Comandos do Som no volante (Volante Tiptronic)

marcusbsb

Novato
Pesquisei bastante aqui no fórum e não achei algo relacionado, então resolvi criar esse tópico.
Bom, vamos ao assunto sem mais delongas. Semana passada fiz swap no cambio do meu A3 1.8T (180 pocotós) para manual. Ao pegar o carro vi que ainda ficaram algumas coisas do tiptronic (comandos no volante do tiptronic e piloto automático na alavanca da seta). A seta já providenciei uma nova, já o volante relutei em trocar (pois o couro está em perfeito estado) e me veio a cabeça de utilizar os comandos do tiptronic do volante para futuramente adaptar o comando de um som double din que suporte comandos no volante (ao menos de troca de faixa e volume) e utilizar aquelas centrais que reproduzem o sinal do controle do volante para o aparelho de som (mais conhecidos como interface). Sei que para isso terei que retirar o volante e fazer adaptação na fiação dos comandos do volante. Alguém aqui no Clube já viu algo parecido ou chegou alguma vez a ver alguma coisa do tipo? Não me desanimarei caso não tenha como, aí partirei para o volante sem os comandos do tiptronic mesmo (aliás, nunca tive carro com comando no volante, não vai me fazer falta).

JulioRJ

Membro
acho que os symphony e concert aceitam comandos de canbus, voce pode tentar uma interface can

tem um maluco q fez isso num passat usando a interface q vai nos comandos de volante de um a4 que vinha como opcional... olha a trabalheira q o cara teve:

http://www.passatworld.com/forums/b5-garage/350338-a4-b5-s-line-tiptronic-sw-controls-conversion-using-b5-5-mfsw-can-bus-interface.html

vc teria q conseguir uma interface can q veio em algum a4 e ligar os fios q sem do seu volante nela. ou procurar algum modulo/circuito q faça essa interface pra vc. porém tem q confirmar se os players originais aceitam mesmo a rede can, pq eu nao consigo logar na rede can do meu carro (a3 8l 2006) usando kwire mesmo, mas o som tem conexão de rede can

talvez uma saída mais fácil era soldar os fios q saem do voltante diretamente na placa do som, no botão q troca as faixas

marcusbsb

Novato
Vlw merotti pela dica, ia trocar sem necessidade. Agora que comprei irei deixar guardado o comando da seta (me custou apenas 60 dilmas).Testei aqui e a unica diferença é que em subidas tem que reduzir drasticamente as marchas pois o carro perde muita força (o conforto do Tiptronic foi embora de vez agora hahaha). Agora no almoço conversei com o cara que vai instalar meu som e ele me deu uma ideia de procurar somente a placa desses volantes replica que tem no mercado livre com comando no volante e utilizar a placa dos volumes e faixas para ele adaptar (o que fica mais viável). Hoje quando chegar em casa vou dar uma garimpada no fórum da AudiPT, lá sempre tem uns loucos que fazem uns DIY.

JulioRJ

Membro
de repente nem precisa sacar o volante fora, provavelmente esses fios do volante passam por baixo do painel, basta dar um jeito de identificar.

como estou à toa aqui, vou dar uma vasculhada no etka pra vc :)

marcusbsb

Novato
JulioRj, meu maior medo é em questão do airbag. por isso até agora estou sondando informações sobre essa adaptação antes de arrancar ele fora para mexer na fiação...

JulioRJ

Membro
cara nao consegui encontrar o esquema desse chicote. só sei que o tipo desce no mesmo chicote junto com buzina e airbag.

o que voce pode fazer é ir isolando tudo que é fio marrom/preto/roxo até dar erro de airbag. (lembrando q são 2 fios)

o outro marrom com certeza vai ser a buzina e o resto é tip.... daí é só ligar no que voce quer, ou nesse troço de infravermelho ou mesmo no player original soldando na placa, que eu acho muito mais maneiro, fica OEM top

http://www.audiworld.com/forums/a6-s6-c5-platform-discussion-7/tiptronic-paddle-shift-steering-wheel-install-very-very-long-1702901/

marcusbsb

Novato
Peguei uma imagem do volante desmontado só com os chicotes dos comandos do Tiptronic.

http://mlb-s1-p.mlstatic.com/krros-volante-audi-a3-tiptronic-03-05-original-335701-MLB20395551452_082015-F.jpg

Pelo visto depois de tirar o airbag, fica fácil fazer o esquema da fiação. Só não desmonto o volante esse final de semana porque preciso antes de um aparelho de som novo. Outra duvida, conhecem algum som double din que consegue transferir informações das faixas igual o symphony 2 para o computador de bordo?

JulioRJ

Membro
entao depois daí tem o disco. até aí da pra saber as cores, o problema é DEPOIS do disco, pq eles mudam de cor no chicote q leva pra dentro do painel.

pra mandar informacao pro painel na teoria é só comprar um player q converse canbus ou comprar um adaptador canbus vw pro player q vc escolher...

tem alguem por aqui q instala a central dos audis mais novos, fica top! nao lembro quem....

diegotwim

Novato
Geralmente esses controles de som no volante trabalham variando a resistencia para dar o comando. A questão é como fazer isso para o player entender o que você esta querendo fazer.