Carro esquentando! { Resolvido}

Olá pessoal! Eu tenho um A3 1.8 125CV a 3 semanas e tô com um problema parecido com o que vocês relataram aqui.
A cerca de 3 dias, o ar parou de gelar. Eu o ligo, roda, mas nada de gelar.
Ontem a noite, fui num shopping, o estacionamento estava lotado e só achei vaga lá no fundo dele (shopping Curitiba, quem é daqui sabe), antes de entrar no shopping, eu notei q a temperatura estava em 90º, quando cheguei llááá no fundo do estacionamento, onde achei a vaga, de repente, começou a apitar, avisto grande de arrefecimento (por sorte foi bem na hora q achei a bendita vaga), quando parei o carro e desliguei, a temperatura estava em 120º e começou a subir o vapor... coisa tenebrosa, o reservatório de água borbulhando.
Bom, deixei ali o carro esfriando, saí, voltei cerca de meia hora depois, quando saí parei no primeiro posto q achei. Lá vi que a água estava toda amarela (sinal de quem não usa fluido), drenamos a água mas nada de baixar a temperatura, ficava apenas nos 90º. Nessa hora notei q a ventoinha nem do radiador nem do ar condicionado funcionavam.
Fui embora, nada de baixar. Como moro em Santa Felicidade, a BR277, saída oeste/norte fica perto do meu bairro e resolvi dar uma esticada na estrada em direção a cidade de Campo Largo (20km de onde eu estava) pra ver se baixava a temperatura. Eu rodando entre 110 e 140km/h a temperatura baixou vagarosamente, voltei, mais 20km e quando cheguei no meu bairro a temperatura tava nos 70º.
Porém, parei num mercado, ainda com a temperatura baixa, quando voltei 10minutos depois, ao ligar o carro (eu esperava estar ainda baixa a temperatura), para minha surpresa, estava em 90º!
Ou seja, o carro esquentou parado? Como pode isso?

Enfim, eu to desconfiado que seja mesmo válvula termostática ou algum outro sensor de temperatura. Segunda feira levarei meu argolas pra uma auto elétrica, o que vocês acham, tem fundamento a minha desconfiança?

Ah, pro pessoal que é daqui de Curitiba também: qual auto elétrica vocês recomendam?

Olá pessoal! Eu tenho um A3 1.8 125CV a 3 semanas e tô com um problema parecido com o que vocês relataram aqui.
A cerca de 3 dias, o ar parou de gelar. Eu o ligo, roda, mas nada de gelar.
Ontem a noite, fui num shopping, o estacionamento estava lotado e só achei vaga lá no fundo dele (shopping Curitiba, quem é daqui sabe), antes de entrar no shopping, eu notei q a temperatura estava em 90º, quando cheguei llááá no fundo do estacionamento, onde achei a vaga, de repente, começou a apitar, avisto grande de arrefecimento (por sorte foi bem na hora q achei a bendita vaga), quando parei o carro e desliguei, a temperatura estava em 120º e começou a subir o vapor... coisa tenebrosa, o reservatório de água borbulhando.
Bom, deixei ali o carro esfriando, saí, voltei cerca de meia hora depois, quando saí parei no primeiro posto q achei. Lá vi que a água estava toda amarela (sinal de quem não usa fluido), drenamos a água mas nada de baixar a temperatura, ficava apenas nos 90º. Nessa hora notei q a ventoinha nem do radiador nem do ar condicionado funcionavam.
Fui embora, nada de baixar. Como moro em Santa Felicidade, a BR277, saída oeste/norte fica perto do meu bairro e resolvi dar uma esticada na estrada em direção a cidade de Campo Largo (20km de onde eu estava) pra ver se baixava a temperatura. Eu rodando entre 110 e 140km/h a temperatura baixou vagarosamente, voltei, mais 20km e quando cheguei no meu bairro a temperatura tava nos 70º.
Porém, parei num mercado, ainda com a temperatura baixa, quando voltei 10minutos depois, ao ligar o carro (eu esperava estar ainda baixa a temperatura), para minha surpresa, estava em 90º!
Ou seja, o carro esquentou parado? Como pode isso?

Enfim, eu to desconfiado que seja mesmo válvula termostática ou algum outro sensor de temperatura. Segunda feira levarei meu argolas pra uma auto elétrica, o que vocês acham, tem fundamento a minha desconfiança?

Ah, pro pessoal que é daqui de Curitiba também: qual auto elétrica vocês recomendam?

Rodrigo, primeiro bem vindo ao clube mais eficiente de autos que existe, hehehe...
tbm sou de Cwb como sabe.

