Catback S3

Fala! mais um post para o forum, ainda antes de fazer o garagem!

A origiem deste começou quando decidi fazer o remap do meu S3, mas para ficar descente precisa de no mínimo escape e intake modificado para otimisar o remap ao máximo.

O S3 tem um ótimo downpipe (escamento desde a saida da turbina até catalisador), por isso minha idea sempre não foi mexer ai e sim somente mexer no catback (complemento da exaustão do catalizador ao abafador traseiro), já que a montadora acaba fazendo um catback que dê conforto aos ouviddos.

Um bom catback par carro turbo tem que ser 3" de aço inox, pois o inox ajuda a esfriar os gases otimizando a exaustão, além de 3" dar mais fluxo que as 2,5" originais.

Fui na Funari (oficina que pretendo fazer meu remap) e lá me cobraram R$5000,00 para fzer o escape de maneira artesanal em aço inox. achei muito caro, ai procurei no e-bay (santo e-bay) achei lá o escape para S3 ou audi TT por 450 libras, importei. Resumindo após 20 dias chegou via TNT, valor total R$ 3200,00 (imposto frete e tudo mais).

chegou assim:

IMG_4906.jpg


desembalado é assim:

IMG_4908.jpg


o abafador é este:

IMG_4909.jpg


Como a isntalação é plug and play esse domingo vou instalar, devo postar um video de antes e um depois pra voces verem a diferença no som! O desempenho deve somente evoluir após o remap mesmo.

abraços Rafael!
 
Beleza de escape hein??Parece muito bem soldado.

Quero ver a audera roncando bonito.

O pessoal do Funari é bom com Audi.Eles fazem boas reprogramações e tem um ótimo dina ( Mustang ) para medir.

Na minha cabeça, essa reprom + o K&N e mais esse escape sempre usando Podium, deve rodar 275/280cv c/ uns 36kgf de torque.Bem legal, hein??

Te mandei uma MP uns dias atrás.Vc viu?

Abs,

Patrick Mello
 

MarceloA3T

Membro
Escape Top !! Muito bonito e com um ótimo acabamento !

No Brasil os caras cobram caro demais !! Tem muitas coisas que valem a pena importar ! Economiza uma grana boa !

O seu carro estava com qual escape Rafael ?? O barulho dele quando andamos não parecia ser OEM, parecia que ele tinha um ronco um pouco mais grave.

Agora com ele todo em 3'' com certeza em alta vai melhorar bastante !!
Queremos ver depois de pronto como ficou !

Abraços
 
PatrickMello1969 disse:
Beleza de escape hein??Parece muito bem soldado.

Quero ver a audera roncando bonito.

O pessoal do Funari é bom com Audi.Eles fazem boas reprogramações e tem um ótimo dina ( Mustang ) para medir.

Na minha cabeça, essa reprom + o K&N e mais esse escape sempre usando Podium, deve rodar 275/280cv c/ uns 36kgf de torque.Bem legal, hein??

Te mandei uma MP uns dias atrás.Vc viu?

Abs,

Patrick Mello

Patrick, que DEUS te escute se der 275CV vou ficar bem animado!

respondi sua menssagem! jurava que já tinha respondido!


MarceloA3T disse:
Escape Top !! Muito bonito e com um ótimo acabamento !

No Brasil os caras cobram caro demais !! Tem muitas coisas que valem a pena importar ! Economiza uma grana boa !

O seu carro estava com qual escape Rafael ?? O barulho dele quando andamos não parecia ser OEM, parecia que ele tinha um ronco um pouco mais grave.

Agora com ele todo em 3'' com certeza em alta vai melhorar bastante !!
Queremos ver depois de pronto como ficou !

Abraços


Fala Marcelo, o escape é animal! Domingo posto mais detalhes no carro. Sobre a nossa volta, o carro tava do jeito que o Rossano me vendeu, com tudo stock.

