Como melhorar a entrada de ar!

raphaelmgm

Novato
dae pessoal seguinte gostaria de melhorar a entrade de ar do meu tiptronic 180 cv original, que ja esta com escape, chip over, mais um filtro esportivo conico duplo fluxo, com um cano alongador que ja aproveita a entrada de ar original que se tem na lateral do motor, hoje quero ver se tiro uma foto e mando pro meu colega jaltinier que me ajuda com as postagens, mas a questao e, nao sei se foi aqui que eu vi ou em outro lugar que geralmente pricipalmente os gringos jogam um cano la em baixo com um filtro esportivo garantindo um otimo fluxo de ar, e bem frio pelo geito , mas meu medo e que meu carro e muito baixo a frente e vai que eu passe numa poça da agua ou uma mine enchente e acabe molhando alem da tolerança que o motor suporta, entao eu pensei em fazer uma captacao de ar bem grande na frente estilo um intercooler retangular todo aberto e com um cano que sobe ate em cima jogando o ar na cara do meu filtro esportivo creio que minha teoria na estrada acima sei la dos 120 por hora deva dar uma diferenca boa, oq vcs acham? pq o junior over ja me chamou de professor pardal, de loko, de debil aha ha ah de tanto que eu invento moda com meu carro, ainda bem que o motor e forte senao ja tinha abotoado o paleto ah aha ha a
 

RafaPR

Consultor Técnico
Não vai dar diferença, pois a turbina já tá gerando pressão positiva na admissão.

No máximo, se realmente chegue muito mais ar na turbina, o que é improvável, ela vai girar menos p/ gerar a mesma pressão no coletor!

Esse tipo de modificação melhora muito pouco nos motores aspirados só...
 

raphaelmgm

Novato
ah mas alguma coisa eu vou tentar eu sou daqueles teimosos que so acredita pondo em pratica mesmo, ah se souberem de alguem que venda uma blow offf barata eu compro, que esteja funcionando perfeitamente e claro eh eh!
 

jaltinier

Plantonista
Rapha...desencana dessa idéia doida...é como o RafaPR falou...sua turba é quem bota pressão pra dentro do motor...acho que tu vai ter que trocar ela isso sim...rsrs..vc tá querendo mais pressão e uns pocotós a mais...

Cara, particularmente, não curto filtro conico, pois acredito que deixa passar mta sujeira pra dentro do motor...nunca fui fã de mecher em filtro...com o meu que é original eu já sou chato...troco mesmo estando quase novo...mas isso é coisa de doido..rsrsr...no máximo usaria um inbox...

Mano, manda as fotos pra mim que eu posto aqui...blz...

abraço
 

RafaPR

Consultor Técnico
raphaelmgm disse:
ah mas alguma coisa eu vou tentar eu sou daqueles teimosos que so acredita pondo em pratica mesmo, ah se souberem de alguem que venda uma blow offf barata eu compro, que esteja funcionando perfeitamente e claro eh eh!

Eu reitero que não adianta, o over já deve ter comentado contigo, a pressão do A3 é controlada eletronicamente via PID.

Então por mais que chegue MUITO mais ar na turbina, supondo que ela fosse dar mais pressão, o máximo que vai acontecer é a I.E. detectar isso e fechar mais a wastegate pra compensar e manter a pressão nos parâmetros que ela espera...(que foram definidos no chip)
 

Tang

Membro
Pelo que parece, voce quer fazer um tipo de CAI (Cold Air Intake/tomada de ar frio) que é pegar ar frio da frente do veiculo ao inves do ar mais "quente" que é aspirado de dentro do motor.

O ar frio por ser mais denso gera mais potência, porém colocando o filtro na frente do carro voce pode causar problemas com a absorção de agua. Se voce colocar um tubo levando o ar mais frio até o teu filtro interno, pode ser uma saída, o que na prática voce nem vai perceber a diferença, que pode chegar a até uns 4/5 CVs no máximo acredito eu.

abs
 

raphaelmgm

Novato
e meu amigo tang e com essa ideia que eu estou, mas nao concordo com vc do ganho pq cade vez mais rapido mais ar entra e logicamente tem que render mais, oq eu quero mesmo e que o ar entre mais frio so isso
 

RafaPR

Consultor Técnico
Eu sou chato, eu sei.

Mas aí eu digo que não adianta nada o ar entrar mais frio também!

O ar pode entrar a temperatura que for no filtro, depois disso ele vai passar na turbina a infinitos graus de calor e sair fervendo de qqr maneira até o intercooler. Se não me engano o ar sai próximo de 100ºC da turbina, antes de passar pelo intercooler!

rapha, se vc quer fazer o ar chegar mais frio no motor, é o caso de se pensar num intercooler maior e mais eficiente!

É o que eu tava falando, carro turbo é diferente de aspirado. Lembrem-se sempre que tem a turbina "ditando" o quanto passa de ar pro motor e a temperatura que ele vai chegar, diferentemente dos motores aspirados que o ar entra direto...
 

raphaelmgm

Novato
eu sei xara? so que com intercooler maior, o ar demora ainda mais chegar pra dentro do motor, almentando ainda mais o lag, perdendo potencia em baixa, acho que vou deixar como esta mesmo, vc e tecnico tambem oq vc e pelo que eu ja li de vc, compreende bastante, da um pulo aqui na minha empresa qualquer dia rua alagoas 2930 guaira magnum imports
 

Tang

Membro
A turbina que dita a velocidade que vai entrar o ar, não adianta vc colocar um ventilador na frente do teu filtro que nao vai mudar a potencia.

Discordo da temperatura de ar na admissão, mas não vou entrar no mérito .... sem tempo.
 
Topo