Coilover ajustável JOM Redline A3 8L 180cv 03/03

H_K

Novato
Tópico criado com objetivo de compartilhar a experiência com Coilover ajustável JOM Redline. A procura para obter informações sobre o assunto é bastante grande, mas não é possível encontrar informações com muitos detalhes. Disponibilizarei todo procedimento desde a compra até a desenvoltura deste Coilover no Audi A3 8L 180cv manual 2003/2003.

Introdução
Resolvi adquirir um Coilover regulável depois de muito pesquisar e pedir opiniões de quem já tem ou conhece do assunto, pessoalmente não gosto de carro baixo, não pela estética, mas sim pelos danos sofridos pelo veículo consequentes da falta de qualidade das estradas e ruas brasileiras. Outro fator que muito influencia é o conforto, carro quicando e duro é um insulto ao veículo, piloto e passageiros.
Com objetivo de baixar levemente (aproximadamente 2 dedos ou 20mm) para um visual mais esportivo e combinar com as aro 18 que tenho, optei pelas JOM Redline reguláveis, pois além de dispor a altura desejada foi a melhor opção que encontrei dentro do meu orçamento. Com certeza investiria na linha KONI com molas H&R se soubesse ao certo da medida que iria baixar e estivesse dentro do meu orçamento.

O Automóvel
A3 8L Turbo 180cv
Motor: OEM
Câmbio: Mecânico
Portas : 4
Ano/Modelo: 2003/2003
Suspensão atual: COFAP Turbogás com molas, buchas, batentes, mancal todos OEM
Rodas: 18” com pneu Dunlop 235/40
Porta malas: com som automotivo personalizado

Itens Adquiridos para Substituição
Suspensão regulável JOM Redline
Whiteline PU
Whiteline PU com correção de caster
Buchas da barra dianteira Energy Suspension
Bieleta Whiteline PU ajustável
Batente dianteiro superior OEM
Batente dianteiro inferior SACHS
Mancal SACHS
Rolamento SACHS
Buchas da Bandeja traseira Energy Suspension
Coxim traseiro OEM

Importação Coilover (ALEMANHA)
A importação do Coilover foi feita com nosso amigo @[member="mfractal"] na Alemanhã sem qualquer problema, me forneceu diversas informações referente aos produtos e ao procedimento de importação, prestando suporte a todo momento, apenas algumas “dores de cabeça” com o status e entrega dos CORREIOS que podem ser visualizadas a seguir;
sfkuQ1d.jpg

No mesmo dia em que a suspensão chegou para o importador @[member="mfractal"] ele me enviou o kit com muita rapidez;
3feYiSo.jpg

Importação demais Peças (EUA)
Demais peças entregues para nosso amigo @mfractal em breve estarão na mão;

CYv0b0f.jpg

Mais uma vez agilidade da RPMStore para enviar as peças;

OBS: Atualizando sempre que existam alterações no status dos Correios.

Primeira impressão do Coilover JOM Ajustável
Na primeira impressão o kit não parece ter nada de especial, visualmente é muito bonito e aparenta ser bem diferente na questão qualidade comparada as suspensões encontradas no mercado nacional. Observando mais detalhadamente é possível ver que as molas, amortecedores e locais de ajuste aparentam ser de alta qualidade e resistência.

Por ser uma peça vital do veículo e não algo que fique exposto externamente, não dou muita importância para o visual, mas sim para a qualidade das peças.

A JOM possui dois modelos ajustáveis; Redline e Blueline. Li em alguns fóruns que além da Redline ser mais cara ela é mais confortável e baixa menos, já a linha Blue é possível atingir ajustes mais baixos e um pouco mais dura (caso alguém tenha uma experiência ou informação diferente seria legal complementar).

Fotos do kit:
GlMFVhg.jpg

48bX6SY.jpg

k2iRok8.jpg

mbUdrPe.jpg

Primeira Impressão dos Itens que Serão Substituídos
Não é preciso observar muito para perceber a qualidade superior Whiteline e Energy Suspension comparado as peças nacionais. Além de todas as peças aparentar robustez e durabilidade todas acompanham manual de instruções para substituição e um breve descritivo das peças que também podem ser conferido nos sites dos fabricantes.

Fotos das peças:
6BS2UIQ.jpg

8ox5OD7.jpg
XlrL3aj.jpg

73bjidC.jpg

5c7ANNw.jpg

pmUEHeb.jpg

dstXPCd.jpg

EueHqHx.jpg

q7sfk2w.jpg

c66cAEw.jpg

Suspensão OEM

Dentro da Cidade: Suspensão OEM dispensa comentários no quesito conforto, sempre macia até mesmo com as 18" e pneu perfil baixo, cumpre seu papel. Em tocadas mais fortes parece meio "molenga" (visando conforto claro, e diga-se de passagem, nenhuma novidade com base nos depoimentos dos integrantes do fórum), mesmo em terrenos "lunares" a suspensão não deixa na mão.