Abraços
 
Faaaaaaala aí Rafael.....

bacana esse escape aí hein!!!! o original é muito restritivo mesmo.... depois conta como ficou o ronco!!

acho q vem tranquilo os desejados 275 com remap e escape de 3¨.... o q pode precisar é de bicos um pouco maiores não ????

eu peguei um S3 03 e to fazendo uns UPs nele tb.... procurei um escape e não achei :/ ....
como não quero mais um carro barulhento, fiz a opção de colocar uma valvula no escape....
como usarei o carro em TD, to trocando a turba por uma maior... comprei na atpturbo uma GT2871R que é plug n play no manco ( eles trocam a cx quente ) e um downpipe inox 3¨no ebay.... o downpipe vai acabar em um ¨Y¨ onde vai rolar uma valvula p escape livre ou não.....
no uso civil vai ter um mapa civil visando economia até 5k rpm ... aí é só apertar um botão que entra o mapa aloprado e a valvula abre.... aí fudeu....
tenho a pretensão inicial de 350/380hp pois estou com o miolo original... ainda.... hehehehe...

abraço!
 
claudioa3rj disse:
Faaaaaaala aí Rafael.....

bacana esse escape aí hein!!!! o original é muito restritivo mesmo.... depois conta como ficou o ronco!!

acho q vem tranquilo os desejados 275 com remap e escape de 3¨.... o q pode precisar é de bicos um pouco maiores não ????

eu peguei um S3 03 e to fazendo uns UPs nele tb.... procurei um escape e não achei :/ ....
como não quero mais um carro barulhento, fiz a opção de colocar uma valvula no escape....
como usarei o carro em TD, to trocando a turba por uma maior... comprei na atpturbo uma GT2871R que é plug n play no manco ( eles trocam a cx quente ) e um downpipe inox 3¨no ebay.... o downpipe vai acabar em um ¨Y¨ onde vai rolar uma valvula p escape livre ou não.....
no uso civil vai ter um mapa civil visando economia até 5k rpm ... aí é só apertar um botão que entra o mapa aloprado e a valvula abre.... aí fudeu....
tenho a pretensão inicial de 350/380hp pois estou com o miolo original... ainda.... hehehehe...

abraço!


Fala Claudio, legal esse projeto, esse lance do escpe eu vi em um carro grindo, bem legal! tem mesmo q fazer dois mapas se não a valvula só faz barulho.

sobre as peças do mtor, fica tranquilo que pelo que li em um forum gringo o vira e pistão são forjaddos e aguentam até 400cv, pra mais qeu isso vc vai precisar de bielas forjadas, o que não é dificil pra esse motor.

vamos se encontrar em algum TD com certeza! abraços!
 
Foi um domingo longo mas cosenguimos instalar o Catback (eu e meu amigo Fernando). Considerações antes das fotos, o produto é de ótima qualidade e plug and play, porém alguns detalhes fizeram tomar mais tempo são eles:

1-Luva de conexão com down pipe vem com umas 4" a mais para ter margem de acerto (então se for instalar tenha em mãos esmirilhadeira de mão e disco de corte)
2-Não vem os parafusos que fixão o abafador traseiro (é só comprar dois sextavados de 10 com proca e arruela)
3-Quando tirado o abafador traseiro "sobra" um suporte de coxin, na verdade eu re usei para adaptar ao suporte intermediario do novo catback, já que existe um suporte a mais que o original.

fotos:

IMG_4911.jpg

IMG_4915.jpg

IMG_4917.jpg

IMG_4919.jpg


O som ficou como esperava mais grave, nada exagerado e muito longe de soar como aqueles "JK" instaldos em carro mil! vou inslatar a go pro no parachoque traseiro filmando o escape e fazer um video! ai posto aqui!

abraços Rafael
 

overspeed

Comerciante
PatrickMello1969 disse:
Beleza de escape hein??Parece muito bem soldado.

Quero ver a audera roncando bonito.

