Codificação TIPTRONIC => MANUAL

overspeed

Comerciante
Tem gente precisando e andei pesquisando, pra ficar da melhor forma é preciso além das modificações mecânicas:

1- Modificar o arquivo da central para um de versão manual pois no caso do tiptronic existe atraso de ponto nas trocas de marcha (pra proteger o conversor de torque) e os limites de torque permissíveis (engine torque monitor1 e 2) tbm tem valores bem menores e pode levar a algum problema se vc tiver algum upgrade (filtro, escape, etc) em certas condições de temperatura do ar e pressão de turbo

2- modificar a codificação usando o VAG-COM (VCDS) Conforme o tutorial abaixo:






  1. 01 - Engine

    Coding - 07

    00XXX - Os dois primeiros digitos são a região e codificação de componentes:
    *16 = EUA






    ECUCoding.gif










    XX0XX - O terceiro digito codifica pra tração (dianteira x quattro) e ABS x ESP
    *0 = FWD com ABS
    *2 = Quattro com ABS
    *5 = FWD com ASR/ESP
    *7 = Quattro com ESP

    XXX0X - O quarto digito é referente à transmissão
    *0 = 5 marchas manual
    *5 =pro cambio automatico

    XXXX0 - O ultimo digito é a plataforma que a ECU esta instalada
    *1 = Audi A4

    EX: Quattro A4 manual nos EUA = 16201 or 06201
    OBS: vc pode ter que usar o codigo de concessionária válido como por exemplo:






    código válido para "workshop" = 65535 (mas é pra EUA, num sei se funfa no Brasil)












Mais informações:

http://www.audizine.com/forum/showthread.php/338194-B5-A4-ECU-Recoding
 
isso ai vc ta ensinando a codificar de tip pra manual, ou vc ta ensinando pra fazer essa orperacao pra depois de ter transformado de tip pra manual??

como se fosse o proximo passo
 

overspeed

Comerciante
Eita Ganso, Pato, pombo Sujo ! :) @eduardo.parisio

São DUAS etapas após a parte "fisica" (trocar o cambio, chicote, etc)

PRIMEIRA: Mudar o software da central com uma reprogramação (memoria FLASH):

Digamos que a pessoa tenha o carro 100% OEM e queira mudar o cambio, o software usado qdo tem tiptronic é tal que nas trocas de marcha a central do cambio manda um sinal gerando atraso no ponto nas trocas de marcha.

Outra coisa é que os limites do monitor de torque (a ECU observa qto de torque será gerado) é menor nos tiptronic pra proteger o motor... com o carro 100% OEM (sem chip, filtro, escape, etc) eu ACHO que num tem problema neste quesito... mas se tiver algum upgradezinho pode ser que em alguma situação entre em proteção porque ultrapassa o valor definido de torque.

Uma vez que este passo seja executado vc vai ao segundo:

SEGUNDA: Mudar a codificação da central via VCDS (VAG) (memoria EEPROM).

Vc pega um VAG e segue o roteiro acima para que a central saiba quais "periféricos" procurar (ASR, ESP, ABS, TIP, SAI, etc)


São DUAS memórias diferentes (dois procedimentos)...

Da outra vez que eu tinha procurado me falaram que seria necessário mexer no controlador do painel (por isso nem tentei fazer no seu carro) assim apagaria lá o PRND e tbm codificaria pra manual... mas pelo jeito é feito APENAS na central de injeção mesmo..só que precisa estar no carro porque a memoria EEPROM é a que guarda as infos de IMMO, VIN, etc e normalmente precisa de validação pra ser acessada (quem valida é o painel que tem o imobilizador incorporado).

você tem que executar APENAS o segundo passo que expliquei.
 
huumm oks,segunda feira ou terca feira estou finalizando a onda da caixa de marcha do meu carro,dai resolvendo vou poder ir pra outra oficina e uso o vag pra poder fazer esse code de painel junto com o VAG... vai da certo se deus quiser
 
rapaz o pior de tudo eh q eu entendi, kkkk temos q descobrir o codigo do audi A3.. ou sera q o cod do A4 rola ?? pq o A4 eh o mesmo motor isso 4 cilindros..
 
@overspeed intao ao meu ver,sobre meu automovel.. o meu codigo seria 16501

'16'- eu (eu sei q nao estamos nos EUA)

'5'- FWD+ESP/ASR

'0'- 5 marchas pra frente

'1'- audi A4 manual, mesmo motor do A3 nosso..

dai c isso ativado passo o vag denovo pra ele ler codigo de erros, ele vai perguntar pelo ABS ASR e o ESP, dai eh o outro passo pra eu religar eles..

seria isso seu junior??

tanto o golf gti 180 manual quanto o audi A3 turbo 180 manual possuem ASR/ESP

por equanto os 3 ultimos codigos q eh certo eh o 501,falta so sabermos o codigo do audi A3 turbo 180 manual brasil...


mas junior no meu caso q o meu moduilo eh de golf 180 manual, tenho q saber o codigo do golf 180 manual ne isso? ou nao?
 
eu me cadastrei no audizine,e mandei uma MP pro cara q fez o topico dessa bagaca ai, vamos ver se ele me ajuda,o foda eh q nao posso postar,so posso ler as coisas ou mandar MP nao sei pq
 
@overspeed se o meu modulo tiver o imobilizador fudeu,tem q ta sem...

The particular ECU shown in the pictures is a B5 A4 1.8T so the listing of coding options for your car may vary.

Generally speaking, that pop-up note will tell you which numbers to select based on your car's features, just make sure to choose wisely.

And also it is worth pointing out: this guide in its simple form is only useful for cars without immobilizers. It is my understanding that if your car has an immobilizer this process becomes far more complicated, and without the right tools/equipment may not be possible.

tem outro link,axo q eh mais detalhado sei la..

http://ross-tech.com/vag-com/tour/recode_screen.html
 

overspeed

Comerciante
AH, ganso que usa foto de pato, mas é pombo...


Ele esta dizendo qd vc quer usar um OUTRO modulo (substituição ou ter um "clone")...no caso o imobilzador já esta setado pra antena e pro painel...

Qdo vc entrar em codificação vai ter o numero que esta hoje, ANOTE o mesmo antes de mais nada... ai vc muda APENAS E TÃO SOMENTE o PENULTIMO algarismo de 5 pra 0
 
kkkkkkkkkkkkkkk e ninguem pega,kkkk

mermao olhe sei nao,ou eh azar ou eh putaria mesmo, ta osso pra transformar meu netbook em xp,tentei em 2 notes, um nao deu,outro deu mas o usb nao funfava e o net book tana casa do cara dos computadores q presta servico la na loja,ta foodaaa

pombo.jpg
 

dumoecke

Novato
Fala pessoas,

Estou finalizando o SWAP de cambio de um GTI 180, motor AUQ.

Agora na parte eletronica deu uma complicada.. quero ver se podem me ajudar.. são detalhes:

1 - Não está marcando velocidade
2 - A boia ficou louca, quando piso vai pro reserva rapidamente
3 - tirar o PRD123 do painel


Li em muitos foruns, inclusive vortex, aqui, muita coisa.. e não consegui resolver ainda o que fazer..

Tentei recodificar a ECU do carro.. a minha está com o número 27550, teria que mudar pra 27500.. quando mando mudar ela não muda..

O mecanico sugeriu de trocar o chicote do carro pelo do manual, assim zeraria todos os erros.. o que acham disso?

Alguma dica?


Abs
 
Topo