Rodovia: Nas estradas de qualidade boa e mediana a suspensão OEM também cumpre seu papel, em altas o carro da aquela "assentada" e desliza legal, aquela sensação de "molenga" vem em tocadas mais fortes principalmente em conversões. Na Rodovia dos Bandeirantes dispensa comentário, na Rodovia Régis Bittencourt que encontramos aquelas oscilações loucas de asfalto médio, ruim, e péssimo também desliza bem mesmo com as 18" (sempre ando em baixa velocidade em casos de asfalto depreciado).

Vídeo com suspensão OEM: EM BREVE

Fotos com suspensão OEM:
ZN9VL43.jpg

CLhbZwJ.jpg

Sjsk6Ck.jpg

TmaPfcP.jpg

Suspensão JOM Redline

Dentro da Cidade: Deixei a regulagem traseira o mais alto possível, a dianteira deixei em uma altura que ficasse pouco mais baixa que a traseira para otimizar aerodinâmica e estabilidade. Inicialmente confesso ter ficado muito surpreso! Teste inicial com duas pessoas no veículo foi um espetáculo, passadas por valetas, lombadas e desníveis com muita tranquilidade, sem qualquer “quica quica”, ruído ou problemas com dureza e raspadas no assoalho. Em solos lunares se sai muito bem, mas não faz milagres, um pouco mais firme sim. Nas curvas e frenagens, pode entrar f#d3nd° que não pega nada, prega no chão e se quer canta pneu, cumpre o objetivo.
Teste com 4 pessoas no veículo partiu meu coração, aqueles tipinhos malditos de lombadas de bairro fazem o carro raspar, fiz o teste a 1km por hora passando de frente e deu uma leve raspada no centro do assoalho, de lado ainda assim dá aquela raspadinha chata que nenhum AUDI merece! Acredito que isso só aconteça porque tenho um pequeno kit de som no porta malas, deixando o carango um pouco mais pesado.
Vi muitos comentários aqui no fórum de que quanto mais baixo o coilover mais confortável fica, e assustadoramente, na minha opinião, é totalmente verdade. Andando na cidade com 4 pessoas ele assentou um pouco mais e virou um colchão de macio, e sem quicar de maneira alguma. É realmente de se respeitar a qualidade do kit!

Incomparável com suspensão do "bichinho dentuço" ou do protagonista do "Esqueceram de Mim" que só Deus sabe como são duras e podem ser usadas nas festinhas de criança no lugar da cama elástica! Mesmo tendo bastante gente que gosta, eu particularmente detesto, já tive ambas as marcas instalando num dia e jogadas fora na semana seguinte.

Rodovia: Nas estradas de qualidade boa e mediana o coilover cumpre ainda mais seu papel, em altas ou baixas o veículo fica muito mais ágil nas retas e curvas (extremamente diferente da OEM que ao acelerar da aquela erguida na dianteira), tocada totalmente esportiva sem perder conforto. É possível sentir um pouco mais as vibrações, acredito que isso seja consequência das buchas de PU whiteline, mas nada gritante ou comprometedor e sim um pequeno detalhe.

Teste na Rodovia dos Bandeirantes em sampa com a nova suspensão fica muito mais fácil passar a velocidade regulamentadora de 120km/h sem instabilidades. Em uma rodovia com manta asfáltica comprometida também vai bem, nada de batidas secas ou intempéries incomodas.
Frenagem também dispensa comentários, muito mais firme e confiável.

Vídeo com coilover: EM BREVE

Fotos com coilover:
nWDtrMHl.jpg

O7Ev1uxl.jpg

Y3tMvzfl.jpg

jTeJrBSl.jpg

Em breve editarei o tópico com mais novidades.

Eu tenho instalado no meu a Blue Line , realmente achei que baixa muito, mais do que eu necessitava rs , e é um pouco desconfortavel , mas na estrada a história é outra !

• Like
Reactions: H_K
O meu carro é um Audi A3 1.8T tá com K16, Megaquirt ta rodando proximo dos 300cv limitado ao intercooler , irei montar FMIC , bomba de combiustivel dinamica e novo acerto, meta 330cv roda .

Ando com roda aro 17 original do S3 com pneu 225/45 R17

• Like

H_K

Novato
@[member="FAGNERBRAIDO"] muito boa sua colocação!

Agrega muito nas informações finais, obrigado pela colaboração!

H_K

Novato
@[member="alphonsus"] fazendo a importação com o @[member="mfractal"] você não terá problemas com imposto. Ele já te passa o valor total, ou seja, sem valor de importação adicional.

Tenho as blueline, baixa muito mesmo, na rua com esses asfaltos precários, ela não tem aquele conforto, não que seja ruim, porém em estrada e alta velocidade, cumpre seu papel.

Blueline é lixo total! Tive no meu passat B5, com muita propriedade digo, jom blueline nunca mais! Quanto mais baixo mais mole fica, fora os fins de curso irritante. jom blueline não é para performance.

Quanto às redline fiquei curioso.

No A3 hoje estou com coilover Bilstein PSS.