O pessoal do Funari é bom com Audi.Eles fazem boas reprogramações e tem um ótimo dina ( Mustang ) para medir.

Na minha cabeça, essa reprom + o K&N e mais esse escape sempre usando Podium, deve rodar 275/280cv c/ uns 36kgf de torque.Bem legal, hein??

Te mandei uma MP uns dias atrás.Vc viu?

Abs,

Patrick Mello

Pra tirar 270cv usa-se uns 1,3Bar... por consequencia:

Sobrelevação (melhor caso ao nivel do mar)= (1,3 + 0,07 + 1,015)/(1,015-0,1) = 2,37 (ou seja 2,4)

270cv são algo como uns 0,167m³/s

http://media.photobucket.com/image/k04- ... 4-0025.jpg

Como dá pra ver no mapa é o limite sem cair em overspeed da turbina...e isso considerando-se ao nivel do mar...se for pensar em Brasilia o limite vai ser bem menor (pode-se na ECU acertar para que naquela altitude a pressão seja menor a fim de que não ultrapasse a máaxima sobrelevação, mas vai cair a potencia tbm)

Já fiz uma TT sem catalisador que tirou na podium 277HP (281cv) mas éra setado pra 1,5Bar direto... a durabilidade não éra de longe o intuito do dono do carro (ele foi avisado disso)

Se for pensar em algo que funcione até em Brasilia com o mesmo potencial vamos chegar perto dos 260cv e uns 1,2bar que é o que sugiro pra todo mundo que eu faço chip em S3
 

gian180T

Membro
Belo trampo, só nao gostei da "ponteira".. a oen e mais esportiva ... mais pela qualidade do produto.. que se dane a ponteira .. rsrs

parabens !!
 
overspeed disse:
PatrickMello1969 disse:
Beleza de escape hein??Parece muito bem soldado.

Quero ver a audera roncando bonito.

O pessoal do Funari é bom com Audi.Eles fazem boas reprogramações e tem um ótimo dina ( Mustang ) para medir.

Na minha cabeça, essa reprom + o K&N e mais esse escape sempre usando Podium, deve rodar 275/280cv c/ uns 36kgf de torque.Bem legal, hein??

Te mandei uma MP uns dias atrás.Vc viu?

Abs,

Patrick Mello

Pra tirar 270cv usa-se uns 1,3Bar... por consequencia:

Sobrelevação (melhor caso ao nivel do mar)= (1,3 + 0,07 + 1,015)/(1,015-0,1) = 2,37 (ou seja 2,4)

270cv são algo como uns 0,167m³/s

http://media.photobucket.com/image/k04- ... 4-0025.jpg

Como dá pra ver no mapa é o limite sem cair em overspeed da turbina...e isso considerando-se ao nivel do mar...se for pensar em Brasilia o limite vai ser bem menor (pode-se na ECU acertar para que naquela altitude a pressão seja menor a fim de que não ultrapasse a máaxima sobrelevação, mas vai cair a potencia tbm)

Já fiz uma TT sem catalisador que tirou na podium 277HP (281cv) mas éra setado pra 1,5Bar direto... a durabilidade não éra de longe o intuito do dono do carro (ele foi avisado disso)

Se for pensar em algo que funcione até em Brasilia com o mesmo potencial vamos chegar perto dos 260cv e uns 1,2bar que é o que sugiro pra todo mundo que eu faço chip em S3

fala Over, muito legal sua respsota. Não tinha ideia dessa formula (não sei se voce pode me iformar mas somente reconheci valores de pressão atmosferica e pressão de turbina, o que são os outors? se é que vc pode falar).

Eu achp mesmo que deve chegar em uns 260hp, uma pergunta isso é na roda certo? no vira daria mais correto?