Como ta com o carro a pouco tempo, se fosse vc mandava fazer uma revisao geral no sistema de arrefecimento. Moro no boa vista, aqui tem um cara que se tornou amigo que so meche com isso! Se vc jogar no google vai achar ate, LEONELO RADIADORES, liga la e pede pra falar com o Willian Leonelo...troca essa agua veia, coloca g13 ou outro aditivo bom exemplo do motul, ja troca a valvula termostatica e vai ficar zero bala!!! QQ coisa qndo for levar la me avisa que dou um toq pra ele la da uma atencao, posso ate ir ver pois moro perto!

Faria isso ctza!!! Ai vai fica zerado!!! Vale a pena. E nao esqueca de trocar o oleo e filtros certinho pra manter o audera sempre bom de mecanica!!! QQ coisa mp, depois te passo o contato do forro de teto tbm!

RenilsonA3

Novato
Amigos minhas noites de insônia acabou. Problema resolvido, era simplesmente aqueles 3 fusíveis q fica encima da bateria. Parece que é conjugado o sistema de arrefecimento com o ar condicionado.

RenilsonA3 disse:
Amigos minhas noites de insônia acabou. Problema resolvido, era simplesmente aqueles 3 fusíveis q fica encima da bateria. Parece que é conjugado o sistema de arrefecimento com o ar condicionado.
Esses fusiveis emcima da bateria é normal da problema nos a3, parace que cria muita humidade ali, o negócio é uma vez por mês tirar eles passar wd-40 neles e nos contatos ali. Pra previnir isso.

Andei lendo alguns tópicos e verifiquei um problema similar em um vídeo onde o dono do argolas relatava o mesmo problema, e o problema foi o torque utilizado na tampa de válvulas do cabeçote que aplicado incorretamente causa aquecimento e queima da junta do cabeçote.

Enviado de meu victara usando Tapatalk

Pessoal, sou novo aqui, estou com um problema na minha A3, ontem ele atingiu 120° , e me parece que não acionou a ventoinha, só aciona quando ligo o ar condicionado, ai aciona as duas, e estou a um tempo percebendo um cheiro de gasolina, e tbm uma fumaça branca quando acelera forte, oq pode ser?

Julio, acho q ventoinha não pode ser pois elas acionam quando ligo o ar, nas pesquisas que fiz esta muito semelhante a um pessoal que constatou problema no sensor de temperatura da água, tbm estou sentido ele meio acelerado.

JulioRJ

Membro
Alan Rocha disse:
Julio, acho q ventoinha não pode ser pois elas acionam quando ligo o ar, nas pesquisas que fiz esta muito semelhante a um pessoal que constatou problema no sensor de temperatura da água, tbm estou sentido ele meio acelerado.
entao cara quem aciona é a cebolinha tem q ver isso antes senao vai queimar outra junta ou pode acabar tendo q fazer o cabeçote todo, se já não está empenado.... nao roda assim

JulioRJ

Membro
cara se passou a fumar depois q esquentou é bem provavel que seja junta

nao adianta vc tentar achar a resposta aqui com a gente... tem q levar no teu mecanico pra analisar eu nao tenho como olhar o carro...

eu to dizendo q eu acho q foi a junta, mas se vc chegar falando pro cara sair trocando a junta tem olhar nada tu corre o risco de gastar a toa, fala pra ele os sintomas é ele quem vai mexer não a gente

jcjrsbc

Membro
Parecem problemas distintos: Ventoinha não liga, Começa pelo fácil: testa se abre a válvula termostatica na panela com água fervendo. Depois troca o cebolão, se quiser eu tenho meyle sem uso.
Não fica gastando dinheiro a toa. Fumando é outro problema consequência ou não de ter esquentado. Pode ser turbina ou até os pistões terem riscado os cilindros. Vá por partes

jcjrsbc disse:
Parecem problemas distintos: Ventoinha não liga, Começa pelo fácil: testa se abre a válvula termostatica na panela com água fervendo. Depois troca o cebolão, se quiser eu tenho meyle sem uso.
Não fica gastando dinheiro a toa. Fumando é outro problema consequência ou não de ter esquentado. Pode ser turbina ou até os pistões terem riscado os cilindros. Vá por partes

Pessoal, substitui o sensor de temperatura da água e resolveu, tudo certinho, agora to ouvindo uns estralinhos na válvula do canister, oque essa válvula faz?

Pessoal, substitui o sensor de temperatura da água e resolveu, tudo certinho, agora to ouvindo uns estralinhos na válvula do canister, oque essa válvula faz?

jcjrsbc

Membro
Vc substituiu o sensor de temperatura da água e voltou a ligar a ventoinha? Pra mim é novidade isso. Inclusive o estalo da válvula canister (ela pulsa gases de evaporação de combustível na admissão para redução de poluentes).