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Esse é o perigo em adquirir coilovers on Brasil. A maioria rebaixa demais para andar tranquilo nas estradas do Brasil.

• Like

H_K

Novato
Valeu @[member="shu"]! Hoje chegaram as demais peças pro @[member="mfractal"] e em breve estarão comigo. Logo vou lançar mais informações pra rechear o tópico!

wanzeler

Membro
H_K disse:
Tópico criado com objetivo de compartilhar a experiência com Coilover ajustável JOM Redline. A procura para obter informações sobre o assunto é bastante grande, mas não é possível encontrar informações com muitos detalhes. Disponibilizarei todo procedimento desde a compra até a desenvoltura deste Coilover no Audi A3 8L 180cv manual 2003/2003.

Introdução
Resolvi adquirir um Coilover regulável depois de muito pesquisar e pedir opiniões de quem já tem ou conhece do assunto, pessoalmente não gosto de carro baixo, não pela estética, mas sim pelos danos sofridos pelo veículo consequentes da falta de qualidade das estradas e ruas brasileiras. Outro fator que muito influencia é o conforto, carro quicando e duro é um insulto ao veículo, piloto e passageiros.
Com objetivo de baixar levemente (aproximadamente 2 dedos ou 20mm) para um visual mais esportivo e combinar com as aro 18 que tenho, optei pelas JOM Redline reguláveis, pois além de dispor a altura desejada foi a melhor opção que encontrei dentro do meu orçamento. Com certeza investiria na linha KONI com molas H&R se soubesse ao certo da medida que iria baixar e estivesse dentro do meu orçamento.

O Automóvel
A3 8L Turbo 180cv
Motor: OEM
Câmbio: Mecânico
Portas : 4
Ano/Modelo: 2003/2003
Suspensão atual: COFAP Turbogás com molas, buchas, batentes, mancal todos OEM
Rodas: 18” com pneu Dunlop 235/40
Porta malas: com som automotivo personalizado

Itens Adquiridos para Substituição
Suspensão regulável JOM Redline
Whiteline PU
Whiteline PU com correção de caster
Buchas da barra dianteira Energy Suspension
Bieleta Whiteline PU ajustável
Batente dianteiro superior OEM
Batente dianteiro inferior SACHS
Mancal SACHS
Rolamento SACHS
Buchas da Bandeja traseira Energy Suspension
Coxim traseiro OEM

Importação Coilover (ALEMANHA)
A importação do Coilover foi feita com nosso amigo @[member="mfractal"] na Alemanhã sem qualquer problema, me forneceu diversas informações referente aos produtos e ao procedimento de importação, prestando suporte a todo momento, apenas algumas “dores de cabeça” com o status e entrega dos CORREIOS que podem ser visualizadas a seguir;
sfkuQ1d.jpg

No mesmo dia em que a suspensão chegou para o importador @[member="mfractal"] ele me enviou o kit com muita rapidez;
3feYiSo.jpg

Importação demais Peças (EUA)
Demais peças entregues para nosso amigo @mfractal em breve estarão na mão;

CYv0b0f.jpg

OBS: Atualizando sempre que existam alterações no status dos Correios.

Primeira impressão do Coilover JOM Ajustável
Na primeira impressão o kit não parece ter nada de especial, visualmente é muito bonito e aparenta ser bem diferente na questão qualidade comparada as suspensões encontradas no mercado nacional. Observando mais detalhadamente é possível ver que as molas, amortecedores e locais de ajuste aparentam ser de alta qualidade e resistência.

Por ser uma peça vital do veículo e não algo que fique exposto externamente, não dou muita importância para o visual, mas sim para a qualidade das peças.

A JOM possui dois modelos ajustáveis; Redline e Blueline. Li em alguns fóruns que além da Redline ser mais cara ela é mais confortável e baixa menos, já a linha Blue é possível atingir ajustes mais baixos e um pouco mais dura (caso alguém tenha uma experiência ou informação diferente seria legal complementar).

Fotos do kit:
GlMFVhg.jpg

48bX6SY.jpg

k2iRok8.jpg

mbUdrPe.jpg

Em breve editarei o tópico com mais novidades.
Show de bola ! estou querendo fazer isso no meu carro tb !
gastou quanto noos coilovers?
e nos kits ?
tira fotos quando instalar :)
abç

• Like

leovida

Novato
shu disse:
igualzinho meus FK. Parabéns pela compra!
O que achou dos FK? Dá fim de curso? Atualmente estou usando molas H&R e amortecedores dupla ação feitos na GASS em SP. Mas dá algumas batidas em ondulações fortes e no track day gostaria do carro um pouco mais firme e baixo...

sharaujo

Membro
leovida disse:
O que achou dos FK? Dá fim de curso? Atualmente estou usando molas H&R e amortecedores dupla ação feitos na GASS em SP. Mas dá algumas batidas em ondulações fortes e no track day gostaria do carro um pouco mais firme e baixo...

nunca deu fim de curso..

uso aro 19..

fui brincando na serra de registro para cwb tanto ida qnto volta rsrs ficou sensacional