Patrick valeu pelo corrente de pensamento positivo, vamos tentar o máximo que der com catalizador e sem matar o motor! hahahaah

Abraços
 

MarceloA3T

Membro
Na verdade não é o escape que não dá nada e sim a Turbina OEM que ja está no limite. Para conseguir mais é soh trocar a turbina por uma maior.
Se quiser extrair mais HP com a turbina original do S3 a durabilidade da mesma cai drasticamente.


Rafael os outros valores são volume de Ar, combustivel.... acho q era isso.
 
MarceloA3T disse:
Na verdade não é o escape que não dá nada e sim a Turbina OEM que ja está no limite. Para conseguir mais é soh trocar a turbina por uma maior.
Se quiser extrair mais HP com a turbina original do S3 a durabilidade da mesma cai drasticamente.


Rafael os outros valores são volume de Ar, combustivel.... acho q era isso.


Hum....

ai pode estar uma boa estrategia, se for mesmo a turbina que perde durabilidade (assumindo que pistão, vira e biela, não sofre queda de durabilidade) pode fazer um pressão um pouco maior e usar até chegar a hora de trocar kkk04 por uma trubina maior/upgrade! Concordão?

Abraços Rafael
 

MarceloA3T

Membro
Rafael acho que nao compensa forçar a ponto de estragar a turbina. Depois na hora de arrumar a turbina vc vai gastar entre 1000 e 1500 num conjunto rotativo para o S3.
Pense nisso e veja se realmente é viavel utilizar uma pressão maior a ponto de estragar a Turbina OEM.

O ideal seria vc trocar por uma K16 para 300 HP, ou K24 para 350.
Ou então optar pelas Garret roletadas 2860R, 2876R que são muito mais resistentes e tem menos Lag. Pra vc que usa em Track Day o ideal seria uma roletada por ser mais resistente e refrigerada a agua e óleo. Vai durar muito mais tempo !
 

overspeed

Comerciante
Não é que o escape não dê ganho algum, é que a turbina realmente limita... ganho de escape é estimado entre 8 e 10cv em média..mas depende da contrapressão original (no S3 o sistema já é bem mais dimensionado do que num A3 150 por motivos obvios = um é esportivo e o outro não é)...pode até ser que com 1,2Bar chegue aos 270cv porque o escape melhorou o rendimento como um todo...

calculo de p2/P1: sobrelevação = razão entre a pressão na entrada do compressor e sua saida

P2 = (Pcoletor + Pperdap + Patm)
Pcoletor: pressão no coletor que é o que faz aumentar a potência
Pperdap: perda de carga (pressão) da saida do compressor até o coletor (pressurização, intercooler, TBI)... a garret fala entre 0,07 a 0,14 em média... muitos canos, intercooler restritivo, TBI pequena, dutos de admissão pequenos, etc aumentam a carga
Patm: pressão atmosferica
Ao nivel do Mar: 1,015Bar
Brasilia: 0,90~0,91
Sampa, Curitiba e outras cidades ficam em média a 0,94~0,95Bar

P1 = (Patm-Padm)
Padm = perda no MAF, dutos e filtro de ar a garret fala em coisa de 0,01~0,015
Edit: (errei lá em cima na hora de escrever, mas o resultado esta certo)

Por ultimo, pra facilitar, cada Kg/s de rende 1350cv assim 270cv são cerca de 0,2Kg/s (1lbs/min = 10,5 cv, e 1m³/s = 1600cv) tudo isso aproximado porque tem varias variáveis aí envolvidas
 

overspeed

Comerciante
S3Adriano2.jpg


Projeto pra Track day

Usa hoje uma GTX3076R, Bosch044 inline (da pra ver no catch tanque aí no cofre), bicos 96lbs, MAF maior (sobmedida), Stroker, 11:1 de taxa, cabeçote retrabalhado, comando de admissão da integrated, coletor de admissão da SEM.


Hoje com cerca de 1,2Bar estimamos nuns 500cv... mas ainda falta o acerto final (a turbina anterior explodiu depois de umas 35 voltas no circuito de Goiânia kkk agora entreguei o dono de vez !)
 
Topo