima... tive o reflexo de tirar e bati no poste. A batida foi a aproximadamente de 20 a 30 km/h. Pois se trata de uma subida e a curva é de 90 graus. O estrago foi pequeno. Apenas Capo, Farol, Parachoque, Alma, Spoiler, Painel Frontal e a Ponta da Longarina entortou um pouquinho. O capo afundou apenas 3cm e a batida foi bem em cima do farol direito. Eu estava sem cinto e os airbags frontais acionaram.
Baixa desaceleração.
Sem o uso dos cintos.
O que posso dizer é que os air bags são uma pancada no peito... Como o carro não teve danos mecanicos ainda não reparei os airbags. Pois sai da funilaria hoje. Vou levar no mecanico durante a proxima semana. Eu ja comprei a bolsa do volante. Falta a bolsa do passageiro e os cintos que travaram. Conversei com um amigo que me disse que existe dois sensores que ficam fixados a ponta da longarina de cada lado.
Não sei se esta informação confere... depois eu mando a foto da batida e como ficou... abraço a todos...
ai um exemplo que bota toda a teoria por agua a baixo ...
sobre ser a 30km acredito que posso abrir sim o airbag. mas tem que parar o carro na hora.. como o Poste !!!
vou relatar o que aconteceu com um camarada...
golf gti 2002, andando a uns 80km... fez uma curva e o freio da roda da frente do lado do motorista "TRAVOU" ele bateu no meio fio e rampou barranco a baixo ! e os 2 airbags frontais abriram ...
o carro não teve desaceleração brusca, e ai ??
Se o carro estiver parado (sem a ignição ligada) o airbag não aciona também.
Eu tinha um Peugeot que aconteceu isso, um bêbado veio acelerando do final da minha rua e bateu de frente com meu carro, que estava parado na frente de casa. Detonou a frente do carro toda, mas os airbags não acionaram. Conversando com o técnico da concessionária onde arrumei, ele me disse que com a ignição desligada pode capotar que não aciona.
Bom sempre achei que tivesse sensores frontais... Temos algumas teorias e experiências postadas pelos amigos, mas ainda ficaram dúvidas sobre como realmente o air bag trabalha...
Consegui uma imagem no manual de serviço mostrando os sensores de desaceleração que ativam os air bags próximos à alavanca de câmbio (item11), logo à frente, sob o console central, presos diretamente na carroceria do veículo.
É tudo questão de desaceleração mesmo (força G). É bem complexo para exemplificar ou conceituar o tipo de impacto que pode ou não inflar os airbags, mas a desaceleração resume-se à redução de velocidade dividido pelo tempo da desaceleração. Batidas à 40Km/h podem ter desacelerações menores ou maiores do que batidas em maiores velocidades, dependendo do obstáculo atingido.
A idéia dos sensores frontais não está errada, só não é verídica para o A3/Golf
Em alguns modelos da BMW e Mercedes, por exemplo, o sensor do airbag fica no para-choque... Mas de qualquer forma, todos os sensores de airbag são inerciais, ou seja, acionados por uma desaceleração de XXG (varia de modelo para modelo, de marca para marca... cada projeto chega no valor ideal, com base até no posicionamento dos sensores)
Edit: Não podemos esquecer quem todo dono de Audi trata seu carro bem, portanto, deve-se considerar falha de manutenção do sistema neste caso.
Os sensores são frontais e laterais, dependendo da força aplicada em cima doa sensores eles abrem e para isso basta estar acima de 30km/h, só ir na CSS e conversar com um técnico da audi.
Bati C o meu em um poste, batida forte. Acionaram o airbags dos bancos mas os do painel e volante não. Quebrei o volante a boca pois o cinto não me segurou C o impacto.